A Leapmotor oficializou na última quinta-feira (16) o lançamento do tão aguardado D19, seu SUV de porte grande de seis lugares com proposta familiar do Toyota SW4, que estreia como o primeiro modelo da série D, ou seja, a linha mais sofisticada da marca chinesa. O D19 é um SUV elétrico e híbrido de alcance estendido que junta muito luxo, tecnologia e desempenho de ponta.
Com mais de 5,2 metros de comprimento, quase 2 metros de largura e entre-eixos superior a 3,1 metros, o D19 é um dos maiores SUVs já feitos por uma marca chinesa. As proporções são muito próximas às do GWM Wey 07 (R$ 440.000), em pré venda no Brasil, que mede 5,16 metros de comprimento e 3,05 de entre-eixos.
Design de Leapmotor
O visual do D19 segue o genérico da fabricante chinesa em seus carros, com traços limpos. O conceito chama-se Tecnologia Natural Aesthetics 2.0. Na dianteira, o D19 traz faróis em três seções com tecnologia DLP, que projetam imagens e se ajustam automaticamente à iluminação ambiente.

As luzes diurnas em LED se conectam por uma faixa contínua, enquanto o para-choque com visual limpo adota entradas de ar discretas e detalhes prateados. A traseira é marcada pela barra de luz de 1,95 metro composta por mais de 11 mil LEDs.
As laterais têm superfícies limpas, maçanetas embutidas e rodas de 21 polegadas com desenho aerodinâmico. O D19 será oferecido em cinco cores: verde, branco, prata, cinza e preto.
Interior ainda é mistério

O interior do Leapmotor ainda não foi revelado, mesmo em sua apresentação oficial — a marca afirma que até o final de 2025 ele aparecerá. Todavia, o Leapmotror adiantou que o D19 terá acabamento de alto padrão, opção de seis ou sete lugares e uma cabine altamente digitalizada.
O painel será comandado por uma arquitetura eletrônica centralizada chamada LEAP 4.0, alimentada por dois processadores Qualcomm Snapdragon 8797, que tem capacidade de até 1.280 TOPS, desempenho comparável a supercomputadores.

Essa estrutura serve tanto para a interface multimídia quanto para o sistema de condução autônoma, que oferece assistência VLA, estacionamento de vaga a vaga e até um modelo de linguagem de IA integrado ao sistema da cabine, permitindo interações por voz mais naturais.
Um HUD de realidade aumentada de 60 polegadas projeta informações no para-brisa, enquanto sensores e câmeras, como o famoso LiDAR montado no teto, alimentam os sistemas de auxílio ao motorista.

Entre os itens de conforto, há assentos de gravidade zero reclináveis a 120°, geladeira, sistema de som premium, isolamento acústico multicamadas e até um gerador de oxigênio capaz de produzir 8 litros por hora, pensado para viagens em grandes altitudes — algo bem comum na China, como a região do Tibete, com mais de 3.500 m de altitude.
Motorização híbrida e elétrica
O Leapmotor D19 terá duas versões, uma elétrica (BEV) e híbrida de alcance estendido (EREV). A versão EREV combina um motor elétrico com um pequeno propulsor a combustão que atua somente como gerador para a bateria de 80,3 kWh — inclusive a maior já usada por um SUV híbrido da categoria —, que oferece até 500 km de autonomia (CLTC) elétrica antes de acionar o gerador.

Com potência combinada, o Leapmotor D19 na versão EREV consegue gerar 544 cv e recarregar de 30% a 80% em apenas 15 minutos, graças à arquitetura de 800 volts.
Já o D19 EV é baseado em uma plataforma 1000V, com três motores elétricos que entregam 724 cv e fazem o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos. A bateria, fornecida pela CATL, tem 115 kWh de capacidade e combina células de fosfato de ferro-lítio e níquel, gerando até 720 km de autonomia no ciclo chinês CLTC. Em recargas ultrarrápidas, 15 minutos são suficientes para repor mais de 350 km.

O conjunto de suspensão do D19 usa sistema pneumática de câmara dupla com controle eletrônico de amortecimento e eixos independentes com duplo braço na frente e multilink atrás. E graças a esses sistemas avançados o carro consegue ter controle preditivo, ajuste ativo em curvas e até capacidade de girar quase no próprio eixo, com raio de manobra de 3,6 metros.
Será que o Brasil está pronto para receber um SUV elétrico chinês desse porte? Deixe seu comentário!




Eita… Que nave! Cada vez mais os chineses dão show. É muita tecnologia de qualidade e conforto.