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Kia Tasman pode ser produzida do ladinho da Toyota Hilux

Picape média foi uma das atrações mais comentadas do Salão do Automóvel e já tem caminho aberto para ganhar produção regional

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A Kia não economizou nos lançamentos no Salão do Automóvel, que acontece entre 22 e 30 de novembro. Foram oito novidades e uma delas roubou a cena por um motivo simples. Ninguém esperava ver a picape média Tasman no Brasil, que está confirmada para ser vendida aqui em 2026 e tem grandes chances de ser produzida na região.

O chamariz da picape de fato, que atrai muita atenção, é seu visual, que divide opiniões de todos os lados. A aparência esquisita faz a Tasman ser totalmente diferente no mercado brasileiro contra as rivais. Mas o plano da Kia é ainda maior e viabiliza a produção no Uruguai. 

Segundo apuração do Automotive Business, a picape pode ser produzida no Uruguai. Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia no Brasil, explicou que essa possibilidade está na mesa. Ele lembrou que a Nordex, que já monta o utilitário Bongo, tem estrutura para receber a Tasman. 

Kia Tasman bege de lateral no deserto
Kia Tasman [Divulgação]

“Estamos trabalhando para lançar o carro importado (da Coreia do Sul) em um primeiro momento. Porém, estamos analisando a viabilidade de produzir a Tasman no Uruguai juntamente com o Bongo. É uma possibilidade que está sendo estudada”, afirmou o executivo. 

Gandini também confirmou que o modelo já está homologado e pronto para o mercado brasileiro. Falta apenas definir quantas unidades virão inicialmente. Ele ainda mencionou ainda que a Kia segue estudando novas tecnologias para a região. A marca tem a tecnologia híbrida flex, mas ela só deve aparecer em um projeto futuro, sem previsão de estreia no curto prazo.

Como é a Kia Tasman

Nova picape Kia Tasman bege em foto lateral no deserto
Kia Tasman [Divulgação]

A picape vem com motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, com 210 cv e 45 kgfm, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial. A picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e chega a 201 km/h  de velocidade máxima.

No tamanho e na capacidade de carga, a Tasman não fica atrás das rivais. São 1.173 litros na caçamba e até 1.195 kg de carga útil. A configuração X-Line exibida no salão suporta até 1.007 kg. 

Imagem mostra interior da picape Kia Tasman
Kia Tasman [Divulgação]

O interior segue a identidade recente da Kia. O painel tem duas telas de 12,3 polegadas integradas, console central alto, volante multifuncional e pacote completo de assistências como piloto automático adaptativo, assistente de faixa, entre outros.

A estreia no Brasil acontece no segundo semestre de 2026, com a missão de encarar Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton e companhia. Se a produção no Uruguai for confirmada, a Kia ganha fôlego para competir com mais equilíbrio no segmento das picapes médias.

E aí, o que você acha da chegada da Tasman ao Brasil? Deixe seu comentário!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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