Ainda que o segmento de SUVs subcompactos no Brasil seja dominado por Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian, o Kia Stonic é um dos principais modelos na categoria lá fora. Para não deixar a cadeira esfriar e ganhar mais relevância, o modelo passou por uma plástica pesada, mas sem mudar de geração.
Construído sobre a plataforma GB, uma evolução da base modular que o Hyundai HB20 trabalha, o Kia Stonic 2026 puxou o estilo de seus irmãos elétricos para trazer um ar de novidade. Na dianteira, os faróis agora são em L, sendo prolongados em direção ao para-choque e dando a ele um ar de EV5.
A grade frontal nariz de tigre da Kia ficou pequena e conecta as partes superiores dos faróis. Já o para-choque tem menos área em preto em relação ao Stonic anterior. O formato trapezoidal até remete um pouco ao Volkswagen Nivus, outro SUV subcompacto à venda no Brasil.

A lateral não teve alterações e a Kia não deixou claro se o Stonic 2026 manterá a opção de teto com pintura contrastante. Já a traseira apresenta novas referências aos modelos elétricos da marca, com lanternas em C que invadem a tampa traseira. Adeus estilo mini Niro para o Stonic. O para-choque traseiro imita o desenho do dianteiro.
GT ou normal?
Vale destacar que a versão GT tem para-choques diferentes com estilo mais agressivo. Por dentro, a modernidade que faltava ao Kia Stonic atual foi resolvida. As peças compartilhadas com o HB20 deixaram de existir em favor de algo mais próximo ao Niro e Sportage. Volante é novo, com logotipo descentralizado e igual aos modelos elétricos.



O Kia Stonic 2026 agora tem painel mais reto, com central multimídia visualmente integrada ao painel de instrumentos totalmente digital – componentes iguais aos do Hyundai Creta. Há comandos físicos para o ar-condicionado em uma faixa logo abaixo das saídas de ar. O console central mudou para abrigar o novo freio de estacionamento eletrônico.
Semi-híbrido ou só turbo?
Na parte mecânica, a Kia segue oferecendo o Stonic sempre com motor 1.0 três cilindros turbo. Há versão normal com 100 cv ou semi-híbrida (como o Fiat Pulse) de 115 cv – sendo essa última a única oferecida no Brasil. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem com sete velocidades.

O lançamento do Kia Stonic 2026 começará pela Europa e deve chegar ao Brasil em um segundo momento. Apesar de levemente esquecido, o Stonic é um dos modelos mais vendidos da marca sul-coreana no nosso país e deve passar pelas mudanças para seguir na briga contra Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian.
Você teria um Kia Stonic? Conte nos comentários.



do jeito que o grupo Gandini é rápido, esse carro chega em 2028 no Brasil com estoque velho 27/27..
Em 2023 entrei numa concessionária Kia para comprá-lo e desisti por causa da potência do motor.
Comprei o Niro.
Com câmbio automatizado??? Jamais.