![Honda Ridgeline 2018[divulgação] Honda Ridgeline 2018[divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/01/honda_ridgeline_68_edited-990x556.jpg)
O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação para apurar mais informações sobre problemas no motor 3.5 V6 da Honda e da Acura. Este mesmo propulsor já foi alvo de um recall anterior, por haver um defeito no virabrequim. Agora, existem falhas em rolamentos de biela. Além disso, até houve registro de acidente.
Leia mais:
- Por menos de R$ 150 mil, Omoda 3 terá motor híbrido no Brasil e promete alto volume de vendas
- Carro de leilão: dono recusa oferta de meio milhão pelo seu carango de 25 anos
De acordo com o National Highway Traffic Safety Administration, já existem 173 relatos de falha no rolamento da biela no motor 3.5 V6. Porém, o órgão governamental analisou e descobriu que já havia sido feito um recall para abordar um problema parecido com esse. Mas, eles viram que a falha atual não havia sido abordada no primeiro chamado.
Os carros da Honda vendidos nos Estados Unidos com este motor são o SUV Pilot, produzido entre 2016 e 2020; a caminhonete Ridgeline, fabricada entre 2017 e 2019 e a minivan Odyssey, produzida entre 2018 e 2019. Aliás, o mesmo propulsor equipa os modelos da Acura MDX, fabricado entre 2016 e 2020 e o TDX, produzido entre 2018 e 2020.

Diversas reclamações recebidas
Conforme apuração do NHTSA dos Estados Unidos, a Honda tomou conhecimento sobre o defeito de fabricação do virabrequim deste motor em meados de 2020. Este defeito poderia causar um desgaste acentuado e até travar o funcionamento da biela. Então, depois de muitas reclamações recebidas, a marca criou um recall que envolveu 248.999 carros.
Os modelos afetados eram os mesmos do problema atual. Todavia, alguns contam com outros anos de fabricação. Por exemplo, o Acura TLX envolvido no primeiro chamado tinha produção entre 2015 e 2020. O problema é que o pino da manivela foi montado inadequadamente. Desse modo, seu formato não era o ideal e causava o transtorno.

Logo após o problema ser analisado, a Honda revelou que inspecionaria e até trocaria o motor, se necessário. Contudo, é provável que os novos modelos com problemas não tenham sido notados com tal defeito e por isso ficaram de fora. Somente agora é que o problema voltou a ter o holofote. O Brasil não deve ser afetado com esse transtorno, pois os modelos analisados não foram ofertados por aqui.
Seu carro já foi chamado para um recall? Conte nos comentários
- Por menos de R$ 150 mil, Omoda 3 terá motor híbrido no Brasil e promete alto volume de vendas
- Carro de leilão: dono recusa oferta de meio milhão pelo seu carango de 25 anos
- Prefeitura suspende rodízio de carros em São Paulo durante feriadão do Dia do Trabalho
- VW confirma data de lançamento do Tera e rivais aproveitam últimos dias de paz