Quem diria que a Land Rover iria pedir ajuda para a Chery para produzir novos carros. Se até então dona de Omoda, Jaecoo e Jetour era a parceira da JLR para produção local de modelos britânicos na China, agora o jogo virou. Isso porque a nova geração de SUVs da Land Rover será baseada na plataforma do Jaecoo 7.
Tentando se salvar da falência enquanto a Jaguar luta para sobreviver, a Land Rover vai relançar o Freelander, mas agora como linha. A estratégia será a mesma já aplicada com Defender, Discovery e Range Rover, que nasceram como modelos, mas hoje são uma linha de carros distintos.
A ideia inicial é lançar um SUV PHEV com plataforma TX1 da Chery, a mesma que dá vida a modelos como os Jaecoo 5, 7 e 9, os Chery Tiggo 5X, Tiggo 7, Tiggo 8 e Tiggo 9, além dos Omoda 5 e 7. Contudo, como a Jaecoo é a marca mais off-road de todas elas, os novos Freelander serão mais próximo a esse lado.
![Land Rover Freelander [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/PIKeJF6t-land_rover_freelander_1-1320x792.avif)
A ideia é aproveitar a fábrica de Changshu que hoje produz Discovery Sport e Evoque, mas que encerrará a linha de montagem desses dois modelos no mês que vem. A ideia também é repetir o que a Audi fez com a AUDI na China e vender os Freelander em concessionárias separadas dos Land Rover na China.
Outro ponto é que, inicialmente, os Freelander não serão vendidos fora da China. Contudo, a Land Rover precisa urgentemente ganhar mercado e volume de vendas, algo que a nova linha pode proporcionar. Outro ponto importante é que eles não serão tão refinados quanto seus irmãos, mirando no território da Jeep – o mesmo que a Jaecoo mira.

Você gostou da ideia de um Land Rover baseado no Jaecoo 7? Conte nos comentários.


