Mostrando que os motores a combustão ainda têm muito futuro, a Honda prepara uma nova família de propulsores todos preparados para a eletrificação. A marca japonesa terá motores 1.5, 2.0 e V6, todos com desenvolvimento já em andamento e estreia para 2027. Mas qual deles virá ao Brasil?
A ideia da Honda é que esses motores sejam flexíveis. Não necessariamente para rodar também com etanol, mas sim para serem usados em várias aplicações. A marca poderá utilizar qualquer um dos três de maneira solo, ou seja, sendo a única força motriz do carro, ou associados ao sistema e:HEV.
A configuração híbrida da Honda é diferente da maioria dos carros. Porque, ao invés de usar o motor a combustão como protagonista, ele funciona a maior parte do tempo como gerador de energia elétrica para o conjunto EV. Diferentemente de um Leapmotor C10, que é um REEV, os carros da Honda conectam o motor a combustão às rodas.
![Honda WR-V EX [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/WR-V-EX-Movimento-13.webp)
Inclusive a ideia é que os motores possam ser vendidos em versões aspiradas ou turbo. Assim teríamos o novo 1.5 substituindo o motor usado atualmente por City, HR-V e WR-V no Brasil, enquanto o 2.0 ganhará nova vida no ZR-V, além das versões híbridas de CR-V, Civic e Accord.
O V6 será destinado ao mercado norte-americano, substituindo o atual 3.5 usado pela minivan Odyssey, nos SUVs Pilot e Passport, além da caminhonete Ridgeline. A possibilidade de eletrificar esse motor será bastante proveitosa à Honda, oferecendo performance de elétrico, mas com consumo de um quatro cilindros turbo.

Você acredita que o futuro dos carros é combustão, elétrico ou híbrido? Conte nos comentários.

![Honda CR-V 2024 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Honda-CR-V-2024-2-1320x791.jpg)
