Enquanto a tração 4×4 não é algo relacionado ao Fiat Uno, o novo Grande Panda tem como obrigação manter o legado de seu antepassado. Desde a primeira geração, o hatch compacto italiano tem versão com tração nas quatro rodas e, agora em sua nova encarnação, era questão de tempo até ele adotar o conjunto do Jeep Avenger.
Apesar da aparência totalmente diferente, Fiat Grande Panda (futuro novo Uno), Jeep Avenger e até Citroën C3 e Peugeot 208 usam a mesma plataforma CMP, ou STLA Small. No caso de C3 e Panda / novo Uno, a base é chamada de Smart Car porque tem algumas simplificações em relação à base do 208, Corsa e Avenger – ainda que seja a mesma.
Alma de Jeep Avenger
Apresentado como conceito na Europa, o Fiat Grande Panda 4×4 ainda não teve detalhes revelados. Ele pode ser ser totalmente elétrico, como indica o bocal de carregamento na grade frontal, ou híbrido PHEV como o Jeep Avenger 4Xe. A única informação que a Fiat deu é que existe um motor elétrico na traseira.
![Jeep Avenger 4xe [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Jeep-Avenger-4x4-concept-00001_edited-1200x719.jpg)
A primeira possibilidade é do uso de um motor elétrico na dianteira e outro na traseira, provendo assim tração nas quatro rodas. Contudo, é mais provável que o Panda 4×4 conte com o sistema do Avenger 4Xe. No SUV subcompacto da Jeep (confirmado para o Brasil), a Stellantis combina motor 1.2 três cilindros semi–híbrido turbo na dianteira com dois elétricos na traseira.
Cada motor elétrico na traseira é responsável por mover uma roda, ainda que cada um deles tenha apenas 29 cv. A transmissão é automatizada de dupla embreagem para controlar todo o sistema. Com esse conjunto, o primo europeu do novo Fiat Uno seria mais eficiente no off-road do que o 100% elétrico. E o legado do modelo é de ser um monstrinho na lama.



Mais parrudo e alto
Visualmente falando, o Panda 4×4 ganha faróis auxiliares quadrados na grade frontal, abertura de ar inferior em cinza e um aplique prata na parte inferior. As rodas de aço brancas são as mesmas das versões de entrada, mas ficam mais parrudas com os pneus off-road e com a suspensão elevada.
Na lateral, o nome Panda fica mais evidenciado por conta da faixa preta. No Brasil, quando ele for produzido como novo Fiat Uno, não haverá o nome estampado na porta por questão de facilidade de reparo. Já na traseira, o hatch com vontade de ser SUV ganha para-barros, logotipo 4×4 e aplique cinza no para-choque.

A Fiat apresentou o Grande Panda 4×4 apenas como conceito. Contudo, a versão de produção deve chegar antes do lançamento do novo Fiat Uno no Brasil. Por aqui, é praticamente impossível que tenhamos uma versão 4×4 off-road do hatch. Tudo, claro, para não atrapalhar o Jeep Avenger.
Gostaria de que a Fiat vendesse o novo Uno com tração 4×4 no Brasil? Conte nos comentários.