A mistura do etanol anidro na gasolina, que hoje está em 30%, pode aumentar novamente. O tema voltou à pauta depois que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu publicamente um novo aumento do percentual para 35%.
Durante a 25ª Conferência Internacional da Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo na última segunda-feira (20), Motta afirmou: “Hoje já temos 30% na mistura de gasolina com etanol. Vamos lutar para avançarmos aos 35%”.
O discurso voltou a colocar mais lenha no debate que começou em agosto deste ano, quando o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o aumento da mistura de 27% para 30%, criando a chamada gasolina E30.
A justificativa oficial é fortalecer a indústria nacional de biocombustíveis, reduzir emissões e alinhar o país às metas de descarbonização previstas no Programa Mover, lançado pelo governo federal.
Do ponto de vista técnico, nem tudo é tão simples

Nós, do Auto+, ouvimos o especialista mecânico e jornalista Gerson Borini, que explicou no podcast Auto+ #104 que essa transição para a gasolina E30 foi feita de forma sem responsabilidade, segundo ele, pelo Instituto Mauá.
“Eles não fizeram um teste comparativo. O correto seria avaliar os resultados com a gasolina E27 e depois com a E30, para ter uma base de referência ( chamado de Base Line). Mas não fizeram isso. Testaram apenas com a E30. Além disso, houve no relatório de carros que falharam na partida e durante a condução, e a justificativa foi de que isso era irrelevante porque os veículos já eram muito usados. Ou seja, os resultados que não deram certo foram simplesmente descartados”
O especialista também criticou a pressa nos testes.
“Fazer uma calibração nova para um carro que será lançado no Brasil normalmente leva 24 meses. Esse tempo é necessário porque os testes precisam ocorrer em duas condições, como o verão e o inverno. São dois ciclos completos. Ainda se querem acelerar, os protótipos vão para o hemisfério norte, mas mesmo assim o mínimo aceitável são 12 meses para liberar uma calibração que atenda a todos os requisitos. No caso da gasolina E30, os testes duraram apenas três meses.”
Borini acrescenta que até o teste de partida a frio foi feito de forma questionável:
“Eles realizaram o teste na sede da Mauá, em São Bernardo do Campo, dentro de um contêiner refrigerado. O padrão seria fazer isso em locais de altitude, como Campos do Jordão, para simular condições reais de frio. Mas nesse caso, deram partida no carro dentro do contêiner e depois saíram dirigindo com temperatura externa de 35 °C. Ou seja, parâmetro nenhum.”
Vale lembrar que os flex não devem sofrer impactos em si, já que foram projetados para lidar com diferentes proporções de etanol e gasolina. O problema está nos modelos apenas a gasolina, e principalmente os importados e mais antigos.

Esses veículos são calibrados para misturas muito menores de etanol. O combustível brasileiro já é o que tem a maior concentração de etanol anidro do mundo, e um aumento para 35% pode acentuar os riscos mecânicos.
O que acontece com o carro quando o etanol aumenta
O etanol tem características diferentes da gasolina. Ele é mais corrosivo e absorve mais umidade, o que pode causar oxidação de componentes metálicos e danos ao sistema de injeção em carros que não foram projetados para isso.

Além disso, o ponto de combustão do etanol é mais alto, o que altera a forma como o motor trabalha e pode gerar sintomas como batida de pino, falhas na marcha lenta e aumento do consumo.
Outro ponto é que o etanol tem menor poder energético, pois ele queima mais rápido e precisa de maior volume para gerar a mesma energia da gasolina. Ou seja, o carro tende a consumir mais combustível por quilômetro rodado.
A promessa de economia que ainda não se confirmou

Quando o governo anunciou a gasolina E30, a estimativa era que o aumento da mistura reduziria o preço do combustível nas bombas em cerca de R$ 0,13 por litro. Mas, na prática, essa economia não se refletiu para o consumidor.
O receio agora é que um novo aumento para E35 repita o cenário que vimos recentemente. Ou seja, ganho político e ambiental de um lado, e dor de cabeça para os motoristas do outro.

A proposta ainda depende de análise técnica e comprovação de viabilidade, conforme o projeto de lei do Combustível do Futuro, aprovado na Câmara em 2024. Ou seja, o governo pode elevar o percentual até 35%, mas apenas se houver segurança mecânica comprovada.
Você acha que vale a pena aumentar o etanol para 35% mesmo com os riscos para os carros mais antigos? Deixe seu comentário!




Eu não me importaria de usar gasolina com mais etanol na mistura de o preço acompanhasse… o problema é que não baixa. Na minha cidade mesmo desde o aumento pra E30 o preço é subiu invés de diminuir, ódio
Não é o governo, é o presidente da Câmara
Isso é um desrespeito ao consumidor que opta por um carros apenas a gasolina com injeção direta e correr o risco de dar prejuízos de grande monta em um carro 0 km como o Tiggo 7 Pro 2026 que acabei de adquirir. Quem vai pagar pelos danos e desvalorização do carro!
Mas se a gasolina baixar não tem importância o pior que ela não abaixa o governo só quer para ele porque ele anda livre não sabe o quanto custa para abastecer o pior eu era lula não sou mais porque ele só aumentar os preços não encomenda mais com nos
A culpa nao é dos politicos, a culpa é em sua maioria do nordestino militante do PT eles sim deveriam ser exilados!
Vocês estão sendo enganados ….o governo não está nem aí se esse combustível vai destruir os motores dos carros ……e ainda vai aumentar os preços desse combustível projetado por mentes criminosas para arrancar mais dinheiro do povo brasileiro e deixar como sempre prejuízos nesse povo acostumado a ser enganado por políticos safados e bandidos ……
O gov federal só pensa em arrecadar cada vez mais dos contribuintes. Em troca pouca coisa faz, estradas esburacadas, muita burocracia e pior acham que arrecadam pouco, querem mais dinheiro.
Mas se a gasolina baixar não tem importância o pior que ela não abaixa o governo só quer para ele porque ele anda livre não sabe o quanto custa para abastecer o pior eu era lula não sou mais porque ele só aumentar os preços não encomenda mais com noso p
Abasteco em média 40 litros de combustível em média de cada vez
30 por cento é etanol, 12 litros
70 por cento gasolina, 28 litros, mas
pago o etanol a preço de gasolina.
Quem está levando vantagem?
Governo irresponsável….quem irá arcar com
os prejuízos dos carros só a gasolina ?…
O que me preocupa é carro que não é flex pois a gasolina com 30% de álcool já tá afetando imagina com 35% deveria logo pensar nos consumidores antes de fazer isso pois tem imposto pra TD deveria ter desconto pra quem sofre com esse combustível duvidoso antes de fazer isso pense quem não tem como comprar um carro novo pois não sobra dinheiro pra nada
Sério,só isso te preocupa? Não se importa pagar mais por um combustível “adulterado”com 35%de uma substância,ao qual o consumo é 30% maior que se fosse gasolina normal?? É como se vc comprasse um litro de gasolina e levasse só 600 ml.
Ele não pensa nisto ta bom para ele se vire ele não estar nen aí com os outros
Mais etanol na gasolina carro a combustão vai estorar os motores dos carros os carros gasolina tem ser gasolina nao é projetado para usar metanol não carros flex
Puseram 30 metanol e os preços não baixarám gasolina litro tá R$6 29 agora querem por35 % de metanol tão louco
Boa noite Antônio , infelizmente vivemos num país de corruptos , essas mudanças no combustível, na vdd é pra acabar com a possibilidade do pobre possuir um carro, o cidadão brasileiro em sua maioria , não tem como comprar um carro novo aí faz das tripas o coração pra comprar um caidinho, eles fazem essas mudanças pra danificar o carrinho velhinho do cidadão , vai estourar o motor , e o coitado não terá como comprar outro. São nossos governantes fazendo de tudo pra acabar com qualquer tipo de conforto que o pobre possa ter.
Sabe porque eles nao esquentam a cabeça pra aumentar o etanol na gasolina? Porque eles nao precisam levar em mecânico e nao não gastam nada com veículos. Ele só andam com carrão pago pelo povo.Tudo na faixa
Então pra esquentar a cabeça .Dá pra colocar até 50%
Muito conveniente para o governo, péssimo para o consumidor. O consumo aumenta, a arrecadação aumenta. Quem tem carro apenas a gasolina, vai pagar mais por manutenção. Arrecadação aumenta… ou seja, sempre vantagens ao governo, desvantagem ao povo…
Essa prática tem como cortina o aspecto ambiental, mas na prática é para beneficiar os usineiros com o aumento da demanda do etanol
Parabéns pra quem fez o L, e em 2026 é capaz de fazer de novo, e depois choraremos todos juntos
A conta não fecha, querem aumentar a porcentagem de etanol na gasolina sob pretexto de diminuír as emissões de poluentes, mas se o veículo terá aumento de consumo de combustível, necessitando de mais combustível para fazer o mesmo percurso que necessitaria com a antiga porcentagem, a diminuição de poluentes não seria anulada devido a esse aumento? Se de fato o governo se preocupasse em diminuir a emissão de poluentes, ao invés de aumentar a porcentagem de etanol, a diminuiria, é sabido que a porcentagem mais eficiente de etanol na gasolina é entre 12 e 17% o ideal seria o meio termo “15%” essa porcentagem torna a gasolina mais eficiente, que consequentemente tornaria o veículo mais econômico, poluindo menos, pois necessitaria de menos combustível para fazer o mesmo percurso….
Outra opção seria reduzir impostos de painéis fotovoltaicos, para que eles ficassem acessíveis para a população carente, essa realmente necessita; incentivar a indústria em produzir veículos híbridos com motorização elétrica/etanol, ao invés dos atuais elétrico/gasolina, soluções existem e são bem simples de serem feitas, o que não tem é vontade governamental!
Então para um bom entendedor meia palavra basta, o governo não quer eficiente energética, quer apenas encher os bolsos com impostos, ao aumentar o seu gasto maior será a arrecadação de impostos, simples assim! E o contribuinte que se vire para saciar essa gama. Somente cego não vê, ou sei lá, se faz de cego…
Boa observação, pois se tivéssemos gasolina pura de qualidade, os carros fariam uma quilometragem muito superior. Um amigo que viajou para os Estados Unidos me disse que lá uma camionete 6 cilindros faz mais de 10km por litro. Então aqui um carrinho 1000 Faria quanto, sr tivéssemos gasolina boa???
Meu carro (Honda Z-RV) é de 2023 e usa somente gasolina. Alguém vai pagar por futuros prejuízos?
Sim. Você. Assim como eu que tenho um carro também somente a gasolina. Além de muitas das vezes a gasolina já está adulterada eles vão lá e adulteram ainda mais. Isso é a influência dos usineiros. Eita país de mer…..
Deveria ter 2 tipos gasolina, de modo semelhante ao diesel. Gasolina com 35%, 50% de etanol, o quanto quiserem, seria para abastecer os carros flex. E uma gasolina com pouco etanol para carros que não são flex.
Ah, claro… o carro flex, aquela “maravilha” que dizem ser boa pro meio ambiente e pro bolso. Só se for pro bolso dos donos de postos!
Claro, sempre tem exceção — mas tem muito esperto por aí adorando fazer misturinha pra “render” mais a gasolina.
Se o papo fosse realmente fortalecer a indústria de biocombustíveis, como jura o tal “representante do povo” (entre muitas aspas mesmo) aí acima, o etanol estaria mais barato, não enfiado à força dentro da gasolina.
Mas né… arrecadação vem em primeiro lugar. O povo que se divirta levando o carro pra oficina quando o motor a gasolina ou de injeção direta começar a reclamar. Afinal, o que era pra ser uma alternativa de combustível verde para driblar o alto preço da gasolina, acabou em nada, como sempre o governo dando um jeito pra ferrar os bons programas, afinal tem que bancar as viagens duvidosas e super faturadas da “primeira dama”, se é que pode se chamar assim.
Ainda existe um enorme quantidade de veículos movidos a gasolina, carros que não são flex.
A gasolina com 20% de álcool já é ruim, com 25% é péssimo já com 30% esses carros estão condenados a manutenção constante e quem paga isso é o povo….
Deveria haver gasolina pura nos postos e gasolina com álcool, aí quem decide é quem compra….
Esse é mesmo o desgoverno da irresponsabilidade, dos cambalachos e do arraso na economia! Petralhas nunca mais
Pergunta pra esse Hugo Mota se o caseiro dele ainda está lotado na folha de pagamento da câmara!! Esse bandido era pra está era preso por fraude!!! Toda sua família está metida em corrupção. Por isso quer fazer média com o governo,ao qual tem o STF(que julga a sua família)como seu capacho.
Bom eu já tenho um jornal na minha jeladeira de quem não votar por exemplo o governo federal por inúmeros problemas o estadual por colocar pedágio numa cidade que tá mais atrasada que alguns interiores me refiro a itanhaem deputados e senadores então um monte façam o mesmo e essa farra vai acabando não é da noite pro dia mas uma hora melhora um pouco porque políticos e igual câncer vc combate e vive com ele não cura nunca.
Compramos e pagamos por 1 litro de gasolina e levamos só 700ml…..algo não está certo nessa conta.
Brasileiros estamos ferrado com esses políticos fajudos
Meu carro é importado e a gasolina, só com esse acréscimo de 3% o consumo aumentou 15%, fora as batidas de pino. Acho que isso é totalmente irresponsável, aliás como muitas coisas feitas aqui, na base do improviso.
Meu carro é importado e a gasolina, só com esse acréscimo de 3% o consumo aumentou 15%, fora as batidas de pino. Acho que isso é totalmente irresponsável, alias, como muitas coisas feitas aqui, na base do improviso.
E os motores 2 tempos? Pra eles estou separando parte do etanol mantendo 10% pois gasolina pura tb não é bom.
Nosso país é governado por corruptos que só querem ganhar de qualquer jeito, não se importam em prejudicar o eleitor,desde que seus interesses estejam acima de todos,eles tem tudo de graça, então, prejudicar o povo não tem importância nenhuma, o povo que se vire com defeitos no seus carros.
Baseado em que este otário quer aumentar o percentual? Ou há um interesse escuso?
Isso e vergonhoso e nojento, ninguém tá nem aí pro povo, o que esses políticos querem e cada vez mais encher os bolsos destes usineiros corruptos que bancam suas eleições,, dizem que e pra baixar o valor, mentira pura porque não baixa nada, em acho que tem e que tirar totalmente a mistura, pois pagamos por gasolina e levamos etanol, tem pisto colocando 80% de etanol, isso e nojento.
Não é o governo e sim o presidente da câmara dos deputados, Hugo Mota.
Uma vergonha chamar isto de gasolina. Melhor chamar de combustível MIX (etanol+ gasolina+metanol+ etc…). Esse país está uma zona não tem fiscalização e estamos vivendo na era da falsa realidade. Vc acredita que é gasolina, mas na verdade é um mix de combustíveis. País tá quebrado e o REAL não está valendo mais nada. Estão querendo enganar a população com técnicas de pilantragem. Na verdade boa parte d nosso petróleo está indo tudo pra fora e estamos dando um jeitinho no bagaço da laranja que fica pra gente.
Não existe essa de que o álcool vai ajudar a baixar e preços e emissão, pois a maorias dos veículos já são flexível, mas o prejuízo vai para quem quer usar um determinado combustível, desse jeito o governo obriga vc consumir um produto que vc não quer comprar e que vai aumentar a manutenção em determinados veículos, é desrespeito a quem paga a conta, compra a álcool a preço de gasolina é isso o que o governo quer e consumidor que se ferre.
É só baixar os impostos do álcool . Se o álcool custasse R$3,00 o litro, quem tem carro flex só utilizaria álcool e não seria obrigado a comprar álcool a preço de gasolina. Mas pra isso nosso a governantes terão que abrir mão da carga tributária. Só o dia que tivermos um governo para os brasileiros.
No país do cachaceiro ex- presidiário quanto mais álcool melhor pra ele e pior pro povo
Isso é quase uma sacanagem de picaretas , aumentam o Etanol, e o preço vai na contramão e não cai, de jeito nenhum mais Etanol
Esse MOTA é um câncer para o nosso PAIS ,tem coisa muito mais importante para se fazer e se preocupar, fica inventando coisa, tá na hora de a população sair na rua e deflagrar nova derrota para esse pessoal.
Tenho carros Placa Preta, tô ferrado
Decisão política ao invés de criar alternativas para os motoristas…
Quando criança, via meu falecido pai abastecer o carro dele com a saudosa gasolina azul…
Agora temos uma gasolina de péssima qualidade, misturada com cachaça da braba…
Já imaginaram um fraudador adquirindo essa gasolina E30 tantos litros ,e batizando com + tantos litros de etanol ou metanol sem o desavisado consumidor saber. Agora a pergunta que não quer calar: qual será o tamanho do estrago para os carros e pessoas???
Anos 80 inicio dos 90, Alcool combustível do futuro, renovável, produzido no Brasil, incentivo do Governo para produção
de carros a Alcool, resultado, a cada 10 carros novos vendidos, 01 a gasolina, agio para compra de carro a Álcool, fila de espera, ai Usineiros se acharam os Sheikes do Petróleo, alcool faltou o preço subiu, fila nos postos que tinham o produto , gente convertendo carro para gasolina, desculpa para isso tudo “LEI DA OFERTA E PROCURA”. O preço nao vai cair, nem colocando 50% na mistura. As desculpas seram as mesmas. Não tem produção suficiente é mais vantajoso produzir açúcar, pois o preço internacional é mais lucrativo. Em resumo, é necessário PLANEJAMENTO e não decisões políticas que visam apenas propaganda. Brasileiro tem memória curta e os mais novos que hoje detém o poder de decisão, repetem os mesmos erros, pois a política da mais voto que resolver problemas de forma definitiva com PLANEJAMENTO de médio e longo prazo.
Infelizmente. Está classe política está deixando a desejar
Tenho uma moto 1980,batia pegava, agora só pega no tranco, troquei vela , não adiantou isso aconteceu depois que o governo mexeu no combustível, deveria deixar uma bomba com o combustível pra veículos antigos …
Porque não há incentivo pro setor automobilístico fabricar carros somente a Etanol. Uma vez que muitos motores flex não estão aceitando este novo percentual pois foram projetados pra usarem gasolina e adaptados pra serem flex, não pra esta mistura. Fala pra estes legisladores abasteceram um fusca, 147, opala, com esta gasolina e darem um role pra verem a raiva que vão passar.