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Mudanças e mais mudanças

Latin NCAP ficará mais rígido em 2026 e público pode pagar o pato

A partir de 2026, um novo protocolo de segurança dos testes do Latin NCAP será imposto. E muitas mudanças estão previstas

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Os testes de segurança do Latin NCAP seguirão um novo protocolo a partir de 2026. Eles ficarão mais rígidos para distribuírem as cinco estrelas aos modelos testados. Além disso, as avaliações passarão por análises mais rígidas, tudo a fim de melhorar os níveis de segurança dos veículos testados. Contudo, toda rigidez pode impactar no bolso do cliente final.

A Quatro Rodas destrinchou e revelou como deverão ser os testes a partir do próximo ano. Em 2026, para que um modelo alcance as cinco estrelas, ele precisará ter pontuação mais alta nos testes de colisão. Inclusive, essas avaliações vão ficar mais rigorosas com o passar dos anos. Ainda nesse sentido, as montadoras precisarão equipar seus carros com mais itens de segurança.

Testes como a proteção de pedestres e avaliação dos sistemas eletrônicos terão maior atenção a partir do próximo ano. O primeiro quesito, por exemplo, precisa alcançar 65% de segurança em 2026 e em 2028, a taxa sobe para 70%. As avaliações do Latin NCAP 2026 querem também popularizar itens de segurança nos modelos e vai exigir que eles venham equipados com controle eletrônico de estabilidade, alerta de ponto cego, piloto automático e outros equipamentos.

Peugeot 2008 branco no teste de impacto lateral do Latin NCAP
Peugeot 2008 no Latin NCAP [Divulgação]

Uma mudança atrás da outra

A proteção dos adultos mudará de forma severa. Os bonecos serão trocados por modelos mais novos e com sensores mais sensíveis. As marcas terão de provar que os ocupantes dos assentos traseiros estarão bem protegidos em caso de uma batida frontal. Outra mudança tem relação com o pós-acidente. Os veículos ganharão mais pontos se as portas se destravarem sozinhas, o automóvel realizar a chamada de emergência e se o carro elétrico não der choque após uma colisão forte.

Os dummies infantis terão uma mudança. A partir de 2026, o Latin NCAP vai usar um boneco que simula uma criança de 10 anos sentada em um assento de elevação e outro que parece uma criança de três anos e colocada em uma cadeirinha. Aliás, a cadeirinha terá um novo sistema mais seguro e mais simples de instalação a ser avaliado. O sensor que detecta e alerta o condutor sobre presença de item nos bancos traseiros também passará por avaliação.

Citroën C3 [Latin NCAP]
Citroën C3 [Latin NCAP]

Por sua vez, a frenagem autônoma de emergência terá que evoluir e incorporar o detector de pedestres e ciclistas. Assim, o órgão avaliador espera que um atropelamento, por exemplo, seja evitado. Inclusive, o ato do modelo frear automaticamente será avaliado em cenários como noite e terá ainda que passar por análises com criança e ciclistas atravessando a pista. A nota desta avaliação vai contemplar testes nas batidas de trânsito urbano, de baixa velocidade, e em estradas, com alta velocidade.

O controle de estabilidade segue sendo avaliado. Mas, o veículo pode perder pontos nesta avaliação se ele não tiver o leitor de placas de trânsito e corrigir a velocidade no piloto automático. Ainda nesse sentido, o automóvel que tiver este recurso poderá ter mais pontos. Carros que informam o limite de velocidade e aqueles com sistema manual terão outra forma de pontuação.

Segurança do Citroën C3 Aircross - Compacto tira zero estrelas - Piores notas no Latin NCAP 2024
Citroën C3 Aircross [Latin NCAP]

Novos equipamentos?

No protocolo do Latin NCAP 2026, um novo sistema de manutenção de faixa de emergência deve ser avaliado. Batizado de ELK, o recurso é capaz de evitar uma saída da pista em situação severa como desvio de um veículo que está na contramão ou até evitar a possível saída do modelo em uma via que está com problemas nas marcações.

Os avaliadores pedem que itens como a frenagem autônoma e detector de pedestres e ciclistas, assistência de suporte de faixa e o de chamada de emergência possam ser ofertados aos clientes como um equipamento opcional. A maioria deles precisará equipar cerca do 70% do volume total de vendas de um determinado veículo. Ou seja, o órgão espera que pelo menos duas versões do automóvel testado disponha destes itens de série.

carros
Carros na estrada [Divulgação]

Um destaque do próximo protocolo a ser adotado pelo Latin NCAP tem relação com novos equipamentos de segurança. Caso o automóvel conte com monitoramento do condutor, o qual percebe se o motorista está com sono e emite um alerta, aviso em caso do motorista estar fazendo um truque para não usar o cinto de segurança e até um dispositivo que impede do carro ligar em caso do condutor ter ingerido bebida alcoólica poderá receber mais pontos.

Quem vai pagar o pato?

A ideia do Latin NCAP é que suas avaliações fiquem cada vez mais rigorosas a partir de 2026. O intuito do órgão avaliador é exigir que os modelos vendidos na América Latina sejam cada vez mais seguros para o público final. Seu novo protocolo pode popularizar os itens de segurança para modelos mais acessíveis ou ser ignorado pelas montadoras.

Não seguir todas essas normas tem uma explicação. Ao equipar os carros podem deixá-los bem mais caros do que eles custam hoje. Assim, o público final seria duramente impactado. Vale reforçar que o Latin NCAP é um órgão independente e que não tem poder para impor mudanças na regulamentação dos países latino-americanos.

carros na rua
Carros parados na rua [Divulgação]

O que você achou dessa história? Você segue as avaliações do Latin NCAP para decidir se compra um automóvel? Conte nos comentários


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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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