Ao vivo
Home » Novidades » Jeep Commander começa a ser exportado para o Oriente Médio

Novidades

Passaporte carimbado

Jeep Commander começa a ser exportado para o Oriente Médio

SUV feito em Pernambuco será enviado para seis países da região até o fim de 2025

2 min de leitura

As montadoras europeias e asiáticas já olham para o Oriente Médio como um mercado estratégico, e agora é a vez do Jeep Commander, produzido em Goiana (PE), ganhar espaço por lá. A Stellantis confirmou que até o fim de 2025 mais de 500 unidades do modelo serão embarcadas pelo Porto de Suape (PE) com destino a países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar, Kuwait e Bahrein.

Vale lembrar que o Commander já tem passaporte carimbado em 14 países da América Latina, como Argentina, Chile, México e Uruguai. Desde seu lançamento em 2021, o SUV acumula quase 8 mil unidades enviadas para fora do Brasil.

Outra curiosidade que muitos não sabem é que o nome Commander não é exatamente novo. O SUV surgiu em 2006 no Brasiul, quando algumas unidades foram importadas da Áustria, mas a vida curta daquele modelo deu espaço a um verdadeiro renascimento em 2021. Com desenvolvimento nacional, o SUV foi lançado com motores 1.3 turboflex de até 185 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv.

Jeep Commander no porto de Suape (PE)
Jeep Commander [Divulgação]

Nos anos seguintes, o Commander ganhou mais opções. Em 2023, chegou o motor 2.0 Hurricane a gasolina de 272 cv; em 2025 para o 1.3 turboflex caiu para 176 cv por conta das regras de emissões. 

A versão Overland passou a oferecer também o 2.2 turbodiesel de 200 cv, substituindo o antigo 2.0 turbo diesel e em agosto de 2025 veio a primeira reestilização, que trouxe mudanças visuais. Hoje, o modelo é vendido no Brasil com preços que variam de R$ 225.990 a R$ 324.990, dependendo da versão.

Impacto econômico e exportações

Jeep Commander Overland diesel em movimento na estrada
Jeep Commander Overland diesel [Divulgação]

Produzido em Pernambuco, o Commander se tornou o primeiro Jeep de sete lugares totalmente desenvolvido e fabricado no Brasil. Até julho de 2025, já são mais de 70 mil unidades emplacadas no mercado nacional, com pico em 2022, quando o SUV registrou 22.311 vendas. Só neste ano, já são 8.532 emplacamentos acumulados.

Em 2024, o Porto de Suape movimentou mais de 80 mil veículos, sendo 77% fabricados no Polo de Goiana. Apenas em julho de 2025, a Stellantis embarcou 14,5 mil veículos para outros mercados, consolidando a competitividade da indústria nacional.

Colocaria um Jeep Commander na garagem? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar