A fim de compartilharem suas expertises, a GM e a Hyundai anunciaram parceria. Esse casamento renderá cinco novos carros e até uma van comercial elétrica. A previsão é que eles sejam lançados a partir de 2028 e contem com arquitetura flexível. Desse modo, poderão contar com motorização a combustão ou eletrificada. Mas, o Brasil vai ganhar algo nessa história toda?
Um SUV, um carro de passeio e duas caminhonetes, sendo uma média e uma compacta. serão desenvolvidos em conjunto e chegarão em mercados como América Central e a América do Sul. Além disso, as duas marcas cuidarão do desenvolvimento de uma van comercial elétrica focada no mercado norte-americano. Ambas esperam que as vendas desses modelos ultrapassem as 800 mil unidades ao ano.
A GM cuidará do desenvolvimento da plataforma da caminhonete média e a Hyundai será responsável pelo projeto dos compactos e da van. Elas usarão arquiteturas comuns, só que cada modelo trará a identidade da respectiva fabricante. Em nota, as montadoras contaram que os trabalhos sobre design e engenharia estão previstos para serem iniciados em breve. Colaboração na criação de sistemas de motorização eletrificada ou a combustão também está entre os planos.

Brasil conhecerá alguma novidade de perto?
Inclusive, até estudos sobre células de combustível de hidrogênio estão previstos. As empresas querem explorar parcerias para uso de aço com baixa emissão de carbono, reforçando o compromisso de práticas de manufatura sustentável. Elas terão iniciativas conjuntas de compras no continente, e que abrangem material, transporte e logística. A implementação de todos os planos segue sujeita às aprovações regulatórias.
A assinatura de acordo de cooperação entre a GM e a Hyundai aconteceu em setembro de 2024. De acordo com José Muñoz, presidente e CEO da marca sul-coreana, essa colaboração estratégica ajudará a montadora atender com maior eficiência às demandas dos consumidores. Já Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM, pontuou que essa união trará mais opções aos clientes.

Além disso, a parceria ajudará a trazer maior agilidade e menor custo. O Brasil deve lucrar com este casamento. Há um bom tempo, é veiculado que a Hyundai quer entrar no segmento de caminhonetes médias por aqui. A parceria pode ajudá-la na criação da sua rival da Toyota Hilux. E sua expertise com modelos elétricos pode ajudar a GM a ter carros movidos a bateria cada vez mais acessíveis.
Está ansioso para ver esses novos modelos nas ruas? Conte nos comentários


