O Freelander está de volta, mas não exatamente como nos lembramos dele. O Land Rover Freelander nasceu no final da década de 90 na pele de um SUV, mas sem os atributos off-road. Sua proposta era atrair um público mais urbano em busca de um utilitário esportivo compacto.
O Land Rover Freelander nasceu como um modelo inovador e estratégico para a marca. Tanto que ele foi primeiro carro da marca a usar a estrutura monobloco. Quando ele foi lançado em 1997, ele não dispunha de tração integral ou reduzida. Mas tinha um diferencial, o HDC, que era muito útil em descidas mais íngremes.
O modelo foi um sucesso para época e foi o ingresso da Land Rover para mercados em que SUVs maiores e com veia off-road eram pouco práticos e caros demais. Durante anos o Land Rover Freelander foi o modelo mais vendido da sua categoria na Europa.
![Land Rover Freelander 2 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/7F13ogBE-land_rover_freelander_2-1320x792.avif)
Alguns anos depois, em 2006, o modelo ganha sua segunda geração, sendo batizado de Freelander II. Aqui, a marca já estava sob o controle da Ford. Porém, o modelo já não fazia o mesmo sucesso com o público e saiu de linha em 2014. A lacuna deixada por ele foi preenchida pelos modelos Land Rover Evoque e Discovery Sport.
Depois de mais de uma década, a Land Rover juntamente com a Chery decide trazer o SUV de volta para este mundo. Só que muita coisa mudou de lá para cá, e agora ele terá que desbravar e conquistar um público novo. O público dos carros eletrificados. Só que não estamos falando mais só de um modelo, e sim de uma família. Assim como a família Tiggo, por exemplo.
Como será o novo Land Rover Freelander híbrido

A joint venture chamada CJLR entre a Chery e Jaguar-Land Rover promete entregar uma série de modelos para o mercado chinês e europeu. Ambas as marcas estão guardando as informações do novo Freelander em segredo. O que é certo, é que o sistema híbrido, como motorização e baterias ficará a cargo da fabricante chinesa.
Também é bem provável que o modelo tenha algumas referências dos SUVs da Jaecoo, já que usarão a mesma plataforma, a T1X da Chery. Além disso, vale frisar o crescimento da Jaecoo no mundo e sua boa aceitação na Europa.

Embora não tenha se falado nada sobre o desempenho, tendo a Land Rover e modelos da Jaecoo como referência, o novo Freenlander certamente será empolgante de dirigir. O novo Land Rover Freelander híbrido será construído pela Chery em Changshu, com início da produção prevista para o final de 2026. Os modelos Range Rover Evoque e o Discovery Sports que atendem ao mercado local já são produzidos por lá também.
No entanto, o design será responsabilidade de ninguém menos que McGovern. Estamos falando do mesmo designer do primeiro Freelander e um dos nomes mais importantes do mundo automotivo. Sendo assim, podemos elevar nossas expectativas.
O que você achou do retorno do Land Rover Freelander como híbrido feito em parceria com a iChery? Conte para nós nos comentários.