Ao vivo
Home » Novidades » Leapmotor virá ao Brasil ainda em 2025 com dois SUVs eletrificados em parceria com dona da Fiat

Novidades

Vai conquistar o mercado?

Leapmotor virá ao Brasil ainda em 2025 com dois SUVs eletrificados em parceria com dona da Fiat

A Leapmotor estreará em novembro de 2025 com os SUVs B10 e C10, com tecnologia apoio da Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën

6 min de leitura

A Leapmotor anunciou oficialmente sua chegada ao Brasil em evento realizado nesta terça-feira (7), em São Paulo. A marca estreia no país em novembro deste ano com dois SUVs, o B10 e o C10, e conta com o apoio direto da Stellantis, a qual detém 51% da operação internacional da empresa.

Segundo Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor na América do Sul, o diferencial da montadora está na tecnologia e na robustez do ecossistema que a Stellantis oferece.

“A Leapmotor chega ao país com um nível de estrutura que poucas marcas chinesas possuem. São 50 anos de conhecimento de mercado trazidos pela Stellantis, com rede, pós-venda e maturidade industrial já estabelecida”, afirmou o executivo.

Fernando Varela, Vice-presidente da Leapmotor na América do Sul
Fernando Varela, Vice-presidente da Leapmotor na América do Sul [Auto+/Luiz Forelli]

Vale lembrar que a Leapmotor está em uma das fases mais expressivas de sua história. Só em setembro deste ano, a montadora ultrapassou 66 mil unidades vendidas, somando mais de 400 mil veículos comercializados no ano, o que representa crescimento de 130% em relação ao ano anterior.

Já são um milhão de unidades produzidas globalmente, 1.700 pontos de vendas pelo mundo e sete meses consecutivos de liderança entre as marcas chinesas NEV (New Energy Vehicles).

Leapmotor inicia a importação dos SUVs C10 e B10 para o Brasil
Leapmotor C10 e B10 no Porto de Santos (SP) [Divulgação]

Estrutura Stellantis e ecossistema completo

Essa expansão acompanha a estratégia de internacionalização da Stellantis, que busca acelerar sua presença em veículos eletrificados com o apoio de marcas especializadas, como a Leapmotor. A operação da fabricante em solo brasileiro será ajudada pela infraestrutura do conglomerado.

A Leapmotor utilizará sua rede de concessionárias e centros do ecossistema de pós-venda do grupo Stellantis para oferecer suporte completo aos clientes. Em 2025 serão 36 concessionárias com proveito de utilizar espaços da rede Stellantis, ou seja, Fiat, Peugeot, Jeep e cia. Vale destacar que o Polo de Betim (MG) da Fiat será utilizado como centro de distribuição de peças para o Brasil.

Leapmotor C10 - Quando é o lançamento? Leapmotor é confiável?
Leapmotor C10 [divulgação]

Erica Schwambach, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Stellantis para América do Sul, comentou a importância dessa parceria e comparou com outras chinesas. “A Leapmotor já entra com um diferencial competitivo muito forte. As chinesas têm produtos bons, mas pecam na maturidade e no pós-venda. Com a Stellantis, entramos com um ecossistema robusto e preparado para o longo prazo”.

Além disso, a executiva também reforçou que a parceria não tem prazo definido. “É uma estratégia de longo prazo, pensada para ficar”. A chegada da nova fabricante ao Brasil revela um novo capítulo da estratégia da empresa que cuida da Ram, Peugeot e outras marcas por aqui. Hoje, ela lidera o mercado nacional com quase 30% de participação e passou a apostar na diversificação tecnológica em seu portfólio.

Leapmotor B10 será 3º lançamento da chinesa no Brasil. Saiba todos os detalhes do SUV. Imagem mosttra B10 de traseira com carroceria na cor roxa
Leapmotor B10 [divulgação]

Globalmente, a Stellantis ajustou sua estratégia, abandonando a meta de se tornar 100% elétrica até 2030 e acabou adotando uma abordagem mais flexível com a joint-venture. Por outro lado, a marca chinesa traz a verticalização tecnológica e sua expertise em modelos elétricos.

Primeiros carros serão SUVs

Para chegar em grande estilo e incomodar as montadoras consolidadas, a Leapmotor estreará com dois SUVs. Um deles será o C10 REEV, um SUV grande com tecnologia Range Extended Electric Vehicle (REEV). Ou seja, ele tem um sistema que traciona de forma 100% elétrica e também conta com um pequeno motor 1.5 aspirado de 96 cv a gasolina. Este último é usado somente como um gerador para as baterias, enquanto elas movem o carro por completo.

Leapmotor inicia a importação dos SUVs C10 e B10 para o Brasil
Leapmotor C10 e B10 no Porto de Santos (SP) [Divulgação]

O C10 tem um motor elétrico traseiro de 215 cv e 32,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria LFP de 28,4 kWh, capaz de rodar até 145 km no modo 100% elétrico no ciclo otimista CLTC. A sigla REEV vem justamente do propulsor a combustão que atua como extensor e que garante autonomia total entre 950 km e 1.150 km, dependendo do uso.

Com 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos, o SUV oferece porta-malas modesto de somente 420 litros. Ele chega aos 1.410 litros se os bancos estiverem rebatidos. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos.

Por dentro, ele adota o mesmo padrão premium da linha Leapmotor, com duas telas digitais, uma de 10,2″ para o painel de instrumentos e outra de 14,6″ para a central multimídia, conectada ao 4G, sistema de som 7.1 com 12 alto-falantes, bancos de couro com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Já falando de itens ADAS, o C10 terá 17 assistentes de condução.

Posicionado como SUV premium, vai concorrer diretamente com BYD Song Plus e GWM Haval H6, só que com a vantagem de autonomia estendida, enquanto os outros são híbridos plug-in, sistema semelhante, porém diferente.

Leapmotor B10

Já o B10 será um modelo 100% elétrico e de porte médio. Sobre medidas, ele terá 4,51 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Na China, ele é vendido em duas configurações: o motor elétrico pode entregar 177 cv ou 218 cv e 24,5 kgfm. A bateria de LFP pode ter 56,2 kWh ou 67,1 kWh de capacidade, garantindo autonomia entre 510 e 600 km no ciclo CLTC.

Leapmotor B10 roxo parado de lateral
Leapmotor B10 [Divulgação]

Para o Brasil, é esperado somente uma versão por se tratar de um carro elétrico, onde a demanda ainda peca. Nesse caso, é esperado que venha a variante mais potente. O carregamento rápido de 30% até 80% é completado em 19 minutos. O interior é minimalista e tecnológico, com painel de instrumentos de 8,8″, central multimídia de 14,6″ e sistema Leapmotor OS 4.0 Plus, baseado em chip Qualcomm Snapdragon, que integra as funções do carro, conectividade e comandos de voz.

Tem ainda carregador de celular por indução e teto panorâmico. Seus principais rivais serão os Geely EX5, Omoda E5 e BYD Yuan Plus.

Está ansioso para ver a nova marca chinesa por aqui? Acha que ela fará sucesso? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar