Ainda é um processo, mas lentamente estamos entrando na era das assinaturas por serviços relacionados aos carros. Diversas montadoras já oferecem carros com internet a bordo ou cobram mensalidades por sistemas de uso remoto de seus modelos. Mas isso vai se intensificar em alguns anos, como mostra a nova estratégia da Hyundai.
Segundo reportagem da revista Autocar, o diretor de mobilidade conectada da Hyundai, Marcus Welz, quer reestruturar os serviços Bluelink para que possam oferecer mais do que hoje. “Por anos, ficamos preocupados como venderíamos mais carros”, diz o executivo. “Hoje nos preocupamos sobre só vendermos carros”.
“Por isso, o futuro da mobilidade deixará de ser só sobre posse do carro para mudar para a assinatura”, afirmou o executivo. O que o executivo quer dizer é que as marcas passarão a oferecer serviços pagos dentro de seus carros como comodidades extras para os motoristas. Entretanto, será uma estratégia diferente da BMW.
![Hyundai Ioniq 5 N [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Hyundai-Ioniq-5-N-1ad-2048x1152-1-1200x719.jpg)
Recentemente, a marca alemã passou a cobrar uma assinatura mensal para que os donos dos carros possam usar o aquecimento dos bancos, que já vem instalados em seus veículos. A estratégia foi altamente criticada, inclusive pelo executivo da Hyundai, que não vê no futuro das assinaturas esse tipo de estratégia.
A ideia da Hyundai, no entanto, é oferecer updates para carros antigos. Sem especificar muito sobre a estratégia, Marcus sugeriu a ideia de trocar sensores dos carros ou fazer atualizações remotas que liberam novas funcionalidades de segurança ou de conveniência. Tudo, claro, a um custo.

O dono de um HB20, por exemplo hipotético, poderia trocar os sensores dianteiros e ter acesso a piloto automático adaptativo. Ou um Ioniq 5 ter atualização de software que libera 10 cv a mais e 20 km a mais de autonomia – algo que a Tesla vem fazendo constantemente. Resta saber quando essa nova realidade vai entrar em ação globalmente.
Você pagaria para atualizar seu carro? Conte nos comentários.
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Esse tipo de pagamento pra atualização acho conveniente. Muito melhor que a ideia ridícula de pagar mensalmente pra ter que usar algo que já vem no veículo e que não depende de nenhum sistema online que geraria custo adicional a montadora, como aquecimento dos bancos.
Não pagaria nada além do que já paguei na hora compra. Aqui é o Brasil, pagamos DOIS carros, um para a fábrica e o outro para o governo, em impostos… já não é o bastante!?
será que não mesmo? Será que tu não paga 30mil num celtinha pé de boi? Será que tu não tenta vender um veículo usado por um valor maior do que o pago em um novo?
Sim, pagaria. Meu carro é 2022 e sua versão 2025 tem a melhoria X a Y e a Z…poxa, se for possível ter essas melhorias no meu carro sem o custo da troca (principalmente as de desempenho e segurança) ok. O que não pode é as montadoras começaram a vender seus carros propositalmente CAPADOS pra depois ganhar em upgrades e updates. Ou seja, ok, mas vai ter que ter alguma regulação.
Carro com DLC paga…. Pqp
Meu civic 98 tá precisando de umas atualizações mesmo🤔
Eu pagaria para que o painel do meu City, que é exatamente igual ao do HRV e do ZRV, tivesse as mesmas funções dos carros citados. Algumas coisas não estão no City, como gps curva a curva no painel de instrumentos, indicação de qual música está tocando, e outras funções integradas entre central multimídia e painel. Acho que isso é uma atualização de software ou um ou dois sensores a menos.
Também pagaria se o app da Honda tivesse informações importantes como consumo histórico, que é uma informação muito simples e de fácil acesso e compilação no computador de bordo, mas que o app simplesmente não tem.
Daqui a pouco vai ter o motorpass vc paga pra usar os carros de um catálogo extenso e nenhum deles é realmente seu.
A ideia de “atualizar” o carro não é ruim. Mas vai depender de muita coisa, a primeira, como as empresas fariam certos upgrades? Seria algo agressivo que altera a estrutura ou meramente via software? Caso altere a estrutura, seria algo também que possa mudar o motor? Se for parte estética, será que por exemplo, tenho um HB20 2020 (o bagre) e consigo mudar para a versão atual? E o custo dessas mudanças, já imagino que não vai ser acessível, porém vai ser algo fácil para o consumidor final pagar? Só vendo na prática.