Home » Novidades » Hyundai quer atualizar carros antigos, mas vai cobrar por isso

Novidades

Hyundai quer atualizar carros antigos, mas vai cobrar por isso

Diferentemente de outras marcas que cobram por itens já instalados, a Hyundai quer que os motoristas paguem por novidades

2 min de leitura

Ainda é um processo, mas lentamente estamos entrando na era das assinaturas por serviços relacionados aos carros. Diversas montadoras já oferecem carros com internet a bordo ou cobram mensalidades por sistemas de uso remoto de seus modelos. Mas isso vai se intensificar em alguns anos, como mostra a nova estratégia da Hyundai.

Segundo reportagem da revista Autocar, o diretor de mobilidade conectada da Hyundai, Marcus Welz, quer reestruturar os serviços Bluelink para que possam oferecer mais do que hoje. “Por anos, ficamos preocupados como venderíamos mais carros”, diz o executivo. “Hoje nos preocupamos sobre só vendermos carros”.

“Por isso, o futuro da mobilidade deixará de ser só sobre posse do carro para mudar para a assinatura”, afirmou o executivo. O que o executivo quer dizer é que as marcas passarão a oferecer serviços pagos dentro de seus carros como comodidades extras para os motoristas. Entretanto, será uma estratégia diferente da BMW.

Hyundai Ioniq 5 N [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 N [divulgação]

Recentemente, a marca alemã passou a cobrar uma assinatura mensal para que os donos dos carros possam usar o aquecimento dos bancos, que já vem instalados em seus veículos. A estratégia foi altamente criticada, inclusive pelo executivo da Hyundai, que não vê no futuro das assinaturas esse tipo de estratégia.

A ideia da Hyundai, no entanto, é oferecer updates para carros antigos. Sem especificar muito sobre a estratégia, Marcus sugeriu a ideia de trocar sensores dos carros ou fazer atualizações remotas que liberam novas funcionalidades de segurança ou de conveniência. Tudo, claro, a um custo.

Hyundai Santa Fé 2024 [divulgação]

O dono de um HB20, por exemplo hipotético, poderia trocar os sensores dianteiros e ter acesso a piloto automático adaptativo. Ou um Ioniq 5 ter atualização de software que libera 10 cv a mais e 20 km a mais de autonomia – algo que a Tesla vem fazendo constantemente. Resta saber quando essa nova realidade vai entrar em ação globalmente.

Você pagaria para atualizar seu carro? Conte nos comentários. 


>> Hyundai Creta reestilizado bomba e marca 35 mil pedidos

>> Hyundai lança linha 2025 de Creta e HB20 com novidades discretas

>> Creta é o Hyundai que malhou pesado para crescer


YouTube video

9 comentários em “Hyundai quer atualizar carros antigos, mas vai cobrar por isso”

  1. Tootsuki

    Esse tipo de pagamento pra atualização acho conveniente. Muito melhor que a ideia ridícula de pagar mensalmente pra ter que usar algo que já vem no veículo e que não depende de nenhum sistema online que geraria custo adicional a montadora, como aquecimento dos bancos.

  2. VTR Imóveis

    Não pagaria nada além do que já paguei na hora compra. Aqui é o Brasil, pagamos DOIS carros, um para a fábrica e o outro para o governo, em impostos… já não é o bastante!?

  3. Diego Favero

    será que não mesmo? Será que tu não paga 30mil num celtinha pé de boi? Será que tu não tenta vender um veículo usado por um valor maior do que o pago em um novo?

  4. kabeto rocha

    Sim, pagaria. Meu carro é 2022 e sua versão 2025 tem a melhoria X a Y e a Z…poxa, se for possível ter essas melhorias no meu carro sem o custo da troca (principalmente as de desempenho e segurança) ok. O que não pode é as montadoras começaram a vender seus carros propositalmente CAPADOS pra depois ganhar em upgrades e updates. Ou seja, ok, mas vai ter que ter alguma regulação.

  5. Fernando

    Carro com DLC paga…. Pqp

  6. Felipe A. Dias

    Meu civic 98 tá precisando de umas atualizações mesmo🤔

  7. Edmon

    Eu pagaria para que o painel do meu City, que é exatamente igual ao do HRV e do ZRV, tivesse as mesmas funções dos carros citados. Algumas coisas não estão no City, como gps curva a curva no painel de instrumentos, indicação de qual música está tocando, e outras funções integradas entre central multimídia e painel. Acho que isso é uma atualização de software ou um ou dois sensores a menos.
    Também pagaria se o app da Honda tivesse informações importantes como consumo histórico, que é uma informação muito simples e de fácil acesso e compilação no computador de bordo, mas que o app simplesmente não tem.

  8. Hawkn's

    Daqui a pouco vai ter o motorpass vc paga pra usar os carros de um catálogo extenso e nenhum deles é realmente seu.

  9. kassillos

    A ideia de “atualizar” o carro não é ruim. Mas vai depender de muita coisa, a primeira, como as empresas fariam certos upgrades? Seria algo agressivo que altera a estrutura ou meramente via software? Caso altere a estrutura, seria algo também que possa mudar o motor? Se for parte estética, será que por exemplo, tenho um HB20 2020 (o bagre) e consigo mudar para a versão atual? E o custo dessas mudanças, já imagino que não vai ser acessível, porém vai ser algo fácil para o consumidor final pagar? Só vendo na prática.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar