Enquanto T-Cross e Nivus seguem sem grandes mudanças até o fim da década, a Volkswagen já começou a mostrar o novo T-Roc, que será revelado oficialmente no Salão de Munique, entre os dias 9 a 14 de setembro. O SUV europeu pode servir como uma prévia da identidade visual que a marca vai aplicar nos próximos lançamentos no Brasil.
A primeira imagem oficial do T-Roc foi divulgada pelo chefe de design da marca, Andreas Mindt, em seu perfil no Instagram, acompanhada com a frase “O novo T-Roc. Em breve”. O modelo nasceu em 2017 utilizando a mesma plataforma MQB do Golf como resposta ao crescimento dos SUVs compactos na Europa e rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos da fabricante no velho continente.
Agora, a segunda geração promete evoluir no visual, apostando em linhas maiores e esculpidas, além de oferecer novos recursos de assistência ao motorista, sistema de entretenimento atualizado e, pela primeira vez, uma versão híbrida.

Vale destacar também que o T-Roc fica posicionado entre o T-Cross e o Tiguan. Isso porque na Europa, o T-Cross é considerado um SUV subcompacto e o Tiguan um SUV médio.
T-Roc pode ser o pontapé para o T-Cross
Por mais que o T-Roc tenha grande importância na Europa, o modelo nunca foi vendido no Brasil. Isso acontece porque ele ocuparia praticamente o mesmo espaço do T-Cross, já consolidado por aqui como o SUV compacto da Volkswagen e o SUV mais vendido do Brasil. Porém, o visual do novo T-Roc, inclusive, relembra o próprio T-Cross, que por sua vez guarda semelhanças de linguagem com o Nivus.

O detalhe é que tanto o T-Cross quanto o Nivus vão mudar apenas na virada da década. Segundo informações do site Autos Segredos, a nova geração do T-Cross estreia em 2027, enquanto o Nivus será atualizado em 2028.
Ambos migrarão para a plataforma MQB Hybrid, que permitirá eletrificação e trará o motor 1.5 TSI Evo2 de 150 cv e 25,5 kgfm, produzido em São Carlos (SP), com câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas.

Com o Tera, a Volkswagen deve reposicionar T-Cross e Nivus como modelos mais refinados dentro da gama. Para isso, a marca anunciou investimento de R$ 7,2 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até 2028, que será responsável pela produção dos futuros modelos.
Hoje, o T-Cross é feito em São José dos Pinhais (PR) e o Nivus já nasce no ABC paulista. A base MQB Hybrid abrirá espaço, inclusive, para versões híbridas plug-in.

O design mostrado no teaser do T-Roc pode dar pistas da identidade visual que veremos nos novos T-Cross e Nivus no Brasil. O estilo também segue a mesma linha do próximo grande lançamento global da Volkswagen, o ID.2/
Com esse visual do novo Volkswagen T-Roc, você acredita que o T-Cross e o Nivus ficarão parecidos? Deixe seu comentário!


