Enquanto rivais como Audi e Mercedes-Benz só começaram a fazer a transição dos seus carros para a nova geração recentemente, a BMW já está um passo à frente. A marca alemã inicia agora uma transformação
profunda com a chamada Neue Klasse, nova plataforma e conceito de design que vai servir de base para a próxima geração de elétricos.
O primeiro modelo a estrear essa era é o iX3 de nova geração, que será revelado no Salão de Munique. O nome Neue Klasse (em inglês New Class) não é novo, já que nos anos 1960, a BMW já usava o termo em uma família de sedans cupês, que salvou a empresa da crise entre 1962 e 1972. Agora, ele renasce em um contexto totalmente diferente, fazendo a representação do futuro elétrico e digital do fabricante.
A plataforma foi desenvolvida do zero para carros a bateria, sem heranças de projetos a combustão. Ela combina arquitetura elétrica de 800 volts, novas baterias cilíndricas de níquel-manganês-cobalto (fornecidas por parceiros como CATL e EVE Energy) e tem como foco a produção sustentável dentro do conceito iFactory.

Entre os benefícios prometidos, estão 30% mais autonomia, recargas 30% mais rápidas e uma redução de até 50% nos custos de produção em comparação com a geração atual de elétricos da BMW.
iX3 é o primeiro passo desse nascimento
O novo BMW iX3 será o pontapé inicial da Neue Klasse, com produção confirmada para o fim de 2025. Diferente do modelo anterior, que era apenas a versão elétrica do X3 a combustão, o novo SUV nasce em
uma plataforma própria e otimizada.
O design segue o do conceito Vision Neue Klasse X, apresentado em 2024. Isso significa linhas mais limpas, grade dupla em formato menor inspirada nos BMW dos anos 1960, faróis com nova assinatura, interior totalmente remodelado, além de perfil aerodinâmico. O SUV irá permanecer com a identidade da marca com a tradicional Hofmeister Kink e rodas otimizadas para reduzir o arrasto.

Na cabine, a grande novidade é o Panoramic iDrive — um display que se estende no tabelier por toda a base do para-brisa, substituindo o quadro de instrumentos tradicional. A central multimídia de 17,9 polegadas tem formato trapezoidal e funciona com o novo Operating System X, desenvolvido internamente pela marca. Essa geração também marca o fim do famoso controlador giratório iDrive. Todos os comandos serão por toque ou botões físicos no volante multifuncional de quatro raios.
Potência e autonomia
O iX3 será equipado com a sexta geração do sistema BMW eDrive, que promete eficiência até 25% maior. Na prática, o SUV deve oferecer até 800 km de autonomia no ciclo WLTP — quase o dobro do modelo atual. Em recargas ultrarrápidas, será possível ganhar cerca de 300 km em apenas 10 minutos. Ainda não há números oficiais de potência, mas a expectativa é que os modelos fiquem na faixa dos 300 a 500 cv, com variantes M ainda mais potentes chegando na mais à frente.
A Neue Klasse será a espinha dorsal de mais de 40 novos modelos até 2027. Entre eles, um sedan elétrico do porte da Série 3 em 2026, além de futuros i1, i2, i3 e i5 em diferentes segmentos. O BMW X5 também seguirá essa nova identidade visual e já foi até flagrado camuflado em testes. Para elétricos, a BMW dividiu a
plataforma em quatro famílias:


São elas: NAx: para compactos com tração traseira ou integral; NBx: para médios com tração dianteira e integral; NDx: para premium de maior porte e ZAx: exclusiva para esportivos da divisão M. A própria divisão M já confirmou que prepara o primeiro M3 100% elétrico para 2027, com protótipos de quatro motores elétricos e
sistemas de inteligência centralizados para entregar a experiência típica dos M2 e M3 atuais, mas elétricos.
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