A Leapmotor anunciou oficialmente sua chegada ao Brasil em evento realizado nesta terça-feira (7), em São Paulo. A marca estreia no país em novembro deste ano com dois SUVs, o B10 e o C10, e conta com o apoio direto da Stellantis, a qual detém 51% da operação internacional da empresa.
Segundo Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor na América do Sul, o diferencial da montadora está na tecnologia e na robustez do ecossistema que a Stellantis oferece.
“A Leapmotor chega ao país com um nível de estrutura que poucas marcas chinesas possuem. São 50 anos de conhecimento de mercado trazidos pela Stellantis, com rede, pós-venda e maturidade industrial já estabelecida”, afirmou o executivo.

Vale lembrar que a Leapmotor está em uma das fases mais expressivas de sua história. Só em setembro deste ano, a montadora ultrapassou 66 mil unidades vendidas, somando mais de 400 mil veículos comercializados no ano, o que representa crescimento de 130% em relação ao ano anterior.
Já são um milhão de unidades produzidas globalmente, 1.700 pontos de vendas pelo mundo e sete meses consecutivos de liderança entre as marcas chinesas NEV (New Energy Vehicles).

Estrutura Stellantis e ecossistema completo
Essa expansão acompanha a estratégia de internacionalização da Stellantis, que busca acelerar sua presença em veículos eletrificados com o apoio de marcas especializadas, como a Leapmotor. A operação da fabricante em solo brasileiro será ajudada pela infraestrutura do conglomerado.
A Leapmotor utilizará sua rede de concessionárias e centros do ecossistema de pós-venda do grupo Stellantis para oferecer suporte completo aos clientes. Em 2025 serão 36 concessionárias com proveito de utilizar espaços da rede Stellantis, ou seja, Fiat, Peugeot, Jeep e cia. Vale destacar que o Polo de Betim (MG) da Fiat será utilizado como centro de distribuição de peças para o Brasil.

Erica Schwambach, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Stellantis para América do Sul, comentou a importância dessa parceria e comparou com outras chinesas. “A Leapmotor já entra com um diferencial competitivo muito forte. As chinesas têm produtos bons, mas pecam na maturidade e no pós-venda. Com a Stellantis, entramos com um ecossistema robusto e preparado para o longo prazo”.
Além disso, a executiva também reforçou que a parceria não tem prazo definido. “É uma estratégia de longo prazo, pensada para ficar”. A chegada da nova fabricante ao Brasil revela um novo capítulo da estratégia da empresa que cuida da Ram, Peugeot e outras marcas por aqui. Hoje, ela lidera o mercado nacional com quase 30% de participação e passou a apostar na diversificação tecnológica em seu portfólio.

Globalmente, a Stellantis ajustou sua estratégia, abandonando a meta de se tornar 100% elétrica até 2030 e acabou adotando uma abordagem mais flexível com a joint-venture. Por outro lado, a marca chinesa traz a verticalização tecnológica e sua expertise em modelos elétricos.
Primeiros carros serão SUVs
Para chegar em grande estilo e incomodar as montadoras consolidadas, a Leapmotor estreará com dois SUVs. Um deles será o C10 REEV, um SUV grande com tecnologia Range Extended Electric Vehicle (REEV). Ou seja, ele tem um sistema que traciona de forma 100% elétrica e também conta com um pequeno motor 1.5 aspirado de 96 cv a gasolina. Este último é usado somente como um gerador para as baterias, enquanto elas movem o carro por completo.

O C10 tem um motor elétrico traseiro de 215 cv e 32,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria LFP de 28,4 kWh, capaz de rodar até 145 km no modo 100% elétrico no ciclo otimista CLTC. A sigla REEV vem justamente do propulsor a combustão que atua como extensor e que garante autonomia total entre 950 km e 1.150 km, dependendo do uso.
Com 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos, o SUV oferece porta-malas modesto de somente 420 litros. Ele chega aos 1.410 litros se os bancos estiverem rebatidos. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos.

Por dentro, ele adota o mesmo padrão premium da linha Leapmotor, com duas telas digitais, uma de 10,2″ para o painel de instrumentos e outra de 14,6″ para a central multimídia, conectada ao 4G, sistema de som 7.1 com 12 alto-falantes, bancos de couro com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Já falando de itens ADAS, o C10 terá 17 assistentes de condução.
Posicionado como SUV premium, vai concorrer diretamente com BYD Song Plus e GWM Haval H6, só que com a vantagem de autonomia estendida, enquanto os outros são híbridos plug-in, sistema semelhante, porém diferente.
Leapmotor B10
Já o B10 será um modelo 100% elétrico e de porte médio. Sobre medidas, ele terá 4,51 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Na China, ele é vendido em duas configurações: o motor elétrico pode entregar 177 cv ou 218 cv e 24,5 kgfm. A bateria de LFP pode ter 56,2 kWh ou 67,1 kWh de capacidade, garantindo autonomia entre 510 e 600 km no ciclo CLTC.

Para o Brasil, é esperado somente uma versão por se tratar de um carro elétrico, onde a demanda ainda peca. Nesse caso, é esperado que venha a variante mais potente. O carregamento rápido de 30% até 80% é completado em 19 minutos. O interior é minimalista e tecnológico, com painel de instrumentos de 8,8″, central multimídia de 14,6″ e sistema Leapmotor OS 4.0 Plus, baseado em chip Qualcomm Snapdragon, que integra as funções do carro, conectividade e comandos de voz.
Tem ainda carregador de celular por indução e teto panorâmico. Seus principais rivais serão os Geely EX5, Omoda E5 e BYD Yuan Plus.
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