Home » Novidades » Honda não está interessada na Mitsubishi no acordo com a Nissan

Novidades

Honda não está interessada na Mitsubishi no acordo com a Nissan

Acordo entre Honda e Nissan pode não sair por conta da Mitsubishi. Ou se a Nissan não apresentar um plano de reestruturação

2 min de leitura

Casamento pode ser algo bem complicado, especialmente depois de um divórcio em que filhos são envolvidos. Prova disso é que a Honda está bem resistente à adição da Mitsubishi em seu acordo com a Nissan. A Renault, por outro lado, já é carta fora do baralho.

Apenas recapitulando: o casamento entre Renault e Nissan já não vinha bem há tempos. Prova disso é que a marca japonesa está com dívidas e operações deficitárias em vários lugares e procurou a Honda para fazer uma parceria sem mesmo avisar à Renault de sua decisão.

Como a Renault vem se desfazendo lentamente de ações da Nissan, já havia ficado claro que o divórcio estava a caminho. Agora, no acordo Nissan e Honda que vem sendo desenhado, a Mitsubishi iria entrar de lambuja, mas azedou.

Honda City Hatch Touring 2025 vermelho de dianteira estacionado em frente a um portão branco Fusão entre Nissan e Honda pode ameaçar futuro das chinesas
Honda City Hatch Touring 2025 [Auto+ / Rafael Dea]

Segundo informações do jornal Nikkei Asia, a Honda não está muito feliz com a inclusão da Mitsubishi no acordo. Especialmente porque a situação financeira da marca é ainda pior do que a da Nissan. Por isso, deu até janeiro para que a Mit decida para onde vai.

Atualmente existem alguns cenários possíveis para a marca dos três diamantes. O primeiro é que a Nissan venda as ações que tem (34%) de volta à Mitsubishi Corp, que hoje tem apenas 20% da divisão de automóveis.

Mitsubishi Pajero Sport Legend cinza parado de frente com as rodas dianteiras viradas
Mitsubishi Pajero Sport Legend [Auto+ / Rafael Déa]

Vender a outros investidores também seria uma opção, tirando da responsabilidade da própria Nissan tocar a Mitsubishi, assim como da companhia original. Por fim, as coisas podem ficar como estão, não incluindo a Mitsubishi no acordo com a Honda, mas seguindo administrada pela Nissan.

Se liga, Nissan

Outro ponto bem sensível é que a Honda deu um ultimato à Nissan para que desenha um plano de reestruturação para voltar a lucrar. Sem esse direcionamento, a fabricante do Civic considerava fortemente repensar o acordo criado. A alta cúpula da Honda deu para a Nissan até o fim de janeiro para ter isso em mãos.

Você acredita que o acordo entre Honda e Nissan corre risco? Conte nos comentários.


YouTube video

3 comentários em “Honda não está interessada na Mitsubishi no acordo com a Nissan”

  1. Vitor

    Que falta faz o Carlos Ghosn pra colocar ordem nessa put***a…

  2. Fábio Guerreiro

    Já já aparece um chinês e compra tudo

    • Vitor

      Pelo andar da carruagem, tem chances mesmo!

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar