Home » Novidades » Irmão do Volkswagen Golf tem prévia de visual revelado e  pode antecipar próximos T-Cross e Nivus

Novidades

Nova geração

Irmão do Volkswagen Golf tem prévia de visual revelado e  pode antecipar próximos T-Cross e Nivus

SUV europeu estreia em setembro e dá pistas da nova identidade da marca, que chegará ao Brasil com T-Cross em 2027 e Nivus em 2028 

3 min de leitura

Enquanto T-Cross e Nivus seguem sem grandes mudanças até o fim da década, a Volkswagen já começou a mostrar o novo T-Roc, que será revelado oficialmente no Salão de Munique, entre os dias 9 a 14 de setembro. O SUV europeu pode servir como uma prévia da identidade visual que a marca vai aplicar nos próximos lançamentos no Brasil. 

A primeira imagem oficial do T-Roc foi divulgada pelo chefe de design da marca, Andreas Mindt, em seu perfil no Instagram, acompanhada com a frase “O novo T-Roc. Em breve”. O modelo nasceu em 2017 utilizando a mesma plataforma MQB do Golf como resposta ao crescimento dos SUVs compactos na Europa e rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos da fabricante no velho continente. 

Agora, a segunda geração promete evoluir no visual, apostando em linhas maiores e esculpidas, além de oferecer novos recursos de assistência ao motorista, sistema de entretenimento atualizado e, pela primeira vez, uma versão híbrida

VW T-Roc branco parado de frente com fundo preto
Volkswagen T-Roc 2026 [Foto: Carscoops.com]

Vale destacar também que o T-Roc fica posicionado entre o T-Cross e o Tiguan. Isso porque na Europa, o T-Cross é considerado um SUV subcompacto e o Tiguan um SUV médio.

T-Roc pode ser o pontapé para o T-Cross 

Por mais que o T-Roc tenha grande importância na Europa, o modelo nunca foi vendido no Brasil. Isso acontece porque ele ocuparia praticamente o mesmo espaço do T-Cross, já consolidado por aqui como o SUV compacto da Volkswagen e o SUV mais vendido do Brasil. Porém, o visual do novo T-Roc, inclusive, relembra o próprio T-Cross, que por sua vez guarda semelhanças de linguagem com o Nivus.

Volkswagen T-Cross 2026 Extreme cinza esverdeado, com detalhes pretos e laranja. visto de frente e com faróis acesos
Volkswagen T-Cross Extreme 2026 [Divulgação]

O detalhe é que tanto o T-Cross quanto o Nivus vão mudar apenas na virada da década. Segundo informações do site Autos Segredos, a nova geração do T-Cross estreia em 2027, enquanto o Nivus será atualizado em 2028. 

Ambos migrarão para a plataforma MQB Hybrid, que permitirá eletrificação e trará o motor 1.5 TSI Evo2 de 150 cv e 25,5 kgfm, produzido em São Carlos (SP), com câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas.

Com o Tera, a Volkswagen deve reposicionar T-Cross e Nivus como modelos mais refinados dentro da gama. Para isso, a marca anunciou investimento de R$ 7,2 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até 2028, que será responsável pela produção dos futuros modelos. 

Hoje, o T-Cross é feito em São José dos Pinhais (PR) e o Nivus já nasce no ABC paulista. A base MQB Hybrid abrirá espaço, inclusive, para versões híbridas plug-in.

VW T-Roc branco parado de traseira com fundo preto
Volkswagen T-Roc 2026 [Foto: Carscoops.com]

O design mostrado no teaser do T-Roc pode dar pistas da identidade visual que veremos nos novos T-Cross e Nivus no Brasil. O estilo também segue a mesma linha do próximo grande lançamento global da Volkswagen, o ID.2/

Com esse visual do novo Volkswagen T-Roc, você acredita que o T-Cross e o Nivus ficarão parecidos? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar