Querido por muitos consumidores, o Jeep Renegade fez história no segmento automotivo ao ser um dos primeiros SUVs compactos acessíveis. Contudo, o modelo enfrenta hoje alta concorrência e isso fez com que suas vendas balançassem bastante. Agora, a marca norte-americana revelou que ele terá sua produção finalizada em breve na Europa. E como fica o Brasil nessa história?
A equipe do portal Auto Motor und Sport da Alemanha trouxe mais detalhes desta história. A produção do SUV compacto veterano será encerrada na planta de Melfi, Itália, no final de 2025 e ainda não há planos concretos para um sucessor. Uma das razões que pode ter levado a Jeep a ter esta decisão tem haver com a queda acentuada nas vendas do modelo nos últimos tempos.
Para se ter noção, entre janeiro e julho deste ano, o rival do Honda HR-V acumulou apenas 6.938 unidades comercializadas. Por outro lado, o subcompacto Avenger anotou um expressivo crescimento e na primeira parte do ano, alcançou 52.154 unidades vendidas, segundo a Auto Esporte. A revista alemã conversou com uma fonte da marca e ela deu mais informações sobre o tema.

Brasileiros vão perder o Renegade?
A fonte contou que a estratégia atual da fabricante para a Europa está concentrada em modelos como o Avenger, o Compass, o Wagoneer S e o Recon. Ou seja, o Jeep Renegade dançou ao menos por enquanto. Vale lembrar que tempos atrás, ele conseguiu alcançar 80 mil unidades vendidas na região europeia. Já para o Brasil, a decisão é completamente diferente.
Por aqui, ele é o modelo mais acessível da fabricante, partindo de R$ 118.290. Aliás, suas vendas são bastante expressivas, já que ele acumulou 3.711 unidades comercializadas no último mês de julho, segundo a Fenabrave e ficou em 11° lugar no ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil. Dada sua alta importância, ele passará por mudanças em breve.

Em 2026, ele terá uma reestilização que vai deixá-lo um pouco mais sofisticado e vai ajudá-lo a segurar as pontas para sua nova geração. O exterior deve mudar levemente, assim ele terá ar mais atualizado. O interior também contará com novidades. Já a motorização terá destaques. Ele passará a ser equipado com o motor 1.3 turbo flex T270 com sistema semi-híbrido de 48V. A ideia é que o sistema elétrico ajude a reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível.
A nova geração ainda não tem data oficial para chegar e com o fim de produção italiana do SUV, o Brasil será o único berço do Renegade tanto reestilizado quanto de nova geração. Além de ser maior, seu visual deverá ser diferente da estética atual e ele passará a ser montado em Betim, Minas Gerais. Isso acontece já que ele será fabricado a partir da plataforma STLA Small.

Você gosta do Renegade? Conte nos comentários
![Jeep Renegade [diivulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/01/jeep_renegade_s_294_edited-1200x720.jpg)


Acho que voces precisam decidir melhor qual informação postar sobre o futuro do Renegade no Brasil…
De vez em quando o João posta que a nova geração (J2U) manterá a Small Wide, assim como o novo Compass (J3U), sendo ambos fabricados em Goiana.
Agora nessa matéria falam que ele “descerá” para Betim e será fabricado na STLA Small…
Minha aposta é que o Renegade europeu deve surgir no futuro, sendo a versão de produção do conceito Camper que a Fiat mostrou. Dessa forma, tanto o Renegade quanto o Compass europeus serão diferentes dos vendidos no cotinente americano.
O carro e óptimo