Ao vivo
Home » Novidades » Jeep quebra vidro no palco e anuncia Avenger com ChatGPT no Salão do Automóvel

Novidades

Direto do Salão do Automóvel

Jeep quebra vidro no palco e anuncia Avenger com ChatGPT no Salão do Automóvel

Marca repete cena histórica de 1992 e revela que o SUV nacional terá inteligência artificial integrada a partir de 2026

4 min de leitura

A Jeep abriu sua participação no Salão do Automóvel nesta quinta-feira (20) com uma apresentação que ninguém esperava. O Avenger, novo SUV compacto da marca e futuro rival direto de Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Chevrolet Sonic, entrou no palco quebrando uma janela de vidro, exatamente como o Jeep Cherokee fez em 1992 no Salão de Detroit. A grande novidade fica para a integração direta com o ChatGPT.

Uma apresentação sem aviso

A entrada do Avenger pegou a imprensa de surpresa com o Avenger por simplesmente ter atravessado um vidro no palco. A referência ao Cherokee dos anos 1990 não foi gratuita. A Jeep quis reforçar a ideia de recomeço e mostrar que o Avenger será o carro que dará o tom da marca na América do Sul a partir de 2026.

Só que esse não foi o único momento inesperado. Durante a fala de Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep na região, ele começou a falar sobre o ChatGPT na apresentação. Na sequência, anunciou que o Avenger terá o ChatGPT integrado ao sistema do carro. A marca repetiu esse nome várias vezes no palco, deixando claro que esse será um dos pilares tecnológicos do modelo.

Interior da série limitada do Jeep Avenger, com detalhes em amarelo
Jeep Avenger The North Face Edition [divulgação]

O recurso vai permitir tirar dúvidas sobre o próprio carro, buscar informações relevantes, conversar com a assistente e realizar comandos por voz, assim como fazemos no celular. A Jeep não detalhou como será o funcionamento, se haverá mensalidade ou algum modelo pago, mas confirmou que a IA estará disponível no pacote de conectividade.

A mensagem é uma clara resposta ao Volkswagen Tera, que estreou no mercado com a IA proprietária da marca, chamada Otto. A Jeep aposta justamente na vantagem de usar uma tecnologia globalmente conhecida e já integrada ao cotidiano de muita gente.

Fabricado no Brasil e pronto para brigar no segmento mais quente do mercado

Jeep Avenger branco na montanha
Jeep Avenger [divulgação]

O Avenger será produzido em Porto Real (RJ) a partir de 2026, na mesma fábrica que hoje monta Peugeot 208, Citroën C3 e Aircross. Ele usa a plataforma CMP já conhecida e chega com as mesmas dimensões da versão europeia — 4,08 metros de comprimento, 1,78 de largura, 1,53 de altura e 2,56 de entre-eixos.

Debaixo do capô, o conjunto mecânico já conhecido no Brasil. O SUV terá motor 1.0 turbo flex de 125/130 cv e câmbio automático de seis marchas. Ele adota o sistema semi-híbrido de 12 volts que substitui o alternador para dar suporte em retomadas, mas não move o carro sozinho. É o mesmo MHEV que vemos em Pulse, Fastback e em outros modelos da Stellantis.

Jeep Recon, o futuro elétrico da marca

Jeep Recon
Jeep Recon [Divulgação]

A apresentação também destacou o Recon, novo SUV elétrico que chega às linhas de produção nos próximos meses. Anunciado em 2022 e exibido em 2024, o modelo será fabricado em Toluca, no México, com poucas mudanças visuais em relação ao protótipo.

Ele usa a plataforma STLA Large, a mesma do Wagoneer S, e entrega números de cair o queixo para um Jeep elétrico, com seus 670 cv, 84 kgfm e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. A bateria de 98 kWh garante até 531 km no ciclo WLTP europeu. Nos EUA e na Europa, o preço deve girar em torno de US$ 65 mil (cerca de R$ 346 mil).

Cherokee híbrido também foi lembrado

Jeep Cherokee 2026 azul de frente subindo pedras
Jeep Cherokee 2026 [divulgação]

O Cherokee foi comentado rapidamente na apresentação, reforçando a nova fase da Jeep. O modelo traz motor 1.6 turbo híbrido de 210 cv, tração 4×4 com desconexão do eixo traseiro. 

E você, o que achou da Jeep quebrando um vidro no palco e trazendo o ChatGPT para dentro do carro? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar