Ao vivo
Home » Novidades » Governo do Canadá está furioso com a Stellantis por causa do novo Jeep Compass

Novidades

Clima bem tenso

Governo do Canadá está furioso com a Stellantis por causa do novo Jeep Compass

A mudança da produção do novo Jeep Compass foi o motivo de discórdia entre o governo canadense e a Stellantis

3 min de leitura

O anúncio de diversos investimentos nas instalações norte-americanas feito pela Stellantis começou a reverberar no mercado. Agora, o governo canadense declarou publicamente estar consternado após deixar de ser o berço de produção da nova geração do Jeep Compass. A história é tão polêmica que sobrou até para Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

Recentemente, o conglomerado automotivo começou a fazer investimento em diversas instalações nos Estados Unidos. E a de Illinois, receberá US$ 600 milhões até o fim desta década. Agora, ela será responsável por produzir a nova geração do SUV médio da Jeep. A planta ainda terá mais 3.300 empregos criados até 2027.

Contudo, a nova geração do Compass estava programada para ser montada em Brampton, na região de Ontario, Canadá. Melanie Joly, ministra da indústria canadense, foi entrevistada pela mídia Bloomberg e deu seu ponto de vista sobre o tema. Em sua opinião, essa mudança é algo inaceitável e ainda pediu que a Stellantis reveja os planos e não desampare a instalação.

Tem dedo do Trump nessa história?

Pouco tempo depois, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, deu uma declaração que pode ter acalmado os ânimos dos canadenses. Ele disse ter conversado com os altos executivos da empresa que cuida da Fiat e Ram sobre esta história. E Doug recebeu como resposta que um novo modelo será fabricado em Brampton. Além disso, foi assegurado que essa instalação não seria fechada.

A própria Stellantis confirmou esse novo plano em uma declaração para um canal televisivo. Vendo todo o caos se espalhando, Patrick Brown, atual prefeito de Brampton, aproveitou uma entrevista e deu sua opinião sobre o investimento nas instalações dos Estados Unidos que o conglomerado fez. Segundo ele, a empresa poderia estar sendo intimidada por Donald Trump a injetar dinheiro em suas fábricas nos próximos anos.

Vale lembrar que os futuros aportes destinados às instalações vão originar uma nova geração do Dodge Durango e que pode ser montado a partir das plataformas STLA Medium ou Large. Um novo motor de quatro cilindros a ser fabricado em Indiana está nos planos. Uma nova caminhonete da Ram e as novas gerações dos Jeep Cherokee e Compass também virão até 2030.

E o Compass brasileiro?

Enquanto a Stellantis está em uma saia justa lá fora por causa do novo Compass, a variante brasileira do rival do Renault Boreal segue intacta. A terceira geração dele fabricada em Goiana, Pernambuco, não será igual ao modelo europeu mostrado este ano. Um dos fatores para ter essa diferença entre os modelos tem relação com os custos de produção.

A nova geração europeia usa uma arquitetura projetada para comportar a eletrificação e é mais cara e refinada. A terceira geração do Compass brasileiro já está sendo desenvolvida e vai usar a plataforma Small Wide com algumas atualizações. Motorização semi-híbrida, híbrida plug-in e até híbrida convencional estão em estudos. Sua chegada está prevista para acontecer em meados de 2028.

Jeep Compass 2026 Europeu verde de frente
Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

O que você achou dessa história? Conte nos comentários


YouTube video

1 comentário em “Governo do Canadá está furioso com a Stellantis por causa do novo Jeep Compass”

  1. Valdir

    Não importa aonde vai ser fabricado ,compas sempre será compas

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar