A tecnologia foi evoluindo com o tempo e trouxe boas novidades aos carros. Recentemente, a Audi revelou como ficou o SUV Q3 em sua terceira geração. Além de visual novo, ele traz diversas novidades e uma delas deixou alguns motoristas confusos. O que acontece é que a haste atrás do volante acumula 1001 funções em uma única peça. Desse modo, ela pode mais te atrapalhar do que ajudar.
Na cabine, a nova geração do SUV perdeu a tradicional alavanca do câmbio no console para que ele fosse instalado atrás do volante. Isso se tornou comum em carros mais premium e transmite um ar mais requintado. Contudo, de um lado da haste, o novo Q3 tem seu câmbio e na outra ponta acumula mais o acionamento dos limpadores, controles dos faróis, luzes de seta e outras funções.
Para acionar as setas, o condutor deve mexer a haste para cima e para baixo. Já quando ele quer dar um farol alto, precisa mexer para frente ou atrás a peça. Mas, a haste multifunções do novo Audi Q3 ainda aciona os limpadores frontais e traseiro, tem uma roda que controla a velocidade dos limpadores e até libera o jato de água para limpar os vidros.

Tem gente que gostou da solução
Com a adoção deste recurso tecnológico, o console central do SUV premium alemão ficou com ar mais futurista. No entanto, a Audi não é a primeira montadora a fazer uma peça ter muito mais de uma função. Diversos modelos da Mercedes-Benz possuem este mesmo sistema de funcionamento. E outra, a Volkswagen, parente da Audi, também já adotou o câmbio na haste atrás do volante em sua linha.
De um lado, temos os condutores que ficaram confusos com tantas funções em uma única peça. Por outro lado, teve gente que gostou do que essa haste multifunções trouxe. Diversos usuários da rede social Reddit deram suas opiniões sobre a novidade, segundo o Carscoops. Em um dos casos, uma pessoa contou que a peça tem um bom design.


Mas, esta não é a única novidade do Q3 2026. No visual, ele passa a ter linhas mais musculosas e encorpadas e passa a seguir a estética visual dos modelos elétricos e-Tron da marca alemã. Na cabine, os destaques são as telas integradas de 11,9 polegadas para o quadro de instrumentos e 12,8 polegadas para a central multimídia. O SUV ainda pode ter conjunto semi-híbrido, o inédito híbrido plug-in ou motor a combustão.
Assim, ele agrada sua clientela. Ele já pode ser comprado na Europa e parte de aproximadamente 44.600 euros (cerca de R$ 283 mil). É provável que ele venha ao Brasil em algum momento, só que mais para frente.

O que você achou dessa haste 1001 funções do novo Audi Q3? Você se acostumaria com esse recurso? Conte nos comentários


