O lado estadunidense da Stellatis está fazendo uma verdadeira reorganização na casa. Agora que o motor V8 voltou e as prioridades mudaram, o SUV mais sem sentido da história da Dodge vai morrer. E a culpa não é somente da volta dos musculos à Dodge, mas sim do tarifaço de Donald Trump.
Lançado em 2022, o Dodge Hornet nada mais é que um Alfa Romeo Tonale com frente diferente e traseira levemente modificada. Essa crise de identidade até causou mal estar entre as duas marcas da Stellantis e uma briga interna. Mas parece que a Alfa vai rir por último, visto que o Hornet está na corda bamba.
Categórico, o chefe executivo da Dodge, Matt McAlear, em entrevista ao The Detroit News, afirmou que “se as tarifas não mudarem, não haverá um Hornet 2026”. Isso se deu por conta do tarifaço de Donald Trump que impôs um aumento de 27,5% nas tarifas de carros importados da Europa. O Hornet, vale lembrar, é feito na Itália.
![Dodge Hornet [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/09/dodge_hornet_gt_84.webp)
Só que a grande questão é que ele nunca foi um sucesso. No ano passado foram vendidos somente 20.500 Dodge Honrnet nos EUA, sendo considerado um número muito fraco para o tamanho do mercado. O modelo é pouco coerente no lineup da marca norte-americana, até porque é um italiano disfarçado e usa motor de Ram Rampage.
Importe tudo que der!
Para manter um estoque, a Stellantis importou 3 mil unidades do Hornet antes do aumento de impostos, mas não parece muito disposta a fazer mais do que isso. Especialmente agora que o motor V8 voltou aos carros da Dodge e a marca parece ter se voltado novamente aos muscle-cars.
![Dodge Durango, Charger e Hornet [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/09/dodge_charger_748.webp)
O Dodge Durango agora só é vendido com motor V8 depois do surto de Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis, de remover o emblemático motor. Já o Charger de nova geração, desenvolvido para ter motor 6 cilindros em linha e elétrico, já tem a versão V8 a caminho. Com isso, o Hornet fica perdido.
Tirar o modelo de linha abre espaço para que o Alfa Romeo Tonale consiga mais mercado e floresça. Especialmente porque, como a Alfa é uma marca de luxo e importada, subir os preços vai ser parte do jogo. Inclusive concessionários locais comemora, visto que, segundo eles, “os italianos tentaram vender carros aqui e foi uma verdadeira zona”.
![Dodge Hornet [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/09/dodge_hornet_gt_blacktop_72.webp)
Você acrescida no renascimento da Dodge com o motor V8? Conte nos comentários.

![Dodge Hornet [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/09/dodge_hornet_gt_93.webp)
