A Jeep abriu sua participação no Salão do Automóvel nesta quinta-feira (20) com uma apresentação que ninguém esperava. O Avenger, novo SUV compacto da marca e futuro rival direto de Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Chevrolet Sonic, entrou no palco quebrando uma janela de vidro, exatamente como o Jeep Cherokee fez em 1992 no Salão de Detroit. A grande novidade fica para a integração direta com o ChatGPT.
Uma apresentação sem aviso
A entrada do Avenger pegou a imprensa de surpresa com o Avenger por simplesmente ter atravessado um vidro no palco. A referência ao Cherokee dos anos 1990 não foi gratuita. A Jeep quis reforçar a ideia de recomeço e mostrar que o Avenger será o carro que dará o tom da marca na América do Sul a partir de 2026.
Só que esse não foi o único momento inesperado. Durante a fala de Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep na região, ele começou a falar sobre o ChatGPT na apresentação. Na sequência, anunciou que o Avenger terá o ChatGPT integrado ao sistema do carro. A marca repetiu esse nome várias vezes no palco, deixando claro que esse será um dos pilares tecnológicos do modelo.

O recurso vai permitir tirar dúvidas sobre o próprio carro, buscar informações relevantes, conversar com a assistente e realizar comandos por voz, assim como fazemos no celular. A Jeep não detalhou como será o funcionamento, se haverá mensalidade ou algum modelo pago, mas confirmou que a IA estará disponível no pacote de conectividade.
A mensagem é uma clara resposta ao Volkswagen Tera, que estreou no mercado com a IA proprietária da marca, chamada Otto. A Jeep aposta justamente na vantagem de usar uma tecnologia globalmente conhecida e já integrada ao cotidiano de muita gente.
Fabricado no Brasil e pronto para brigar no segmento mais quente do mercado

O Avenger será produzido em Porto Real (RJ) a partir de 2026, na mesma fábrica que hoje monta Peugeot 208, Citroën C3 e Aircross. Ele usa a plataforma CMP já conhecida e chega com as mesmas dimensões da versão europeia — 4,08 metros de comprimento, 1,78 de largura, 1,53 de altura e 2,56 de entre-eixos.
Debaixo do capô, o conjunto mecânico já conhecido no Brasil. O SUV terá motor 1.0 turbo flex de 125/130 cv e câmbio automático de seis marchas. Ele adota o sistema semi-híbrido de 12 volts que substitui o alternador para dar suporte em retomadas, mas não move o carro sozinho. É o mesmo MHEV que vemos em Pulse, Fastback e em outros modelos da Stellantis.
Jeep Recon, o futuro elétrico da marca

A apresentação também destacou o Recon, novo SUV elétrico que chega às linhas de produção nos próximos meses. Anunciado em 2022 e exibido em 2024, o modelo será fabricado em Toluca, no México, com poucas mudanças visuais em relação ao protótipo.
Ele usa a plataforma STLA Large, a mesma do Wagoneer S, e entrega números de cair o queixo para um Jeep elétrico, com seus 670 cv, 84 kgfm e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. A bateria de 98 kWh garante até 531 km no ciclo WLTP europeu. Nos EUA e na Europa, o preço deve girar em torno de US$ 65 mil (cerca de R$ 346 mil).
Cherokee híbrido também foi lembrado

O Cherokee foi comentado rapidamente na apresentação, reforçando a nova fase da Jeep. O modelo traz motor 1.6 turbo híbrido de 210 cv, tração 4×4 com desconexão do eixo traseiro.
E você, o que achou da Jeep quebrando um vidro no palco e trazendo o ChatGPT para dentro do carro? Deixe seu comentário!



