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Jeep Avenger: mini Renegade ganha motor turbo híbrido

O Jeep Avenger, irmão menor do Renegade, ganhou um novo powertrain híbrido-leve, mas com uma tecnologia um pouco diferente

Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]
Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]

Aparentemente cancelado para o mercado brasileiro, o Jeep Avenger, irmão menor do famoso Renegade, acaba de ganhar uma nova motorização. Inicialmente elétrico e depois disponível com motor a combustão, o Avenger agora também pode ter um conjunto mecânico híbrido um pouco diferente.

Híbrido-leve, mas diferente

A grande novidade para o Jeep Avenger fica em seu conjunto mecânico. Disponível na Europa, o modelo tinha apenas motor totalmente elétrico ou totalmente a combustão. Agora existe também um conjunto híbrido-leve, mas que é capaz de tracionar as rodas em alguns momentos.

Como base ele utiliza o motor 1.2 turbo de 3 cilindros em linha, já conhecido de outros modelos da Stellantis. Capaz de entregar 101 cv e 20,9 kgfm, ele agora é acompanhado de uma bateria de 48V e de uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 6 marchas. Contudo, não estamos falando de um híbrido-leve comum.

Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]
Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]

O Jeep Avenger conta também com um motor elétrico de 28 cv e 5,6 kgfm acoplado na transmissão. Essa tecnologia permite que ele percorra até 1 km em modo totalmente elétrico. A propulsão elétrica também fica disponível ao manobrar e estacionar o carro, por exemplo.

A montadora de origem americana diz que a potência elétrica melhora o torque em baixas rotações. Porém, não informou quais os dados de potência e torque combinados entre os motores a combustão e elétrico. A recarga é feita através das frenagens regenerativas, onde a rotação do motor elétrico é invertida para aproveitar a energia cinética que seria desperdiçada.

Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]
Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]

Desempenho e modos de condução

O desempenho, segundo a Jeep, é de 11 segundos na prova de 0 a 100 km/h. Ela diz ainda que entrega do torque praticamente instantâneo do motor elétrico garante uma redução no efeito turbo lag. Já o consumo de combustível informado é de até 5,1 l/100km (19,6 km/l).

Em todas as versões do Avenger há disponível o assistente de descida (HDC) e o sistema Select Terrain. Mesmo com tração somente dianteira, ele apresenta 6 modos de condução diferentes: Normal, Eco, Sport, Snow (neve), Mud (lama) e Sand (areia).

Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]
Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]

Outras novidades

O Jeep Avenger também ganhou alguns itens de comodidade nessa nova linha. A principal novidade fica por conta do teto-solar elétrico panorâmico, chamado de Open-Air Sky Roof. A marca também introduziu o banco elétrico em couro com função de massagem para o motorista.

Nessa versão híbrida, o consumidor ainda desfruta de itens como o painel totalmente digital de 7” com informações do MHEV (Mild-Hybrid Electric Vehicle), paddle shifts, serviços conectados, faróis full LED, frenagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de permanência em faixa, sensor de fadiga e etc.

Só na europa

O novo Jeep Avenger e-Hybrid estará disponível em todos os mercados da Europa a partir do final de novembro. Seu preço ainda não foi definido, mas certamente será posicionado abaixo da versão totalmente elétrica, esta que por sinal não atingiu o sucesso esperado pela marca.

Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]

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