Ao vivo
Home » Novidades » Leapmotor D19 é SW4 gigante chinês com 720 km de autonomia

Novidades

Monstruoso

Leapmotor D19 é SW4 gigante chinês com 720 km de autonomia

SUV de porte grande oferece mais de 5 metros de comprimento, com proposta similar ao Toyota SW4 e truque para aumentar autonomia

4 min de leitura

A Leapmotor oficializou na última quinta-feira (16) o lançamento do tão aguardado D19, seu SUV de porte grande de seis lugares com proposta familiar do Toyota SW4, que estreia como o primeiro modelo da série D, ou seja, a linha mais sofisticada da marca chinesa. O D19 é um SUV elétrico e híbrido de alcance estendido que junta muito luxo, tecnologia e desempenho de ponta.

Com mais de 5,2 metros de comprimento, quase 2 metros de largura e entre-eixos superior a 3,1 metros, o D19 é um dos maiores SUVs já feitos por uma marca chinesa. As proporções são muito próximas às do GWM Wey 07 (R$ 440.000), em pré venda no Brasil, que mede 5,16 metros de comprimento e 3,05 de entre-eixos. 

Design de Leapmotor

O visual do D19 segue o genérico da fabricante chinesa em seus carros, com traços limpos. O conceito chama-se Tecnologia Natural Aesthetics 2.0. Na dianteira, o D19 traz faróis em três seções com tecnologia DLP, que projetam imagens e se ajustam automaticamente à iluminação ambiente. 

Leapmotor D19
Leapmotor D19 [Divulgação]

As luzes diurnas em LED se conectam por uma faixa contínua, enquanto o para-choque com visual limpo adota entradas de ar discretas e detalhes prateados. A traseira é marcada pela barra de luz de 1,95 metro composta por mais de 11 mil LEDs.

As laterais têm superfícies limpas, maçanetas embutidas e rodas de 21 polegadas com desenho aerodinâmico. O D19 será oferecido em cinco cores: verde, branco, prata, cinza e preto.

Interior ainda é mistério

Leapmotor D19
Leapmotor D19 [Divulgação]

O interior do Leapmotor ainda não foi revelado, mesmo em sua apresentação oficial — a marca afirma que até o final de 2025 ele aparecerá. Todavia, o Leapmotror adiantou que o D19 terá acabamento de alto padrão, opção de seis ou sete lugares e uma cabine altamente digitalizada. 

O painel será comandado por uma arquitetura eletrônica centralizada chamada LEAP 4.0, alimentada por dois processadores Qualcomm Snapdragon 8797, que tem capacidade de até 1.280 TOPS, desempenho comparável a supercomputadores.

Leapmotor D19
Leapmotor D19 [Divulgação]

Essa estrutura serve tanto para a interface multimídia quanto para o sistema de condução autônoma, que oferece assistência VLA, estacionamento de vaga a vaga e até um modelo de linguagem de IA integrado ao sistema da cabine, permitindo interações por voz mais naturais.

Um HUD de realidade aumentada de 60 polegadas projeta informações no para-brisa, enquanto sensores e câmeras,  como o famoso LiDAR montado no teto, alimentam os sistemas de auxílio ao motorista.

Leapmotor D19
Leapmotor D19 [Divulgação]

Entre os itens de conforto, há assentos de gravidade zero reclináveis a 120°, geladeira, sistema de som premium, isolamento acústico multicamadas e até um gerador de oxigênio capaz de produzir 8 litros por hora, pensado para viagens em grandes altitudes — algo bem comum na China, como a região do Tibete, com mais de 3.500 m de altitude.

Motorização híbrida e elétrica

O Leapmotor D19 terá duas versões, uma elétrica (BEV) e híbrida de alcance estendido (EREV). A versão EREV combina um motor elétrico com um pequeno propulsor a combustão que atua somente como gerador para a bateria de 80,3 kWh — inclusive a maior já usada por um SUV híbrido da categoria —, que oferece até 500 km de autonomia (CLTC) elétrica antes de acionar o gerador. 

Leapmotor D19
Leapmotor D19 [Divulgação]

Com potência combinada, o Leapmotor D19 na versão EREV consegue gerar 544 cv e recarregar de 30% a 80% em apenas 15 minutos, graças à arquitetura de 800 volts.

Já o D19 EV é baseado em uma plataforma 1000V, com três motores elétricos que entregam 724 cv e fazem o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos. A bateria, fornecida pela CATL, tem 115 kWh de capacidade e combina células de fosfato de ferro-lítio e níquel, gerando até 720 km de autonomia no ciclo chinês CLTC. Em recargas ultrarrápidas, 15 minutos são suficientes para repor mais de 350 km.

Flagra do Leapmotor D16 ou D19
Leapmotor D16 ou D19 [Reprodução]

O conjunto de suspensão do D19 usa sistema pneumática de câmara dupla com controle eletrônico de amortecimento e eixos independentes com duplo braço na frente e multilink atrás. E graças a esses sistemas avançados o carro consegue ter controle preditivo, ajuste ativo em curvas e até capacidade de girar quase no próprio eixo, com raio de manobra de 3,6 metros.

Será que o Brasil está pronto para receber um SUV elétrico chinês desse porte? Deixe seu comentário!


YouTube video

1 comentário em “Leapmotor D19 é SW4 gigante chinês com 720 km de autonomia”

  1. Lauro

    Eita… Que nave! Cada vez mais os chineses dão show. É muita tecnologia de qualidade e conforto.

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar