A experiência de dirigir um Hyundai Ioniq 5 N pode ter feito os engenheiros da Porsche repensarem muitas coisas sobre os futuros esportivos elétricos da marca. O modelo movido a bateria sul-coreano foi testado em uma pista e trouxe uma nova impressão para os funcionários da montadora alemã e até itens como simulador de troca de marchas virtuais se destacaram no conjunto.
Recentemente, Frank Moser, vice-presidente da Porsche e que cuida de modelos como os 718 e 911, foi entrevistado pela equipe da mídia Drive. Frank contou que dirigiu um Ioniq 5 N diversas vezes e que teve uma experiência reveladora após suas análises. Além disso, ele levou Andreas Preuninger, chefe responsável pelos modelos GT da marca alemã.
Andreas não estava muito confiante no começo do teste, mas tudo mudou após a tecla N Grin Boost do Hyundai Ioniq 5 N ser acionada. Quando este modo é ativado, o esportivo sul-coreano disponibiliza seus 641 cv e 78,5 kgfm de torque instantaneamente. Segundo Moser, depois de toda a experiência, Andreas ficou impressionado com o desempenho e pontuou que uma análise mais profunda deveria ser feita.

Ao gosto do cliente
Outro item que chamou atenção dos engenheiros da Porsche foi o sistema de troca de marchas virtuais, batizado de N e-shift. Ele trabalha em parceria com o recurso N Active Sound+ e juntos proporcionam mudanças de marcha e engates de um suposto câmbio automatizado. Ainda nesse sentido, um ruído parecido com o de um motor a combustão é transmitido aos passageiros.
A ideia dos desenvolvedores da Hyundai foi que o Ioniq 5 N passasse a mesma experiência de dirigir que um carro esportivo a combustão tem. Moser se espantou com os sistemas e pontuou que eles seriam a direção para o futuro. Contudo, ele contou que caberia ao condutor escolher se quisesse ter uma condução silenciosa ou uma mais próxima de um automóvel com seis cilindros sob o capô.

Só o futuro dirá
Depois de testar o Ioniq 5 N, a dupla voltou a se preocupar com o desenvolvimento do Porsche 718 elétrico. Tanto o Boxster quanto o Cayman vão abraçar a eletrificação e o primeiro deles chegará ao mercado em meados de 2027. Além do desenho imponente, característico dessa linha, a performance apimentada será seu pilar.
Moser contou que o projeto do esportivo visa um modelo de alto desempenho movido a bateria e que seja leve. Isso deverá ajudar na aerodinâmica e em mais pontos. Por enquanto, apenas protótipos camuflados foram vistos e ainda não há confirmação da vinda deles ao Brasil.

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