Home » Novidades » Kia pode ter SUV robusto baseado na caminhonete Tasman

Novidades

Carroceria fechada!

Kia pode ter SUV robusto baseado na caminhonete Tasman

O caminho iniciado pela caminhonete Tasman pode indicar que a Kia prepara um SUV parrudo para enfrentar Toyota e Ford

3 min de leitura

A tranquilidade do Toyota Land Cruiser Prado e do Ford Everest pode ser abalada em breve. Seguindo o visual da caminhonete Kia Tasman, a marca sul-coreana estuda o desenvolvimento de um SUV robusto para competir diretamente com os utilitários esportivos mais vendidos da Austrália. O lançamento é esperado antes de 2029, de acordo com executivos da Kia na região.

Segundo os sites Carsales e Carscoops, um gerente geral de marketing da Kia Australia sugeriu que, se a caminhonete Tasman for um sucesso, ela abrirá um novo caminho para a marca no segmento de utilitários. “Por isso, vamos acertar primeiro a Tasman”, comentou.

Esse posicionamento pode indicar que o fabricante está no caminho de desenvolver um SUV baseado na caminhonete, embora ainda não haja confirmações oficiais. O interesse é compreensível, já que a Austrália tem grande preferência por caminhonetes e utilitários esportivos.

Ilustração do futuro SUV da Kia baseado na caminhonete Tasman
[Theophilus Chin / YouTube/Carsales/Carscoops]

Esse cenário é reforçado pelos dados da Câmara Federal das Indústrias Automotivas da Austrália, que mostram que caminhonetes e SUVs foram os modelos mais vendidos no país. Entre os destaques, aparecem a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Já entre os utilitários com carroceria sobre chassi, o Toyota Land Cruiser Prado e o Ford Everest se mantiveram entre os dez carros mais vendidos da Austrália no último mês.

O que a caminhonete Kia Tasman oferece?

A Kia Tasman enfrenta forte concorrência no mercado e é oferecida na Austrália com preços a partir de US$ 27.910, podendo chegar a US$ 48.686 na configuração topo de linha Tasman X-Pro 4×4. Ela está sendo lançado com carroceria cabine dupla em todas as versões, equipadas com motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 209 cv e 44,9 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas.

A versão de entrada Tasman S traz rodas de aço, faróis de LED e um interior equipado com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, mesmo tamanho da central multimídia, além de um display de cinco polegadas dedicado ao controle do ar-condicionado. Nas opções mais sofisticadas, como a Tasman X-Pro 4×4, há assentos dianteiros aquecidos e ventilados, teto solar e sistema de som assinado pela Harman Kardon.

O que você achou da estratégia da Kia de lançar um utilitário esportivo parrudo baseado na Tasman? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar