O segmento de SUVs não tem um dia de descanso. A Honda acaba de lançar oficialmente a nova geração do WR-V e o posiciona como o modelo altinho mais barato de seu portfólio atual. Ele será vendido em duas versões, a EX e a EXL. Trará sempre motor 1.5 aspirado flex de 126 cv e diversos itens de série. Já que sua proposta é ser acessível, o nipônico custará até R$ 150 mil.
E de olho na rivalidade, o Auto+ criou este comparativo especial. Vamos colocar lado a lado o novo WR-V EX com o Volkswagen T-Cross Sem Nome. Aqui, o alemão se encontra em sua segunda versão da gama e detém números expressivos de vendas até agora, mesmo que tenha perdido o reinado para o recém-lançado Tera.
Gostamos de atenção
A segunda geração do WR-V aposta em linhas mais retas e ar mais quadrado. Desse modo, a marca japonesa espera transmitir uma pegada mais robusta. Um dos chamarizes está na dianteira, já que ele traz ampla grade escurecida. Capô elevado e para-brisa bem inclinado se destacam. Os faróis são estreitos e interligados por uma barra cromada.
Para-choque saliente e apliques pintados de preto complementam o conjunto. As rodas da versão EX são de liga leve de 17 polegadas. Caixas de rodas demarcadas, linha de cintura alta e janelas amplas saltam aos olhos. Inclusive é bom pontuar que esta variante não tem rack de teto. Na traseira, as lanternas são interligadas. A tampa do bagageiro e o para-choque são encorpados.

Assim como o oponente japonês, o T-Cross Sem Nome foca em desenho mais quadrado. Ele recebeu leves mudanças no visual no começo de 2024 e ainda segue com design atual. Na frente, ele tem partes pintadas de preto, grade com desenho mais comedido, faróis amplos e interligados. Nas laterais, as caixas de rodas e as saias laterais são salientes. O SUV da Volkswagen tem ainda vincos pronunciados.
Suas rodas são de liga leve de 16 polegadas. Já na traseira, o T-Cross conta com as lanternas quadradas interligadas, para-choque bem ressaltado e um pequeno spoiler integrado ao teto. Aliás, ele se diferencia do rival ao trazer as barras no teto de série.

Interior e medidas
O Honda WR-V EX traz acabamento escurecido em sua cabine. Mesmo sendo parente próximo dos City, seu painel tem desenho exclusivo. Os comandos e as saídas de ar-condicionado, por exemplo, são diferentes no SUV. No mais, volante, manopla do câmbio e os bancos são idênticos. O painel de instrumentos é parcialmente digital e tem sete polegadas.
E a central multimídia é um grande chamariz. Ela tem aspecto flutuante e tela mais horizontalizada, algo inédito até então nos carros da Honda vendidos no Brasil. O dispositivo possui 10 polegadas e conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Sobre medidas, o novo WR-V possui 4,32 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O bagageiro acomoda 458 litros.

Por sua vez, o Volkswagen T-Cross Sem Nome usa plásticos escurecidos em seu interior. Volante multifuncional, saídas de ar-condicionado mais quadradas e o painel de instrumentos de oito polegadas vêm de fábrica. Sua multimídia tem aspecto flutuante na parte superior. Ela é batizada de VW Play e tem 10,1 polegadas.
Em relação ao tamanho, o irmão menor do Taos conta com 4,21 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e o entre-eixos tem 2,65 m. O porta-malas leva 373 litros, mas sobe para 420 litros com um truque do banco de trás. Ou seja, os SUVs deste comparativo possuem largura e entre-eixos próximos, mas o japonês é mais comprido e mais alto.

Qual a motorização?
Para deixar seu modelo com preço mais acessível, a Honda optou por utilizar o mesmo conjunto mecânico dos City e HR-V no novo WR-V. Então, o SUV compacto chegará às lojas equipado com o propulsor 1.5 aspirado flex de quatro cilindros e com injeção direta. Ele rende 126 cv e 15,8 kgfm de torque. O câmbio é automático do tipo CVT com simulação de sete marchas e a tração é dianteira.
A velocidade máxima é de 175 km/h. No entanto, a fabricante ainda não revelou o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h. Sobre consumo, as médias são de 8,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, elas mudam para 12 km/l e 12,8 km/l, na ordem. A autonomia com etanol é de 392 km e com gasolina é de 563 km. Seu peso é de 1.273 kg e o tanque de combustível comporta 44 litros.

Do outro lado, o T-Cross Sem Nome também traz um conjunto velho conhecido dos brasileiros. Ele traz o propulsor 1.0 turbo 200 TSI flex. Ele rende 128 cv e 20,4 kgfm. Diferentemente do seu oponente neste embate, seu câmbio é automático convencional de seis marchas. A tração é dianteira. Sua velocidade máxima é de 192 km/h e ele precisa de 10 segundos para chegar aos 100 km/h.
Em relação às médias, o consumo de etanol é de 8,5 km/l em ciclo urbano e 10,2 km/l em ciclo rodoviário. Se ele estiver abastecido com gasolina, as médias sobem para 12,1 km/l e 14,5 km/l, respectivamente. O alcance com etanol é de 500 km e com o combustível fóssil é de 711 km. O T-Cross pesa 1.259 kg e o reservatório de combustível comporta 49 litros.

Itens de série e preços
Já que ele quer atazanar os rivais, o Honda WR-V EX sairá de fábrica equipado com direção elétrica progressiva, borboletas atrás do volante para troca das marchas e faróis de LED. Além disso, ele tem chave presencial, partida por botão, ar-condicionado digital de uma zona e entradas USB do tipo A. Câmera de ré, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro são chamarizes.
Ainda nesse sentido, ele dispõe de piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança e de permanência em faixa. Mas, ele se diferencia dos irmãos ao não ter o sistema Magic Seat nos bancos traseiros, eles são apenas bipartidos. O WR-V 2026 pode ser pintado em branco Tafetá ou Topázio, azul Cósmico ou Aurora, preto Cristal, prata Platinum ou cinza Basalto.

Sua garantia será de seis anos sem limite de quilometragem e o preço será de R$ 144.900. O Volkswagen T-Cross Sem Nome tem direção elétrica, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, seis airbags e seis alto-falantes. Ar-condicionado manual, bancos traseiros bipartidos e assentos revestidos de tecido são suas armas perante os oponentes.
Sensor de fadiga, faróis, DRL’s e lanternas de LED, Isofix e Top Tether complementam a lista. Sensor de estacionamento traseiro, reconhecimento de pedestres, vidros elétricos e assistente de partida em rampa vêm de fábrica. A paleta de cores possui opções como preto Ninja, vermelho Sunset, prata Pyrit, cinza Platinum, azul Norway ou branco Puro. A garantia é de três anos e ele é vendido por R$ 155.990.

Qual desses SUVs compactos você compraria? Acha que o novo WR-V fará sucesso por aqui? Conte nos comentários



O que é T-CROSS SEM NOME?
Este WR-V ficou bonito, muito parecido com o HR-V, vai vender muito com este preço, quanto ao T-Cross sem nome deve ser o T-Cross 200 TSi. Teremos uma grande gama de suvs competitivos , muito bom para o consumidor, o TCross será o lider de vendas em 2025 mesmo com a produção parcial em set/out devido mudanças na linha de montagem para receber outro produto, tem muitas vendas acumuladas na frente da concorrência que permitirá esta liderança. Convém salientar que o TCross foi lider de vendas em 2020, 2023, 2024 e 2025 até set.
É lamentável o WR-V não ter o sistema Magic Seat.
Que gafe!!!
Absurdo mesmo, o Magic SEAT é o diferencial dos modelos da Honda.
Lamentável mesmo. Esse era um dos diferenciais entre considerar.a honda e a toyota
Ficou feio esse Honda…