Home » Novidades » GAC Motor é lançada no Brasil com carros a partir de R$ 169.990

Novidades

Novidade que acaba de chegar ao Brasil

GAC Motor é lançada no Brasil com carros a partir de R$ 169.990

De olho no sucesso da BYD e GWM, a GAC Motor anunciou sua chegada ao Brasil. Ela traz inicialmente cinco modelos eletrificados

6 min de leitura

Mais uma marca aporta em nosso mercado: a GAC Motor. Fundada em 2008 como marca própria, tem sede em Guangzhou, na China e já atua em mercados como África, América Latina e Europa. Agora, ela desembarca em solo brasileiro a fim de tirar a paz da BYD e GWM. Aliás, ela inicia suas operações brasileiras com cinco carros eletrificados distintos, sendo quatro SUVs e um sedan. Os preços partem de R$ 169.990.

Durante o evento de lançamento, Alex Zhou, CEO da GAC para o Brasil, contou que a montadora quer ajudar no desenvolvimento da economia brasileira. Já Fred Feng Xingya, chairman do Grupo GAC, empresa que cuida da montadora, falou que como o Brasil e a China são parceiros estratégicos, a fabricante deseja ter os brasileiros como parceiros da marca.

Inicialmente, a GAC Motor chega ao Brasil com portfólio eletrificado, com modelos elétricos e híbridos. Os primeiros a chegarem ao país tropical são: o GS4 Hybrid (SUV médio híbrido convencional), Aion ES (sedan elétrico), Hyptec HT (SUV elétrico), Aion V (SUV médio elétrico) e o Aion YPlus (SUV médio elétrico). De todos, o sedan é o mais barato, já que ele tem preço inicial de R$ 169.990. Os representantes confirmarão que a fabricante possui um centro de distribuição de peças em Cajamar, na Grande São Paulo.

Mais detalhes

Inclusive, a marca chinesa também deu mais detalhes. Os modelos elétricos terão garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros rodados e os híbridos possuem garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros acumulados. Wei Haigang, CEO da marca para a China, revelou que após um ano de atuação, a montadora já contará com oito modelos sendo oferecidos aos brasileiros. A entrada da marca ao Brasil tem como principal objetivo ajudá-la em sua expansão global.

Os executivos contaram que a marca terá assistência de 83 pontos de vendas já nos próximos dias. Serão 33 concessionárias inicialmente e mais 50 pontos de vendas em shoppings. Até o fim do ano, eles esperam ter 120 lojas em funcionamento. Além disso, eles desejam ter 200 revendedoras espalhadas pelo país até meados de 2027. Já falando de vendas, a pretensão é que a fabricante atinja oito mil veículos vendidos até o último dia de 2025.

GAC Aion ES prata, com detalhes pretos, visto de frente e com faróis acesos
GAC Aion ES [Divulgação]

Quem comprar algum modelo da GAC Motor até o próximo dia 30 de junho, vai aproveitar algumas condições especiais. Os modelos elétricos chegam com um carregador portátil; três anos de manutenção grátis ou 100 mil km; dois anos de assistência 24 horas da montadora. Ainda nesse sentido, os SUVs Aion V e Hyptec HT ganham dois anos de internet grátis.

O Aion ES é o carro mais barato da montadora atualmente no Brasil. O sedan elétrico tem 4,81 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e porta-malas de 453 litros como chamarizes. Seu motor rende 136 cv e 22,9 kgfm de torque. A bateria tem 55,2 kWh de capacidade e a autonomia pelo Inmetro é de 314 km. Se for conectado em tomada de corrente contínua de 75 kW, precisa de 37 minutos para ter a carga da bateria completada de 30% até 80%.

Interior do GAC Motor Aion ES [Divulgação]

Se destaca ao trazer desenho sóbrio, amplo espaço interno, central multimídia de oito polegadas, quatro airbags e mais itens. Mas, ele não é o único modelo da linha.

SUVs para todos os gostos

Já os primeiros SUVs da GAC Motor a chegarem ao Brasil são quase sempre elétricos. O Y Plus é o mais barato deles. Se destaca pela praticidade, tem 4,53 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, porta-malas que vai de 361 até 1.650 litros e coeficiente aerodinâmico de 0,278. Assistente de permanência em faixa, painel de instrumentos de 10,25 polegadas, piloto automático adaptativo são de série.

Seu motor rende 204 cv e 22,9 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 8,5 segundos; a bateria tem 63,2 kWh de capacidade e a autonomia é de 318 km, segundo o ciclo brasileiro. Ele parte de R$ 174.990 e chega aos R$ 184.990. Acima dele está o GS4. Aliás, este é o único do portfólio a trazer o sistema híbrido convencional de propulsão. Ou seja, ele mira em clientes donos de GWM Haval H6 HEV2 e Toyota Corolla Cross HEV.

O GAC Motor GS4 tem 4,68 m de comprimento, 1,90 m de largura e entre-eixos de 2,75 m. O bagageiro leva 638 litros, mas pode alcançar os 1.586 litros. Seu motor elétrico tem 182 cv e o motor a combustão, que funciona em ciclo Atkinson é um 2.0 de 140 cv. O conjunto rende 235 cv. A bateria tem 2,1 kWh de capacidade e a autonomia combinada, de acordo com a marca, é de 705 km.

Controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, teto panorâmico, suspensão independente, head-up display vêm de fábrica. Os preços variam entre R$ 189.990 e R$ 199.990. Mais caro que o GS4 Hybrid está o Aion V. Esse SUV médio é 100% elétrico, tem 4,60 m de comprimento, 2,77 m de entre-eixos e porta-malas de 427 litros.

O motor tem 204 cv e 24,4 kgfm. A velocidade máxima é de 160 km/h e a bateria tem 75,3 kWh de capacidade. A autonomia pelo ciclo brasileiro é de 389 km. Banco traseiro reclinável até 137°, alerta de tráfego cruzado traseiro, central multimídia, nove alto-falantes são de série. Ele chega ao Brasil custando R$ 214.990.

É para chamar atenção dos vizinhos

Por fim, o modelo mais caro que a GAC Motor oferece hoje em solo brasileiro é o SUV Hyptec HT. Premium , ele é 100% elétrico, é de grande porte, tem 4,93 m de comprimento, 1,92 m de largura e entre-eixos de 2,93 m. Ele leva cinco pessoas. Será vendido em duas versões, a Elite e a Ultra. Aliás, o Hyptec HT Ultra conta com as portas traseiras do estilo asa-de-gaivota.

Elas possuem acionamento elétrico, possuem sensores de proximidade e mecanismo de antiesmagamento. O motor dele rende 245 cv e 31,5 kgfm. A bateria é de fosfato de ferro e lítio e tem 72,7 kWh de capacidade. A autonomia é de 362 km. 22 alto-falantes, painel de instrumentos de 14,6 polegadas, teto solar panorâmico, câmeras com visão 360° chamam atenção.

Piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego também vêm de fábrica. Seu preço inicial é de R$ 299.990 e chega aos R$ 349.990 no Hyptec HT Ultra.

Acha que a GAC Motor fará sucesso no Brasil? O que você achou dos seus carros? Conte nos comentários


YouTube video

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar