Home » Novidades » Honda foca nos híbridos e deixa elétricos para depois. E como fica o Brasil nessa história?

Novidades

Ela quer mais eletrificação

Honda foca nos híbridos e deixa elétricos para depois. E como fica o Brasil nessa história?

A Honda quer aumentar sua oferta de carros híbridos na América do Norte e já contou algumas novidades. Mas, e o Brasil nessa história?

3 min de leitura

A queda na demanda pelos carros elétricos fez muitas montadoras reavaliarem seus planos futuros. A Honda, por exemplo, já não pensa mais como antes e agora vai investir sua expertise em modelos híbridos. Ela busca melhorar seu conjunto eletrificado e quer lançar cerca de 13 novos veículos com este sistema entre 2027 e o fim de 2030. Os Estados Unidos devem conhecer primeiro as novidades, mas e o Brasil nessa história?

Anteriormente, a marca japonesa havia dito que esperava alcançar 30% das vendas de carros elétricos até 2030. Mas, a realidade é outra. Agora, ela viu que a demanda por modelos híbridos cresceu de forma chamativa e por isso vai melhorar seu conjunto atual. Além disso, seus executivos enxergam que a América do Norte ainda tem que ser agradado e já prepara algumas novidades para os próximos anos.

Seu novo sistema híbrido está programado para ser apresentado ainda nesta década e é provável que seja oferecido em mais mercados. De acordo com os engenheiros da Honda, o novo conjunto híbrido fornecerá aos futuros veículos um cuidado maior com o meio ambiente e níveis de condução diferenciados. Aliás, o Motor1 ainda descobriu que o conjunto poderá fornecer alta capacidade de reboque.

Honda Accord Touring e:HEV [Auto+ / João Brigato]
Honda Accord Touring e:HEV [Auto+ / João Brigato]

Vamos com mais calma

Ou seja, ele será apto para equipar modelos de grande porte da linha. Um dos rumores é que o novo Pilot, SUV grande japonês, ganhe este conjunto eletrificado em sua próxima geração. Hoje, ele é vendido nos Estados Unidos apenas com motorização a combustão V6 de 285 cv. Ainda nesse sentido, o atual CEO da marca, Toshihiro Mibe, deu mais detalhes do que os estadunidenses podem esperar para o futuro.

Ele contou que o portfólio norte-americano contará com opções híbridas de forma ampla. Assim, vão haver modelos menores e grandes com conjunto eletrificado à venda. A Honda ainda acredita que os carros híbridos vão atingir mais de dois milhões de vendas anuais no futuro. Ela espera haver um ligeiro aumento no seu nível de produção e lucro com os novos veículos híbridos.

Honda CR-V Advanced Hybrid
[Honda CR-V Advanced Hybrid / Rafael Dea]

Seus executivos projetam que o novo sistema híbrido consiga ser mais barato de produzir do que o conjunto atual, o que a ajudaria em muitos cenários. Por fim, a montadora dona do City ainda segue investindo em carros elétricos. Porém, de forma mais comedida. Sua equipe espera investir cerca de US$ 48,5 bilhões nessa área até março de 2031. Ela quer eliminar os motores a combustão por volta de 2040 e quer ter neutralidade em carbono perto de 2050.

E o Brasil nessa história?

Por aqui, a marca ainda não produz localmente a motorização híbrida. Atualmente, sua linha utiliza o sistema híbrido convencional. Ou seja, existe a combinação entre um motor a combustão e mais um propulsor elétrico que se auto carrega. No portfólio atual, os brasileiros podem escolher pelos híbridos Civic, CR-V e Accord. No entanto, todos são movidos apenas a gasolina. É provável que a Honda aumente sua oferta de híbridos no Brasil, mas mais para frente.

Você teria um carro elétrico agora ou ainda prefere os híbridos? Conte nos comentários


YouTube video

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar