Ao vivo
Home » Novidades » Kia Seltos é primo do Creta que ganha segunda geração e chega na Europa

Novidades

Chances de Brasil

Kia Seltos é primo do Creta que ganha segunda geração e chega na Europa

SUV compacto compartilha plataforma com Hyundai Creta com versões turbo, promessa de híbrido e chega na Europa pela primeira vez

4 min de leitura

O Kia Seltos sempre foi um personagem importante da marca, mesmo sem nunca ter dado as caras no Brasil ou na Europa. Lançado em 2019 e construído sobre a mesma base K3 do Hyundai Creta, o SUV compacto conquistou mercados como o norte-americano, Austrália, entre outros. Só em 2023 nos EUA foram 60 mil unidades vendidas. E agora ele recebe sua segunda geração, que não seria surpresa dar as caras por aqui. 

Enquanto sonhamos com o Seltos, pela primeira vez ele será vendido na Europa. A nova geração foi apresentada oficialmente e carrega a identidade visual atual da marca, a mesma que vemos no Sportage, Sorento e Carnival

A estratégia da Kia é aproveitar o crescimento dos SUVs compactos eletrificados e criar uma alternativa mais eloquente para enfrentar diretamente o renovado Volkswagen T-Roc, que também ganhou nova geração este ano.

Visual mais moderno

Kia Seltos estático de segunda geração
Kia Seltos [Divulgação]

O Seltos chega com mais personalidade que o antecessor. A Kia quer posicioná-lo como um SUV com cores chamativas, algo que muitos consumidores deixaram de lado e as montadoras também. Uma dos tons oferecidos é o verde Iceberg Green e o vermelho Magma Red.

A dianteira ganhou linhas mais afiadas e modernas e um conjunto de LEDs que segue a atual assinatura da marca. A carroceria tem apelo robusto, com skidplates de proteção e proporções que ficam entre o Niro e o Sportage. 

Essa aproximação visual é proposital. A Kia quer que o Seltos seja visto como um mini Sportage, oferecendo presença, mas sem entrar na faixa de preço do modelo maior. E por falar em proporções, o Seltos é ligeiramente menor que o Sportage, porém, maior que o Niro.

Motores conhecidos e um híbrido no radar

A oferta mecânica global oferece dois motores a gasolina. Um 2.0 aspirado de 147 cv e 18 kgfm de torque com câmbio CVT, esse para mercados que não exigem tanta eficiência energética. Há também o conhecido 1.6 turbo do Creta que conhecemos da família Hyundai, que aqui oferece 190 cv e 27 kgfm de torque. 

Kia Seltos estático de segunda geração
Kia Seltos [Divulgação]

Mas o grande destaque fica para o propulsor híbrido, previsto para chegar em 2026 que deve usar a mesma combinação do Niro, que também é vendido no Brasil. Ou seja, o motor 1.6 aspirado que gera 141 cv e 27 kgfm de torque, graças ao motor elétrico também. 

Se fosse vendido no Brasil, provavelmente o 1.6 turbo e o propulsor híbrido seria a aposta mais lógica, já que são motores conhecido da Hyundai/Kia e entrega desempenho competitivo para o segmento.

Kia Seltos [Divulgação]

A tração integral é opcional e vem acompanhada de suspensão traseira multilink. Apesar disso, o foco do SUV é urbano. A Kia deixou claro que o Seltos foi pensado para quem quer personalidade, bom pacote tecnológico e mais presença visual.

Interior com exigências europeias

Como vai estrear numa região de forte concorrência, o Seltos chega bem equipado. Duas telas de 12,3 polegadas, head-up display, teto solar, bancos reclináveis na segunda fileira e espaço de porta-malas de 536 litros fazem parte do pacote pensado para a Europa e Reino Unido.

Kia Seltos [Divulgação]

A estratégia da Kia é elevar o nível do Seltos para que ele não concorra diretamente com o Niro, que tem foco em eficiência, e nem com o Sportage, que ocupa o segmento acima. A marca acredita que existe um terceiro perfil de cliente, alguém que quer um SUV compacto com visual mais extrovertido e menos voltado à economia.

E o Brasil?

O Seltos nunca foi vendido no Brasil, mas não seria uma aposta descabida. A Kia apresentou oito novidades no Salão do Automóvel, como a picape Tasman que ninguém imaginava que chegaria ao nosso mercado, além do sedã e hatch K4 e a volta do Sorento. 

Kia Seltos [Divulgação]

Os colegas do Autos Segredos apuraram que o grupo Gandini, representante único da marca no Brasil desde 1992, deve montar o Seltos na fábrica de Nordex, em Montevidéu, a partir de 2027 de forma CKD, ou seja, totalmente desmontados. 

Desta forma o SUV será fabricado ao lado da Tasman e do utilitário Bongo. Isso permite grandes chances de vermos o Seltos por aqui em um futuro posicionado acima do Niro e abaixo do Sportage para brigar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Porém tudo depende do posicionamento de preço que a Kia fará ao Brasil. 

Você acha que o Seltos teria espaço no mercado brasileiro? Deixe seu comentário!


YouTube video

1 comentário em “Kia Seltos é primo do Creta que ganha segunda geração e chega na Europa”

  1. Eduardo Pereira

    Que carro lindo!

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, sempre fascinado por carros. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar