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SUV subcompacto!

Jeep Avenger será produzido no Brasil em 2026 na fábrica da Citroën

Há tempos existem rumores sobre a vinda do Jeep Avenger ao Brasil, mas agora a Stellantis finalmente oficializou tudo

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Durante as comemorações dos 10 anos de produção da Jeep no Brasil, a marca foi além de apenas revelar o Renegade 10 Years. Apresentado somente por alguns minutos, o Jeep Avenger teve sua produção anunciada no Brasil. Mas o Auto+ descobriu alguns segredos que a Stellantis escondeu.

A apresentação do Jeep Avenger no Brasil foi rápida, com o modelo escondido dentro de uma redoma durante toda a fala dos executivos. A marca revelou o SUV subcompacto por alguns minutos, fez seu anúncio e o escondeu novamente. Além disso, desviou de algumas perguntas com informações sobre o carro.

A única confirmação oficial da Stellantis é que o Jeep Avenger será produzido no Brasil em 2026, Além disso, demonstrou que, não necessariamente, o modelo apresentado nas fotos oficiais brasileiras e nas feitas pelo Auto+ traduzem 100% do carro brasileiro. Outro fato é: ele não vai matar o Renegade.

Jeep Renegade branco  Avenger amarelo de frente
Jeep Renegade e Avenger [divulgação]

Onde o Jeep Avenger será fabricado?

Todavia, o Auto+ foi atrás de informações sobre o Jeep Avenger no Brasil e revela quase tudo sobre o SUV subcompacto. A fábrica escolhida para a montagem do o delo é Porto Real, no Rio de Janeiro. A planta atualmente faz apenas Citroën, especificamente C3, Aircross e Basalt.

A fábrica tem capacidade produtiva para muito mais e já está adaptada para a plataforma CMP / STLA Small, que é a do Jeep Avenger. Além disso, também dá vida ao trio Citroën, mas também aos Peugeot 208 e 2008, além do futuro Fiat Uno (Grande Panda).

pedaço da traseira do Jeep Avenger
Jeep Avenger [Auto+ / João Brigato]

Fazer o Jeep Avenger em Porto Real fará com que a fábrica carioca tenha um volume de produção anual maior, além de reduzir custos, visto que a plataforma é a mesma. Além do retrovisor externo — algo que virou mania na Stellantis que usa a mesma peça desde os Fiat e Citroën, até os Peugeot e Alfa Romeo com essa base.

Visual não muda, acabamento melhora

Externamente, segundo informações privilegiadas, as quais o Auto+ teve acesso com fontes ligadas à marca, o Jeep Avenger brasileiro será igual ao europeu. Todas as chapas externas e plásticos não mudam. Ou seja, a cara de filhote de Renegade com Compass e porte de Fiat Pulse será mantido.

Jeep Avenger amarelo traseira subindo montanha
Jeep Avenger [divulgação]

Contudo, a cabine terá melhorias substanciais. Na Europa e no Brasil, ele será o carro de entrada da Jeep. Só que, por aqui, a marca tem um certo status intermediário entre uma maca generalista e uma premium. Essa visão gourmet brasileira obrigou a Stellantis a mexer no acabamento do Avenger. 

A parte superior do painel vai receber material emborrachado macio ao toque, o mesmo que será usado na parte superior da folha de portas. Haverá mais tecido / couro nas portas do que no Avenger europeu, além de um console central mais alto e de melhor qualidade.

Ainda que o Jeep Avenger seja posicionado abaixo do Renegade, o irmão maior influenciou diretamente na qualidade de acabamento interna do SUV subcompacto. O brasileiro se acostumou com isso e aceita um degrau abaixo, mas não dois, como é o caso do modelo europeu que é simples como um Fiat Pulse.

Jeep com motor 1.0

Por falar em Fiat Pulse, o Jeep Avenger vai aproveitar todo o seu conjunto mecânico. Ele contará com motor 1.0 três cilindros turbo semi-híbrido. São 130 cv e 20,4 kgfm de toque gerenciados por uma transmissão automática do tipo CVT. É o mesmo conjunto que será adotado em Basalt e Aircross, feitos na mesma fábrica.

Fiat Fastback Impetus Hybrid [Foto: Auto+ / Rafael Dea]

Vale ressaltar que o motor elétrico só reduz o esforço do combustão e não move as rodas sozinho, por isso não é híbrido de verdade. A ideia de usar o motor 1.0 turbo é para aumentar a diferença para o Renegade, que é 1.3 turbo e bem mais potente. Todas as versões no Brasil terão tração dianteira e câmbio automático. Nada de Avenger manual.

Na Europa, o Avenger 4xe combina motor 1.2 PureTech três cilindros turbo da Peugeot com um motor elétrico na traseira para prover a tração 4×4. O Avenger 4xe pode ser feito no Brasil em um segundo momento usando o motor 1.0 T200, visto que a Stellantis prometeu carros híbridos nacionais. O elétrico deve ser importado.

Jeep Avenger amarelo traseira subindo montanha
Jeep Avenger [divulgação]

Quais serão as versões e o preço do Jeep Avenger?

Por fim, o Jeep Avenger colocará fim à versão Sem Nome do Jeep Renegade. A variante com forte custo-benefício e dentro das regras do público PCD, tem valores muito discrepantes do restante da linha. E é justamente nesse nessa faixa que o Avenger quer se posicionar. 

O Avenger deve contar com três versoes: Sport, Longitude e S (ou Limited) com precos figurando entre R$ 120 mil e R$ 160 mil. Seus rivais diretos serão outros SUVs subcompacto como Fiat Pulse, Renault Kardian, Volkswagen Tera e os futuros modelos de Nissan, Chevrolet e Hyundai.

Jeep Avenger [Auto+ / João Brigato]

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