Vamos montar uma casinha?

GM se inspira em Tetris para melhorar suas baterias

O jogo Tetris tem peças com estilo diferente e a GM usou essa ideia para melhorar a vida das células das baterias dos carros elétricos

GMC Hummer EV [divulgação]
GMC Hummer EV [divulgação]

Quem gosta de jogar jogos no computador, deve conhecer o Tetris. Este aplicativo é composto por diversos blocos com variados formatos e que juntos formam objetos diferentes. É com este pensamento que a GM quer melhorar o resfriamento das baterias dos seus carros elétricos. A empresa está tão focada que já patenteou alguns formatos inovadores para suas células.

Atualmente, as células de bateria dos modelos elétricos são em formato cilíndrico ou retangular. O GMC Hummer EV utiliza desse modo e o resfriamento desses componentes é feito módulo por módulo e a ventilação começa na parte inferior das células. Segundo a empresa automotiva, este método proporciona um resfriamento irregular e que pode levar à degradação prematura da bateria. Para evitar esse tipo de problema, a GM desenvolveu essas células em formatos como as letras “L” ou “C”.

Nesse caso, entre duas células haveria um espaço e nele seria incorporado uma parte para o resfriamento. Dessa forma, a parte de refrigeração desses componentes seria feito regularmente e todo o conjunto não sairia prejudicado a longo prazo, por exemplo. Mas, é bom ressaltar que as demais fabricantes utilizam seus próprios meios de fazer a refrigeração dessas peças.

célula de bateria GM
Células de baterias de carros elétricos da GM [GM/ Reprodução]

Será quem vem aí?

Para não fugir tanto da realidade, a GM também desenvolveu patentes com o formato de prismas retangulares. Em um grupo de quatro células, duas seriam mais curtas e mais encorpadas e as que sobraram seriam mais finas e longas. Assim, o resfriamento teria a forma da letra “H”. Quem poderia fazer uma parceria com a empresa que cuida da Chevrolet é a chinesa Topband. Ela é especialista no desenvolvimento de células mais longas e feitas com fosfato de ferro e lítio.

Por enquanto, essas células em formato inovador foram somente patenteadas pela GM. A empresa não confirma e nem revela se elas chegaram a serem produzidas em larga escala para equipar seus futuros projetos elétricos. Cabe aos engenheiros realizar testes com este projeto para saber se o resfriamento das células será aperfeiçoado com esses novos formatos.

célula de bateria GM
Células de baterias de carros elétricos da GM [GM/ Reprodução]

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