Produzir hatch médio não é mais prioridade para a maioria das montadoras, que hoje concentram seus esforços nas ondas dos SUVs e até sedãs em outros mercados. Entre as fabricantes chinesas, isso é ainda mais raro. Mas a Leapmotor vai na contramão e prepara um novo modelo para enfrentar o Volkswagen Golf e ID.3 no mercado europeu. O carro, chamado Lafa 5, terá estreia oficial em setembro, durante o Salão de Munique.
O modelo será um hatch médio elétrico de cinco portas, posicionado na mesma categoria de Peugeot E-308, Opel Astra Electric, Renault Megane E-Tech, Cupra Born, MG4 e BYD Dolphin.
A marca já divulgou teasers que mostram um design limpo do modelo, com pegada esportiva e elementos de identidade visual já vistos em outros carros da marca. Há ainda a presença de um sensor LiDAR no teto, o que indica que hatch terá sistemas avançados de assistência ao motorista.
Plataforma e motorização

O Lafa 5 deve usar a plataforma LEAP 3.5, a mesma do SUV B10, já conhecido. Isso significa que terá motor traseiro com até 215 cv e baterias de até 67,1 kWh. Ainda não há dados oficiais, mas a expectativa é que as especificações sejam muito próximas às do B10.
Expansão global da Leapmotor
A novidade chega em um momento em que a Leapmotor vive crescimento acelerado. Só em agosto, a marca registrou mais de 57 mil carros vendidos, recorde histórico e 88% acima do mesmo mês do ano passado.

Vale lembrar que a Stellantis, dona da Fiat, Jeep e Ram, detém 51% da Leapmotor International, ou seja, uma joint-venture. O objetivo é ter uma marca chinesa dentro do portfólio sem precisar investir fortunas no desenvolvimento de elétricos do zero.
No Brasil, a Leapmotor já deu seus primeiros passos com os SUVs C10 e B10, que desembarcaram recentemente no Porto de Santos (SP). Ambos serão vendidos nos próximos meses e marcam o início da operação da marca no país.

O hatch Lafa 5 ainda não tem previsão confirmada para chegar por aqui, mas a estratégia de oferecer produtos globais aumenta essa possibilidade no futuro.
Acredita que o Leapmotor Lafa 5 fará sucesso na Europa como carro elétrico? Colocaria na garagem um hatch médio? Deixa sua opinião nos comentários!




Só digo uma coisa: TOMARA QUE VENHA AO BRASIL!
Ao meu ver a Leapmotor será a salvação de algumas marcas do grupo Stellantis! Principalmente Lancia e Opel/Vauxhall que são as mais perdidas do role.
No caso da Lancia que é uma marca premium, o compartilhamento de plataformas e tecnologias irá ajudar na sua transição para marca totalmente elétrica, reduzindo custos e acelerando o processo. Um ponto muito importante é que a Leapmotor possui o sedan C01 em seu portfólio, é um veiculo médio/grande bem equipado e luxuoso com tração integral.
Como a Alfa Romeo não pretende mais investir em sedans (o Giulia será um fastback), o caminho fica livre para que a Lancia tenha um sedan tradicional e luxuoso em sua gama, podendo até mesmo ressucitar os nomes Thema ou Aurelia.
Dessa forma, enquanto o Giulia fastback investe no premium esportivo, o sedan Lancia investe no premium de luxo, para que ambos possam somar as vendas. Obviamente o sedan da Lancia não seria “Control C, Control V” igual ocorreu com o ultimo Thema (que era um 300c com outros logotipos), mas passaria por atualização de design profunda no interior e exterior, para se alinhar ao design e proposta da marca.
Já no caso da Opel/Vauxhall, seria praticamente da mesma forma, porém minando em veiculos mais em conta, como o uso da plataforma do Hatch T03, Suv B10 ou até mesmo o sedan B01, já que ela é uma marca mais “local” que a Peugeot, e com as agressivas politicas de eletrificação europeia e a Alemanha assumindo papel de destaque com liderança na fabricação, iria diminuir os custos e acelerar o processo.