Home » Novidades » Honda 0 α é SUV elétrico com porte de WR-V, design futurista e roda cerca de 480 km

Novidades

Pisa devagar

Honda 0 α é SUV elétrico com porte de WR-V, design futurista e roda cerca de 480 km

Novo SUV elétrico compacto da marca japonesa, aposta alto no segmento de carros elétricos

3 min de leitura

A Honda apresentou o novo 0 α (Alpha), um SUV elétrico compacto com porte de WR-V que pode até parecer pequeno, mas que tem ambições bem grandes. O modelo foi mostrado pela primeira vez nesta quarta-feira (29) no Japan Mobility Show e, mesmo sendo chamado de protótipo, já está praticamente pronto para produção.

O 0 α faz parte da nova linha de carros elétricos da fabricante, que adota um novo logotipo mais minimalista e faz parte da chamada Série 0, que já inclui o sedã 0 Saloon e o SUV maior 0 SUV. 

A proposta dessa família é marcar a nova fase para a Honda na era de carros elétricos, ambiente em que a montadora japonesa coloca os pés devagar. Essa nova linha de carros da Honda traz um design mais futurista com foco em eficiência. A versão de produção do 0 α está prevista para 2027, com vendas globais começando pelo Japão e na Índia.

Visual futurista

Visualmente, ele é basicamente um irmão menor do 0 SUV. As diferenças aparecem na dianteira, com faróis e luzes diurnas em LED exclusivas e o logotipo iluminado da Honda, além de um para-choque com traços mais agressivos. 

Nas laterais, o SUV elétrico mantém a silhueta curiosa da Série 0, com janelas traseiras bem altas e colunas largas, enquanto atrás traz uma faixa de LED em formato de U e um vidro traseiro maior para melhorar a visibilidade.

Honda 0 α [Divulgação]
Honda 0 α [Divulgação]

Por dentro, a Honda ainda não revelou detalhes, mas o 0 α deve seguir a filosofia apelidada de Thin, Light and Wise ( ou Fino, Leve e Inteligente no portugês), já aplicada aos outros modelos da série.  Ou seja, essa abordagem da Honda dá total prioridade às baterias ultrafinas e eixos elétricos compactos, o que ajuda a diminuir o peso e aumentar o espaço interno sem comprometer a altura do carro.

Potente ele será

Por mais que a Honda ainda não tenha divulgado números técnicos, a expectativa é que o 0 α compartilhe a mesma plataforma do Afeela, um sedan de luxo elétrico criado pela Honda e Sony em parceria, e oferece 482 cv graças a bateria de 91 kWh e autonomia de até 483 km no ciclo americano EPA. 

Honda 0 α [Divulgação]
Honda 0 α [Divulgação]

Tomando em conta, isso significa que o SUV da Honda deve oferecer números perto disso, além da condução autônoma de nível 3, ou como conhecemos, o famoso ADAS nível 3, com a possibilidade de tirar as mãos do volante em congestionamentos.

A Honda também confirmou que os modelos maiores da Série 0 terão porta de recarga NACS, padrão usado por marcas como Tesla, mas ainda não está claro se o 0 α virá com esse recurso, já que sua estreia inicial deve acontecer fora dos Estados Unidos.

Acha que a Honda vai conseguir repetir o sucesso de seus carros a combustão nessa nova era elétrica? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar