Chamado de novo protagonista global da Kia, a segunda geração do Seltos foi revelada oficialmente na Coréia do Sul e já fica o nosso apelo: tragam este SUV primo do Hyundai Creta ao Brasil. Com estilo bem ousado e mecânica confiável, as chances de fazer sucesso por aqui são gigantes.
Usando a plataforma do Niro e do K4, que é a mesma que o Hyundai Kona usa e é uma evolução da base do Creta, o novo Kia Seltos ficou substancialmente maior que o modelo anterior e encosta no porte do Sportage. São 4,43 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,60 m de altura e 2,69 m de entre-eixos.
Isso faz com que ele seja apenas 8 cm mais curto que o Sportage, 3 cm mais estreito, 4 cm mais baixo e tenha entre-eixos 1 cm mais curto. Já comparado ao Creta, o Kia consegue ser tão maior que passa fácil como rival do Jeep Compass ao invés de um SUV compacto. São 10 cm a mais do que o Creta no comprimento, 4 cm na largura e 8 no entre-eixos.
![Kia Seltos [divulgaçÃo]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/kia_seltos58.webp)
Herança do Creta
Para movê-lo, a Kia reuniu dois motores que o Hyundai Creta já usou, mas que a inclusão de um ou de outro depende do mercado. Alguns países terão motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 149 cv, enquanto outros terão o 1.6 quatro cilindros turbo de 180 cv ou 193 cv. A tração é sempre na dianteira, mas a transmissão depende também.
O motor 2.0 quatro cilindros aspirado pode usar caixa manual de seis marchas ou automática tradicional de oito velocidades. Já o modelo turbo só conta com o câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas – ou seja, o mesmo conjunto do Creta e do Sportage (só que sem sistema MHEV).
A Kia prometeu também uma versão híbrida para o ano que vem, mas sem especificar qual será o conjunto. O Seltos pode receber a mesma configuração de motor 1.6 quatro cilindros aspirado com sistema híbrido HEV ou partir para a configuração PHEV já oferecida em outros modelos da marca. Ou até mesmo as duas variantes.
Ousadia e alegria
Visualmente falando, o Kia Seltos se transformou em um belo SUV ousado. A frente tem faróis divididos, sendo a luz diurna de LED formada por um filete em C, enquanto o farol principal fica disfarçado dentro da enorme grade frontal. O para-choque tem visual mais parrudo no X-Line, enquanto o GT-Line apresente estilo esportivo.
![Kia Seltos [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/kia_seltos65.webp)
Capô reto, linha de cintura alta e linhas limpas na lateral trazem o mesmo estilo dos modelos elétricos para o Seltos. A traseira conta com lanternas conectadas, sendo a porção mais externa com o mesmo visual dos faróis. O para-choque aqui também muda levemente de visual de acordo com a versão.
Por dentro, o SUV traz painel de instrumentos totalmente digital conectado à central multimídia. A Kia deu um show de visual ao trazer estilo minimalista, mas sem abrir mão de botões físicos para vários elementos necessários, como ar-condicionado e controle de volume. O console central é alto e marcado por vários porta objetos.
E o Brasil?
A produção do Kia Seltos na Índia ainda neste ano, sendo que no ano que vem ele começa a ser feito também na Europa, Coreia do Sul, América do Norte (possivelmente México) e China. Caso ele seja feito no México, como é esperado, seu caminho para o Brasil fica extremamente encurtado. Será que vem?
Você teria um Kia Seltos? Conte nos comentários.
![Kia Seltos [divulgaçÃo]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/kia_seltos_gt-line6_edited.webp)









