A queda na demanda pelos carros elétricos fez muitas montadoras reavaliarem seus planos futuros. A Honda, por exemplo, já não pensa mais como antes e agora vai investir sua expertise em modelos híbridos. Ela busca melhorar seu conjunto eletrificado e quer lançar cerca de 13 novos veículos com este sistema entre 2027 e o fim de 2030. Os Estados Unidos devem conhecer primeiro as novidades, mas e o Brasil nessa história?
Anteriormente, a marca japonesa havia dito que esperava alcançar 30% das vendas de carros elétricos até 2030. Mas, a realidade é outra. Agora, ela viu que a demanda por modelos híbridos cresceu de forma chamativa e por isso vai melhorar seu conjunto atual. Além disso, seus executivos enxergam que a América do Norte ainda tem que ser agradado e já prepara algumas novidades para os próximos anos.
Seu novo sistema híbrido está programado para ser apresentado ainda nesta década e é provável que seja oferecido em mais mercados. De acordo com os engenheiros da Honda, o novo conjunto híbrido fornecerá aos futuros veículos um cuidado maior com o meio ambiente e níveis de condução diferenciados. Aliás, o Motor1 ainda descobriu que o conjunto poderá fornecer alta capacidade de reboque.
![Honda Accord Touring e:HEV [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Honda-Accord-5-1320x792.jpg)
Vamos com mais calma
Ou seja, ele será apto para equipar modelos de grande porte da linha. Um dos rumores é que o novo Pilot, SUV grande japonês, ganhe este conjunto eletrificado em sua próxima geração. Hoje, ele é vendido nos Estados Unidos apenas com motorização a combustão V6 de 285 cv. Ainda nesse sentido, o atual CEO da marca, Toshihiro Mibe, deu mais detalhes do que os estadunidenses podem esperar para o futuro.
Ele contou que o portfólio norte-americano contará com opções híbridas de forma ampla. Assim, vão haver modelos menores e grandes com conjunto eletrificado à venda. A Honda ainda acredita que os carros híbridos vão atingir mais de dois milhões de vendas anuais no futuro. Ela espera haver um ligeiro aumento no seu nível de produção e lucro com os novos veículos híbridos.

Seus executivos projetam que o novo sistema híbrido consiga ser mais barato de produzir do que o conjunto atual, o que a ajudaria em muitos cenários. Por fim, a montadora dona do City ainda segue investindo em carros elétricos. Porém, de forma mais comedida. Sua equipe espera investir cerca de US$ 48,5 bilhões nessa área até março de 2031. Ela quer eliminar os motores a combustão por volta de 2040 e quer ter neutralidade em carbono perto de 2050.
E o Brasil nessa história?
Por aqui, a marca ainda não produz localmente a motorização híbrida. Atualmente, sua linha utiliza o sistema híbrido convencional. Ou seja, existe a combinação entre um motor a combustão e mais um propulsor elétrico que se auto carrega. No portfólio atual, os brasileiros podem escolher pelos híbridos Civic, CR-V e Accord. No entanto, todos são movidos apenas a gasolina. É provável que a Honda aumente sua oferta de híbridos no Brasil, mas mais para frente.
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