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Mudou bem, hein?

Kia Stonic 2026 muda para não ser esquecido na briga com Pulse e Tera

Um dos primeiros SUVs subcompactos vendidos no Brasil, Kia Stonic ganha uma bela repaginada para brigar com VW Tera e Fiat Pulse

3 min de leitura

Ainda que o segmento de SUVs subcompactos no Brasil seja dominado por Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian, o Kia Stonic é um dos principais modelos na categoria lá fora. Para não deixar a cadeira esfriar e ganhar mais relevância, o modelo passou por uma plástica pesada, mas sem mudar de geração.

Construído sobre a plataforma GB, uma evolução da base modular que o Hyundai HB20 trabalha, o Kia Stonic 2026 puxou o estilo de seus irmãos elétricos para trazer um ar de novidade. Na dianteira, os faróis agora são em L, sendo prolongados em direção ao para-choque e dando a ele um ar de EV5.

A grade frontal nariz de tigre da Kia ficou pequena e conecta as partes superiores dos faróis. Já o para-choque tem menos área em preto em relação ao Stonic anterior. O formato trapezoidal até remete um pouco ao Volkswagen Nivus, outro SUV subcompacto à venda no Brasil.

Kia Stonic GT branco lateral
Kia Stonic GT [divulgação]

A lateral não teve alterações e a Kia não deixou claro se o Stonic 2026 manterá a opção de teto com pintura contrastante. Já a traseira apresenta novas referências aos modelos elétricos da marca, com lanternas em C que invadem a tampa traseira. Adeus estilo mini Niro para o Stonic. O para-choque traseiro imita o desenho do dianteiro.

GT ou normal?

Vale destacar que a versão GT tem para-choques diferentes com estilo mais agressivo. Por dentro, a modernidade que faltava ao Kia Stonic atual foi resolvida. As peças compartilhadas com o HB20 deixaram de existir em favor de algo mais próximo ao Niro e Sportage. Volante é novo, com logotipo descentralizado e igual aos modelos elétricos.

O Kia Stonic 2026 agora tem painel mais reto, com central multimídia visualmente integrada ao painel de instrumentos totalmente digital – componentes iguais aos do Hyundai Creta. Há comandos físicos para o ar-condicionado em uma faixa logo abaixo das saídas de ar. O console central mudou para abrigar o novo freio de estacionamento eletrônico.

Semi-híbrido ou só turbo?

Na parte mecânica, a Kia segue oferecendo o Stonic sempre com motor 1.0 três cilindros turbo. Há versão normal com 100 cv ou semi-híbrida (como o Fiat Pulse) de 115 cv – sendo essa última a única oferecida no Brasil. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem com sete velocidades.

Kia Stonic GT [divulgação]

O lançamento do Kia Stonic 2026 começará pela Europa e deve chegar ao Brasil em um segundo momento. Apesar de levemente esquecido, o Stonic é um dos modelos mais vendidos da marca sul-coreana no nosso país e deve passar pelas mudanças para seguir na briga contra Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian.

Você teria um Kia Stonic? Conte nos comentários.


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0 comentário em “Kia Stonic 2026 muda para não ser esquecido na briga com Pulse e Tera”

  1. Edmon

    do jeito que o grupo Gandini é rápido, esse carro chega em 2028 no Brasil com estoque velho 27/27..

  2. Carmen Santos

    Em 2023 entrei numa concessionária Kia para comprá-lo e desisti por causa da potência do motor.
    Comprei o Niro.

  3. Reynaldo

    Com câmbio automatizado??? Jamais.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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