Enquanto a Jeep anunciava para a imprensa brasileira que está preparando o lançamento do Avenger no Brasil para 2026, outro grupo de jornalistas latino-americanos testava o SUV no deserto do Atacama. O Jeep Avenger inclusive já está disponível para venda no Chile a partir de 17 milhões de pesos chilenos (R$ 102.036 na conversão direta).
Por essa o brasileiro não esperava. É fato que vários países da América (inclusive da parte de cima do mapa) ansiavam pela chegada do Jeep Avenger, como os EUA, por exemplo. Mas o que nós não esperávamos é que outros países da América do Sul e Caribe receberiam o modelo antes nós.
Vale esclarecer que o Avenger que será vendido por lá será importado da Polônia, enquanto o nosso terá produção nacional. O anúncio oficial de que o SUV integraria o portfólio da Stellantis no Brasil foi feito durante as comemorações no aniversário de dez anos da fábrica do grupo em Goiânia (PE) e dos dez anos do Renegade.

Ele também já foi confirmado para o Uruguai, com início das vendas em junho. Peru com versão apenas a gasolina e vendas a partir de agosto. Uruguai, Costa Rica e Barbados receberão somente a configuração elétrica. No Equador, ele será oferecido só na versão híbrida. Chile e Colômbia terão todas as configurações do Jeep Avenger: combustão, híbrida leve e elétrica. Dos seis países, o Chile foi o primeiro a receber o modelo.
Jeep Avenger: diferença de potência versão a combustão, híbrida e elétrica
A versão puramente a combustão é equipada com motor 1.2 turbo de 100 cv e é combinada a um câmbio manual de seis marchas, é justamente essa versão que chega ao Chile por R$ 102.000. As versões híbridas cuja potência é de 129 cv e contam transmissão automática de sete marchas ainda não tiveram os valores divulgados no site da Jeep.

A versão elétrica é a mais potente, são 156 cv. Segundo a fabricante, a bateria de 54 kWh pode ter um alcance de até 400 km (ciclo WLTP). O valor também ainda não foi divulgado. No entanto, no site da Jeep Colômbia a versão a combustão parte de 100 milhões de pesos colombianos (R$ 133.000) e a configuração elétrica é ofertada por 163 milhões de pesos colombianos (R$ 217.000).
Um ponto interessante sobre o lançamento do Jeep Avenger no mercado latino-americano, é que apesar de ser um modelo com uma proposta mais acessível e urbana (tanto que nas versões citadas acima ele só conta com tração dianteira), ele foi submetido a um test drive com um certo grau de dificuldade. Por mais urbano que seja, um Jeep é sempre um Jeep.
O que você achou de o Jeep Avenger chegar primeiro a outros países da América Latina do que no Brasil? Conte para nós nos comentários.