A Kia não economizou nos lançamentos no Salão do Automóvel, que acontece entre 22 e 30 de novembro. Foram oito novidades e uma delas roubou a cena por um motivo simples. Ninguém esperava ver a picape média Tasman no Brasil, que está confirmada para ser vendida aqui em 2026 e tem grandes chances de ser produzida na região.
O chamariz da picape de fato, que atrai muita atenção, é seu visual, que divide opiniões de todos os lados. A aparência esquisita faz a Tasman ser totalmente diferente no mercado brasileiro contra as rivais. Mas o plano da Kia é ainda maior e viabiliza a produção no Uruguai.
Segundo apuração do Automotive Business, a picape pode ser produzida no Uruguai. Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia no Brasil, explicou que essa possibilidade está na mesa. Ele lembrou que a Nordex, que já monta o utilitário Bongo, tem estrutura para receber a Tasman.

“Estamos trabalhando para lançar o carro importado (da Coreia do Sul) em um primeiro momento. Porém, estamos analisando a viabilidade de produzir a Tasman no Uruguai juntamente com o Bongo. É uma possibilidade que está sendo estudada”, afirmou o executivo.
Gandini também confirmou que o modelo já está homologado e pronto para o mercado brasileiro. Falta apenas definir quantas unidades virão inicialmente. Ele ainda mencionou ainda que a Kia segue estudando novas tecnologias para a região. A marca tem a tecnologia híbrida flex, mas ela só deve aparecer em um projeto futuro, sem previsão de estreia no curto prazo.
Como é a Kia Tasman

A picape vem com motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, com 210 cv e 45 kgfm, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial. A picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e chega a 201 km/h de velocidade máxima.
No tamanho e na capacidade de carga, a Tasman não fica atrás das rivais. São 1.173 litros na caçamba e até 1.195 kg de carga útil. A configuração X-Line exibida no salão suporta até 1.007 kg.

O interior segue a identidade recente da Kia. O painel tem duas telas de 12,3 polegadas integradas, console central alto, volante multifuncional e pacote completo de assistências como piloto automático adaptativo, assistente de faixa, entre outros.
A estreia no Brasil acontece no segundo semestre de 2026, com a missão de encarar Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton e companhia. Se a produção no Uruguai for confirmada, a Kia ganha fôlego para competir com mais equilíbrio no segmento das picapes médias.
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