Mesmo apagados no atual portfólio brasileiro, o Latin NCAP testou os Renault Sandero, Stepway e Logan. Contudo, os três compactos veteranos não obtiveram nenhuma estrela ao final do teste. A avaliação surpreende já que dois dos três modelos ainda seguem à venda no Brasil, mesmo que o Logan ainda tenha poucas unidades restantes.
Em primeiro lugar, os três veteranos passaram pela avaliação da proteção dos ocupantes adultos. Aqui, eles obtiveram 33% e 13,13 pontos. No impacto frontal, a proteção da cabeça e pescoço dos passageiros dianteiros foi boa. Já a segurança do tórax para ambos foi vista como marginal.
Os joelhos do motorista e o esquerdo do passageiro tiveram proteção marginal, já que eles podem sofrer danos por meio das áreas atrás do painel em um acidente. Surpreendentemente, o joelho direito do passageiro teve boa proteção. O Latin NCAP pontuou que esses carros da Renault têm boa proteção para as tíbias do passageiro e a tíbia esquerda do condutor.
Mais segurança para crianças
A tíbia direita do motorista teve proteção adequada. A área dos pés é estável, mas a estrutura da cabine dos Sandero, Stepway e Logan foi vista como instável. No impacto lateral, a cabeça teve boa proteção. A pelve e o abdômen tiveram proteção adequada. Porém, o tórax teve proteção fraca.
No impacto lateral do poste, os modelos tiveram proteção insuficiente na cabeça, tórax com segurança fraca, abdômen com proteção adequada e pelve com boa proteção. No chicote, a proteção foi vista como marginal para o pescoço nos carros da Renault segundo o Latin NCAP. Aliás, os três estão em conformidade com os requisitos estruturais de impacto traseiro.
Para a avalição dos ocupantes infantis, os Sandero, Logan e Stepway receberam 61% e 30 pontos de média. O dummy de três anos teve assento fixado com Isofix e Top Tether. Assim, evitou expor demais a cabeça. Mas, teve alta tensão no pescoço. Já o boneco que simula um bebê teve proteção total e evitou exposição da cabeça.
No impacto lateral, segundo o Latin NCAP, esses três veteranos da Renault tiveram proteção total para as crianças. A proteção de pedestres e usuários vulneráveis nas estradas ganhou 22,22 pontos e 46% de avaliação. De acordo com o órgão, nenhum dos carros têm conformidade com o regulamento UN127 para a proteção de pedestres.
Nota zerada
A maioria das áreas tiveram as partes de possível impacto da cabeça com proteção marginal e adequada. Partes do para-brisa e coluna A foram vistos com proteção fraca e deficiente. Poucas partes possuem boa proteção. A parte inferior da perna foi visto como bom e adequado.
Porém, a parte superior da perna foi fraca nas bordas e boa em determinadas partes do centro nos Renault Sandero, Logan e Stepway na visão do Latin NCAP. Por fim, os três compactos não pontuaram no requisito itens de assistência a segurança. Segundo o órgão, o sinal visual do lembrete de cinto de segurança não atende aos requisitos, apenas o sinal sonoro, no caso do motorista.
Do passageiro dianteiro, os itens apresentaram falha. Como alerta de ponto cego e limitador de velocidade, o órgão não os avaliou. No entanto, é válido reforçar que o Renault Sandero não é mais vendido como 0km no Brasil. Já os Logan e Stepway ainda podem ser encontrados nas concessionárias, mas o sedã já teve a produção completamente finalizada.
Você teria ou tem algum desses carros da Renault que o Latin NCAP acabou de testar? Conte nos comentários