Ao vivo
Home » Novidades » Kia precisa lançar o SUV primo do Hyundai Creta no Brasil

Novidades

Olha esse carro!

Kia precisa lançar o SUV primo do Hyundai Creta no Brasil

Nova geração do Kia Seltos poderia ser um ponto forte de virada da marca no Brasil, especialmente porque ele herda muito do Hyundai Creta

4 min de leitura

Chamado de novo protagonista global da Kia, a segunda geração do Seltos foi revelada oficialmente na Coréia do Sul e já fica o nosso apelo: tragam este SUV primo do Hyundai Creta ao Brasil. Com estilo bem ousado e mecânica confiável, as chances de fazer sucesso por aqui são gigantes.

Usando a plataforma do Niro e do K4, que é a mesma que o Hyundai Kona usa e é uma evolução da base do Creta, o novo Kia Seltos ficou substancialmente maior que o modelo anterior e encosta no porte do Sportage. São 4,43 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,60 m de altura e 2,69 m de entre-eixos.

Isso faz com que ele seja apenas 8 cm mais curto que o Sportage, 3 cm mais estreito, 4 cm mais baixo e tenha entre-eixos 1 cm mais curto. Já comparado ao Creta, o Kia consegue ser tão maior que passa fácil como rival do Jeep Compass ao invés de um SUV compacto. São 10 cm a mais do que o Creta no comprimento, 4 cm na largura e 8 no entre-eixos.

Kia Seltos [divulgaçÃo]
Kia Seltos [divulgação]

Herança do Creta

Para movê-lo, a Kia reuniu dois motores que o Hyundai Creta já usou, mas que a inclusão de um ou de outro depende do mercado. Alguns países terão motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 149 cv, enquanto outros terão o 1.6 quatro cilindros turbo de 180 cv ou 193 cv. A tração é sempre na dianteira, mas a transmissão depende também.

O motor 2.0 quatro cilindros aspirado pode usar caixa manual de seis marchas ou automática tradicional de oito velocidades. Já o modelo turbo só conta com o câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas – ou seja, o mesmo conjunto do Creta e do Sportage (só que sem sistema MHEV).

A Kia prometeu também uma versão híbrida para o ano que vem, mas sem especificar qual será o conjunto. O Seltos pode receber a mesma configuração de motor 1.6 quatro cilindros aspirado com sistema híbrido HEV ou partir para a configuração PHEV já oferecida em outros modelos da marca. Ou até mesmo as duas variantes.

Ousadia e alegria

Visualmente falando, o Kia Seltos se transformou em um belo SUV ousado. A frente tem faróis divididos, sendo a luz diurna de LED formada por um filete em C, enquanto o farol principal fica disfarçado dentro da enorme grade frontal. O para-choque tem visual mais parrudo no X-Line, enquanto o GT-Line apresente estilo esportivo.

Kia Seltos [divulgação]
Kia Seltos [divulgação]

Capô reto, linha de cintura alta e linhas limpas na lateral trazem o mesmo estilo dos modelos elétricos para o Seltos. A traseira conta com lanternas conectadas, sendo a porção mais externa com o mesmo visual dos faróis. O para-choque aqui também muda levemente de visual de acordo com a versão.

Por dentro, o SUV traz painel de instrumentos totalmente digital conectado à central multimídia. A Kia deu um show de visual ao trazer estilo minimalista, mas sem abrir mão de botões físicos para vários elementos necessários, como ar-condicionado e controle de volume. O console central é alto e marcado por vários porta objetos.

E o Brasil?

A produção do Kia Seltos na Índia ainda neste ano, sendo que no ano que vem ele começa a ser feito também na Europa, Coreia do Sul, América do Norte (possivelmente México) e China. Caso ele seja feito no México, como é esperado, seu caminho para o Brasil fica extremamente encurtado. Será que vem?

Você teria um Kia Seltos? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar