Se os SUVs são a moda atual, as caminhonetes prometem ser o futuro. Prova disso é que cada vez mais marcas estão apostando nesse segmento. Só que, entre as marcas de luxo, somente a Mercedes-Benz apostou na categoria e…bem…traumatizou todo mundo. Prova disso é que a Hyundai desistiu de uma caminhonete da Genesis.
É fato que o grupo Hyundai – que tem em seu portfólio a fabricante do HB20 e também Kia e Genesis – tem investido forte em caminhonetes. Hoje temos Hyundai Santa Cruz, Kia Tasman, a promessa de uma caminhonete média da Hyundai derivada da Chevrolet S10 e de um modelo menor, além de uma nova caminhonete vinda da Kia.
Com isso, só faltaria um modelo da Genesis, certo? Sim, se não fosse o trauma causado pela Mercedes-Benz. Vendida de 2017 a 2020, a Mercedes-Benz Classe X foi a única caminhonete média feita por uma marca de luxo na história dos automóveis. Mas ela nada mais era do que uma Nissan Frontier cara, com traseira estranha e acabamento ruim.

O fracasso gigantesco da caminhonete, ainda que premeditado, fez com que diversas fabricantes de luxo desistissem do segmento. A BMW tinha uma picape planejada e pulou fora, enquanto a Audi poderia facilmente transformar a Volkswagen Amarok em sua, mas repensou os planos. A Genesis, contudo, também faria isso.
Era para existir
Em entrevista à revista Drive, Luc Dunckerwolke, chefe da divisão esportiva Magma da Genesis, afirmou que uma caminhonete não se encaixa com a aura da marca. “Nós consideramos fazer uma picape. E decidimos que agora não é o momento certo”, afirmou o executivo logo depois de dizer que esse tipo de modelo não combina com a Genesis.

Ainda não se sabe, contudo, que tipo de caminhonete a Genesis havia considerado. A marca pode ter cogitado um modelo intermediário baseado na Santa Cruz, o que a tornaria uma concorrente direta da Ram Rampage. Aliás, vale lembrar, a Ram Rampage brasileira agora é vendida na Europa.
Outra possibilidade, mais coerente, seria uma caminhonete média derivada diretamente da Kia Tasman. Só que, considerando que a Hyundai já tem a Kia Tasman para tomar como base para fazer sua própria picape, mas preferiu pedir ajuda para a Chevrolet no Brasil e desenvolver algo totalmente separado lá fora, não há como prever o movimento coreano.
Você teria uma caminhonete média de luxo? Conte nos comentários.


