Home » Novidades » Honda promete lançar os híbridos mais eficientes do mundo até 2030

Novidades

Projeto grande

Honda promete lançar os híbridos mais eficientes do mundo até 2030

Marca japonesa quer reduzir peso, aumentar alcance e fazer do sistema híbrido uma referência global

3 min de leitura

A Honda anunciou que vai investir fortemente no desenvolvimento de uma nova geração de veículos híbridos, prometendo lançar o sistema mais eficiente do mundo até o fim da década. A revelação foi feita pelo CEO global da marca, Toshihiro Mibe, que comentou sobre a demanda por carros elétricos ter diminuído e que, por isso, os híbridos voltarão a ganhar protagonismo no plano global da montadora.

De acordo com Mibe, o novo sistema híbrido da Honda será mais compacto, leve e eficiente. A tecnologia deve ter uma faixa de rotação do motor cerca de 40% mais ampla que a atual e oferecerá uma melhora de 10% na eficiência. As informações, no entanto, são bem limitadas. A montadora japonesa também confirmou que quer lançar 13 novos modelos com essa tecnologia até 2030.

Ele será compatível com os motores a combustão 1.5 e 2.0, este último que já equipa modelos em nosso mercado como o Civic, Accord e CR-V — todos com versões híbridas atualmente à venda. Já o propulsor 1.5, por exemplo, ficará com o WR-V, que vai ganhar motorização híbrida no futuro, mas sem informações se essa tecnologia pode ser implementada no SUV, que terá produção nacional. 

Honda Civic
Honda Civic Advanced Hybrid [Auto+/ Felipe Yamauchi]

As montadoras japonesas, com seu forte conservadorismo, abordam o carro elétrico com cautela — o primeiro carro elétrico da Honda foi lançado na Europa em 2023, o e:Ny1, clone elétrico do HR-V. Por outro lado, outras montadoras oferecem veículos elétricos a todo vapor. 

Mercados como os Estados Unidos, Europa e até Japão vem desacelerando os investimentos em eletrificação e retomando o foco em soluções de transição, como os híbridos.

Honda CR-V Advanced Hybrid / Rafael Dea]

Apesar da guinada nos híbridos, a Honda garante que não está abandonando os elétricos. A marca segue com o desenvolvimento da linha “Honda 0 Series”, que terá um SUV e um sedã elétrico puro. Os dois modelos estão programados para estrear globalmente em 2026, e fazem parte da meta da marca de atingir 100% de vendas com veículos elétricos e movidos a célula de combustível até 2040.

Em paralelo, a Honda também anunciou uma redução no investimento global em eletrificação: de 10 trilhões de ienes (cerca de R$ 388 trilhões) previstos até 2031, o valor será ajustado para 7 trilhões (aproximadamente R$ 272 trilhões).

Honda Accord Touring e:HEV [Auto+ / João Brigato]
Honda Accord Touring e:HEV [Auto+ / João Brigato]

A empresa argumenta que a mudança não representa um abandono da eletrificação, mas sim um redirecionamento estratégico diante da demanda real dos consumidores e das limitações atuais de infraestrutura para carros 100% elétricos.

Acha que os híbridos ainda são o melhor caminho? Deixe sua opinião nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar