A tranquilidade do Toyota Land Cruiser Prado e do Ford Everest pode ser abalada em breve. Seguindo o visual da caminhonete Kia Tasman, a marca sul-coreana estuda o desenvolvimento de um SUV robusto para competir diretamente com os utilitários esportivos mais vendidos da Austrália. O lançamento é esperado antes de 2029, de acordo com executivos da Kia na região.
Segundo os sites Carsales e Carscoops, um gerente geral de marketing da Kia Australia sugeriu que, se a caminhonete Tasman for um sucesso, ela abrirá um novo caminho para a marca no segmento de utilitários. “Por isso, vamos acertar primeiro a Tasman”, comentou.
Esse posicionamento pode indicar que o fabricante está no caminho de desenvolver um SUV baseado na caminhonete, embora ainda não haja confirmações oficiais. O interesse é compreensível, já que a Austrália tem grande preferência por caminhonetes e utilitários esportivos.

Esse cenário é reforçado pelos dados da Câmara Federal das Indústrias Automotivas da Austrália, que mostram que caminhonetes e SUVs foram os modelos mais vendidos no país. Entre os destaques, aparecem a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Já entre os utilitários com carroceria sobre chassi, o Toyota Land Cruiser Prado e o Ford Everest se mantiveram entre os dez carros mais vendidos da Austrália no último mês.
O que a caminhonete Kia Tasman oferece?
A Kia Tasman enfrenta forte concorrência no mercado e é oferecida na Austrália com preços a partir de US$ 27.910, podendo chegar a US$ 48.686 na configuração topo de linha Tasman X-Pro 4×4. Ela está sendo lançado com carroceria cabine dupla em todas as versões, equipadas com motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 209 cv e 44,9 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas.
A versão de entrada Tasman S traz rodas de aço, faróis de LED e um interior equipado com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, mesmo tamanho da central multimídia, além de um display de cinco polegadas dedicado ao controle do ar-condicionado. Nas opções mais sofisticadas, como a Tasman X-Pro 4×4, há assentos dianteiros aquecidos e ventilados, teto solar e sistema de som assinado pela Harman Kardon.


O que você achou da estratégia da Kia de lançar um utilitário esportivo parrudo baseado na Tasman? Compartilhe sua opinião nos comentários!



