Home » Novidades » Kia Stonic será vendido no Brasil com motor 1.0 turbo do Hyundai HB20

Destaque

Kia Stonic será vendido no Brasil com motor 1.0 turbo do Hyundai HB20

Depois de muita espera e expectativas, a Kia finalmente decidiu que o SUV compacto que venderá no Brasil será o Stonic

3 min de leitura

Desde o lançamento do Kia Rio no Brasil em 2019, a marca sul-coreana promete trazer também um SUV compacto. No Salão de 2018 foi mostrado o Stonic, mas posteriormente sua vinda foi negada. A marca falava sobre o Seltos (que é mais um SUV médio que um compacto) e até do Sonet. Mas a escolha recaiu sobre o Stonic.

O lançamento acontecerá ainda neste ano, mas sem data específica. O Kia Stonic é um SUV compacto baseado no Kia Rio e desenvolvido para o mercado europeu. Ele tem visual moderno e mais parece um hatch aventureiro do que um SUV de fato. Ele tem 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,48 m de altura.

Ou seja, pelo menos quanto às medidas, ele se posicionará na mesma faixa de Volkswagen Nivus. CAOA Chery Tiggo 3X e Fiat Pulse. Contudo, por ser importado e com motorização micro-híbrida, seu preço não deve ser tão competitivo quanto o trio nacional. Vale ressaltar que a Kia anuncia o Stonic como o híbrido mais barato do Brasil.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]

Coração eletrificado do HB20

Hoje esse título pertence ao Toyota Corolla Altis Hybrid de R$ 158.290. Contudo, o Kia Stonic não é verdadeiramente híbrido. Ele conta com sistema híbrido-leve usado em alguns modelos premium. Trata-se da substituição do alternador por um motor elétrico afim de diminuir emissões, reduzir consumo de combustível e auxiliar o motor a combustão.

Esse sistema elétrico, entretanto, não é capaz de mover as rodas sozinho como faz o Corolla. A motorização é baseada no motor 1.0 T-GDi do Hyundai HB20. No caso do Stonic, são entregues os mesmos 120 cv e 20,4 kgfm de torque. A potência é exatamente a mesma do HB20 turbo, contudo, o torque é 2,9 kgfm maior no Stonic.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]
O SUV compacto traz transmissão automática de dupla embreagem com sete marchas. A vantagem do sistema micro-híbrido é permitir que o motor seja desligado com o carro em movimento até 125 km/h em situações em que ele não é acelerado ou estaria em roda livre.

Versão única e recheada

O Kia Stonic será importado da Coreia do Sul em versão única, a SX. Nos últimos tempos a Kia tem passado a oferecer somente uma versão em seus carros, como aconteceu com Rio e Cerato. A versão conta com conjunto óptico full-LED, painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]
Como já é padrão do modelo na Europa, o Kia Stonic no Brasil deve oferecer teto com opção de pintura contrastante em diversos tons chamativos. Em seu Instagram, a marca sul-coreana divulgou a mesma combinação que aparece nas fotos que ilustram essa matéria: cinza com teto amarelo.

>>Novo Sportage 2023 mostra que a Kia cansou de ser só mais uma

>>Picape Kia rival de Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux atrasou

>>Kia Rio ganha linha 2022 no Brasil somente com uma novidade

YouTube video

8 comentários em “Kia Stonic será vendido no Brasil com motor 1.0 turbo do Hyundai HB20”

  1. lopo

    carro feio de mais quem tem coragem de compra isso

    • jti

      ainda com motor de carroça 1.6 do hb20 por isso que vejo nenhum kia na rua

  2. jti

    mais um carro com motor de carroça de hb20 sacanagem da kia por isso q vende nada

    hb20 não presta pra quê compra aquela carroça

  3. Thassio

    Traseira idêntica ao Jac t40

    • Ely

      Falou tudo kkk…

      • BERNARDO EMMANUEL OLIVEIRA TORRES

        Gente falando que motor com 20 kgf de torque é carroça. Dependendo do valor é uma ótima opção. Hj no Brasil o carro mais barato que temos, não sai por menos de 45k. Um carro desses até 105k seria uma boa opção.

  4. Cláudio

    Como dizia o ator José Wilker Com licença vou cagar.

  5. Abel PRACHEDIS

    Beleza

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar