Home » Novidades » Governo estuda meios para tentar acabar com sistema Start & Stop

Novidades

Tem quem goste e quem o odeia

Governo estuda meios para tentar acabar com sistema Start & Stop

Um executivo do governo norte-americano demonstrou insatisfação com o funcionamento do sistema Start & Stop

3 min de leitura

A fim de deixar seus motores mais tecnológicos e menos poluentes, as montadoras criaram diversos recursos. Um deles é o sistema Start & Stop, aquele em que o motor do veículo é desligado e é ligado novamente em poucos segundos. O recurso é comprovadamente eficaz no propósito de economizar combustível e diminuir a emissão de gases poluentes. Mas, tem gente que quer ver seu fim logo mais.

Recentemente, Lee Zeldin, um dos atuais executivos do órgão norte-americano responsável sobre meio ambiente, declarou seu ponto de vista acerca do sistema nas suas redes sociais. Segundo ele, o recurso faz com que o carro “morra” em cada semáforo fechado para que as empresas ganhem um troféu de participação climática.

Ele ainda pontuou que a EPA, agência estadunidense que se preocupa com meio ambiente e saúde humana, aprovou o sistema. Mas, que sua equipe está empenhada em consertá-la. Lee ainda escreveu que todo mundo odeia o sistema Start & Stop, o que é um bom motivo para haver esse “conserto” que ele descreveu. Só que, o executivo não contou quais medidas estão sendo tomadas para melhorar essa situação.

Pátio repleto de carros coloridos e estacionados de diversas formas
Carros estacionados em um pátio [Divulgação]

Funciona mesmo ou é mito?

Este sistema basicamente faz com que o motor dos automóveis desligue automaticamente quando o modelo estiver parado há pouco tempo em um semáforo fechado ou em trânsito intenso. Ele serve para que o propulsor não fique consumindo combustível em um momento desnecessário e também ajuda a diminuir as emissões de gases poluentes.

De acordo com um teste feito pelo canal Engineering Explained, o sistema Start & Stop pode economizar até 8,7% de combustível em determinadas situações. Ou seja, apesar de não ser muito querido pelos motoristas e até desligar o ar-condicionado dos veículos em alguns casos, é um recurso que teve sua eficácia comprovada.

Renault Kwid Iconic branco com detalhes pretos, visto de frente e com fundo branco
Renault Kwid Iconic 2026 [Divulgação]

No Brasil, esse sistema ainda pode ser visto no Renault Kwid, desde sua versão Zen, a mais barata da linha. Mesmo demonstrando insatisfação com o funcionamento do recurso, Lee não contou qual outra saída as montadoras podem optar para ter a mesma eficácia da redução de combustível que o Start & Stop produzem.

Você gosta desse sistema ou é contra ele? Conte nos comentários


YouTube video

Você também poderá gostar