A demanda por carros elétricos voltou a crescer, mas de forma comedida. E com o intuito de garantir altas vendas dos seus modelos, a Kia criou um aromatizador com cheiro de gasolina para equipar seus carros movidos a bateria. A ideia do projeto é fazer com que o condutor de um modelo ecológico se lembre dos velhos tempos em que ia até um posto de combustível abastecer seu possante.
Esse aromatizador foi desenvolvido por uma parceria entre a fabricante e o perfumista finlandês Max Pertulla. O perfume combina notas de óleo de motor, metal, alcatrão de bétula e até jasmim. Surpreendentemente, a flor consegue produzir hidrocarbonetos parecidos com aqueles encontrados na gasolina, o que ajuda no aroma.
O projeto foi pensado pela distribuidora da Kia em solo finlandês. Segundo os executivos, diversos motoristas sentem falta dos estímulos que os carros a combustão têm nos modelos elétricos. Por isso, criar uma espécie de perfume que pode lembrar um dos cheiros mais comuns dos automóveis e mexer com o emocional dos condutores.

Futuro mais consciente
Assim, a montadora acredita motivar os consumidores que desejam fazer a transição para o mundo eletrificado. O produto terá produção limitada e vem em formato de galão de gasolina. Ele foi apresentado juntamente com o novo modelo EV4 da fabricante. O novo carro da marca pode ser sedan ou hatch e chama atenção pelo desenho futurista.
Eles são montados a partir da plataforma E-GMP e o sedan possui 4,73 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos. O três-volumes dispõe de um motor de 201 cv e a bateria pode ter capacidade de 58,3 kWh ou 81,4 kWh, dependendo do mercado. A tração é dianteira e a autonomia pode chegar aos 530 km, segundo os ciclos internacionais.

A Kia está preocupada com o futuro. Por isso, aposta cada vez mais em carros eletrificados. No Brasil, por exemplo, sua linha é majoritariamente eletrificada. Hoje, sua opção de entrada é o SUV subcompacto Stonic. Ele é um semi-híbrido de 48V, cujo sistema elétrico não traciona as rodas e ajuda a diminuir a emissão de poluentes, além do consumo de combustível. Custa R$ 154.990.
Já os brasileiros que podem ter um carro 100% elétrico, possuem o SUV EV5 como opção mais em conta. Ele tem pegada futurista, 217,5 cv, bateria LFP de 88,1 kWh de capacidade e alcance de 402 km pelo Inmetro. O EV5 é oferecido por R$ 389.990.
Você teria esse aromatizador de gasolina no seu carro elétrico? Conte nos comentários


