A Honda e a Nissan estão em negociações envolvendo a produção de veículos na fábrica de Canton, no Mississippi, Estados Unidos, o que indica uma possível estratégia em andamento. Originalmente, a Nissan planejava transformar sua unidade em um polo dedicado à fabricação de veículos elétricos. No entanto, segundo informações da Automotive News, a montadora estaria trabalhando em um plano alternativo.
A nova estratégia envolveria a produção de modelos com construção body-on-frame (carroceria sobre chassi), típicos de caminhonetes médias e utilitários esportivos raiz. Ainda em estágio de rumor, os planos incluiriam novas gerações dos SUVs Nissan Armada e Infiniti QX80.
Trata-se de dois modelos estratégicos para mercados-chave, com potencial para impulsionar as vendas da marca. Além deles, a planta também poderia ser responsável por dois novos SUVs baseados em caminhonetes. Um deles seria o renascimento do XTerra, agora com motorização híbrida plug-in ou com a tecnologia e-Power da Nissan.

Qual seria a produção anual?
Segundo as informações, a nova linha de produtos permitiria à fábrica alcançar uma capacidade de produção de até 400 mil veículos por ano — volume suficiente para operar duas linhas de montagem em plena capacidade e uma terceira em operação parcial, de acordo com o site Carscoops.
A Nissan, por ora, não confirma os rumores. No entanto, Brian Brockman, porta-voz da montadora, declarou que a empresa está “explorando ativamente maneiras de ampliar sua capacidade produtiva”. Por outro lado, a Honda permanece fora desses planos. Fontes indicam que o suposto acordo para o desenvolvimento de uma caminhonete ainda está longe de se concretizar. Um dos informantes chegou a classificar a proposta, neste momento, como algo irreal ou improvável.

Apesar da indefinição, a Nissan tem demonstrado preocupação com o possível fim dos incentivos fiscais destinados aos veículos elétricos nos Estados Unidos — o que, segundo fontes, poderia comprometer seriamente as vendas desse tipo de modelo. Um dos informantes chegou a afirmar que espera que o mercado “desmorone e depois se recupere”, o que ajudaria a justificar a revisão dos planos voltados à eletrificação na fábrica de Canton.
Ainda assim, um relatório recente aponta que dois crossovers elétricos seguem nos planos da empresa para a unidade, mesmo com um atraso de dez meses no cronograma. A versão da Nissan tem produção prevista para novembro de 2028, enquanto o modelo da Infiniti deve começar a ser fabricado em março de 2029.

O que você acha de Honda e Nissan trabalharem juntas? Compartilhe sua opinião nos comentários!



