O mercado automotivo é duramente afetado pela economia mundial e a Kia está sentindo isso na pele. A marca sul-coreana estava se programando para revelar em breve o EV4 e uma caminhonete elétrica aos Estados Unidos. Mas, teve de voltar atrás por causa das altas tarifas que prejudicariam diretamente seus planos.
Há pouco tempo estava acontecendo o Salão do Automóvel de Los Angeles e o vice-presidente da fabricante para a América esteve presente. Russell Wager fez grandes anúncios e foi entrevistado pela equipe do Car and Driver e deu mais detalhes do que os estadunidenses podem esperar. Segundo ele, o EV4 só sofre com atrasos em relação aos Estados Unidos por causa das altas tarifas.
Wager pontuou que o modelo era pensado para ser lançado localmente quando não havia os impostos. Ele disse que não espera que não tenha nenhuma tarifa, só que se ela seguir variando de tempos em tempos, fica complicado desenvolver um plano de negócios. Contudo, tem outro fator que também pesa na decisão da Kia de apresentar sua caminhonete elétrica.

Muitos fatores
O outro ponto tem a ver com a demanda do público. Apesar de ter tido um leve aumento na busca por carros elétricos nos últimos tempos, as montadoras seguem receosas acerca desses modelos. O que acontece é que elas projetaram que os consumidores comprariam diversas unidades dos carros ecológicos assim que eles fossem lançados. Porém, a situação foi contrária.
A infraestrutura de recarga e a ansiedade por autonomia ainda pesam bastante na decisão de compra. Russell pontuou em sua entrevista que a montadora precisa ver o que o mercado estadunidense quer comprar. Desse modo, consegue conversar com sua equipe para ver quais serão os próximos lançamentos.

Brasil está em outro cenário
Se para os Estados Unidos o cenário não é tão favorável, para o Brasil a marca tem outros planos. Ela acabou de anunciar a chegada do SUV médio Sportage reestilizado às concessionárias. Além de visual futurista, ele quer te atrair por meio do sistema semi-híbrido de motorização. O SUV tem 178 cv, consumo de 13,2 km/l na estrada e sai por menos de R$ 270 mil.
Além disso, a Kia aproveitou o Salão do Automóvel de São Paulo 2025 para anunciar mais novidades. A fabricante espera lançar a caminhonete média Tasman, a van elétrica PV5, o SUV elétrico EV3, o Stonic reestilizado, a volta do Sorento e os médios K4 para os brasileiros em 2026. Segundo a montadora, os primeiros lançamentos serão anunciados no primeiro semestre do próximo ano. E não há confirmação da vinda do EV4 ou até mesmo da nova caminhonete elétrica da marca ao Brasil.

Você teria uma caminhonete elétrica? Conte nos comentários


