Ao vivo
Home » Novidades » Jeep decreta fim de linha do Renegade na Europa. E o Brasil nessa história?

Novidades

E agora?

Jeep decreta fim de linha do Renegade na Europa. E o Brasil nessa história?

A Jeep vai tirar o Renegade de produção no final de 2025. O modelo sofre com baixas vendas há um tempo. E como fica o Brasil nessa história?

3 min de leitura

Querido por muitos consumidores, o Jeep Renegade fez história no segmento automotivo ao ser um dos primeiros SUVs compactos acessíveis. Contudo, o modelo enfrenta hoje alta concorrência e isso fez com que suas vendas balançassem bastante. Agora, a marca norte-americana revelou que ele terá sua produção finalizada em breve na Europa. E como fica o Brasil nessa história?

A equipe do portal Auto Motor und Sport da Alemanha trouxe mais detalhes desta história. A produção do SUV compacto veterano será encerrada na planta de Melfi, Itália, no final de 2025 e ainda não há planos concretos para um sucessor. Uma das razões que pode ter levado a Jeep a ter esta decisão tem haver com a queda acentuada nas vendas do modelo nos últimos tempos.

Para se ter noção, entre janeiro e julho deste ano, o rival do Honda HR-V acumulou apenas 6.938 unidades comercializadas. Por outro lado, o subcompacto Avenger anotou um expressivo crescimento e na primeira parte do ano, alcançou 52.154 unidades vendidas, segundo a Auto Esporte. A revista alemã conversou com uma fonte da marca e ela deu mais informações sobre o tema.

Brasileiros vão perder o Renegade?

A fonte contou que a estratégia atual da fabricante para a Europa está concentrada em modelos como o Avenger, o Compass, o Wagoneer S e o Recon. Ou seja, o Jeep Renegade dançou ao menos por enquanto. Vale lembrar que tempos atrás, ele conseguiu alcançar 80 mil unidades vendidas na região europeia. Já para o Brasil, a decisão é completamente diferente.

Por aqui, ele é o modelo mais acessível da fabricante, partindo de R$ 118.290. Aliás, suas vendas são bastante expressivas, já que ele acumulou 3.711 unidades comercializadas no último mês de julho, segundo a Fenabrave e ficou em 11° lugar no ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil. Dada sua alta importância, ele passará por mudanças em breve.

Protótipo do Jeep Renegade camuflado, visto de lado e com lanternas acesas
Protótipo do Jeep Renegade reestilizado [Autos Segredos/ Reprodução]

Em 2026, ele terá uma reestilização que vai deixá-lo um pouco mais sofisticado e vai ajudá-lo a segurar as pontas para sua nova geração. O exterior deve mudar levemente, assim ele terá ar mais atualizado. O interior também contará com novidades. Já a motorização terá destaques. Ele passará a ser equipado com o motor 1.3 turbo flex T270 com sistema semi-híbrido de 48V. A ideia é que o sistema elétrico ajude a reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível.

A nova geração ainda não tem data oficial para chegar e com o fim de produção italiana do SUV, o Brasil será o único berço do Renegade tanto reestilizado quanto de nova geração. Além de ser maior, seu visual deverá ser diferente da estética atual e ele passará a ser montado em Betim, Minas Gerais. Isso acontece já que ele será fabricado a partir da plataforma STLA Small.

Jeep Renegade Longitude Night Eagle cinza de traseira
Jeep Renegade Longitude Night Eagle [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Você gosta do Renegade? Conte nos comentários


YouTube video

2 comentários em “Jeep decreta fim de linha do Renegade na Europa. E o Brasil nessa história?”

  1. Junior Kajueiro

    Acho que voces precisam decidir melhor qual informação postar sobre o futuro do Renegade no Brasil…
    De vez em quando o João posta que a nova geração (J2U) manterá a Small Wide, assim como o novo Compass (J3U), sendo ambos fabricados em Goiana.
    Agora nessa matéria falam que ele “descerá” para Betim e será fabricado na STLA Small…

    Minha aposta é que o Renegade europeu deve surgir no futuro, sendo a versão de produção do conceito Camper que a Fiat mostrou. Dessa forma, tanto o Renegade quanto o Compass europeus serão diferentes dos vendidos no cotinente americano.

  2. Richard Madera

    O carro e óptimo

Deixe um comentário

Assuntos

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar