Ao vivo
Home » Novidades » Leapmotor prepara hatch elétrico para brigar com Volkswagen Golf

Novidades

Caminho diferente

Leapmotor prepara hatch elétrico para brigar com Volkswagen Golf

Marca chinesa aposta no segmento quase esquecido e mira na Europa com modelo médio totalmente elétrico

3 min de leitura

Produzir hatch médio não é mais prioridade para a maioria das montadoras, que hoje concentram seus esforços nas ondas dos SUVs e até sedãs em outros mercados. Entre as fabricantes chinesas, isso é ainda mais raro. Mas a Leapmotor vai na contramão e prepara um novo modelo para enfrentar o Volkswagen Golf e ID.3 no mercado europeu. O carro, chamado Lafa 5, terá estreia oficial em setembro, durante o Salão de Munique.

O modelo será um hatch médio elétrico de cinco portas, posicionado na mesma categoria de Peugeot E-308, Opel Astra Electric, Renault Megane E-Tech, Cupra Born, MG4 e BYD Dolphin. 

A marca já divulgou teasers que mostram um design limpo do modelo, com pegada esportiva e elementos de identidade visual já vistos em outros carros da marca. Há ainda a presença de um sensor LiDAR no teto, o que indica que hatch terá sistemas avançados de assistência ao motorista.

Plataforma e motorização

Leapmotor Lafa 5 teaser de divulgação na cor amarelo e fundo escuro
Leapmotor Lafa 5 [Divulgação]

O Lafa 5 deve usar a plataforma LEAP 3.5, a mesma do SUV B10, já conhecido. Isso significa que terá motor traseiro com até 215 cv e baterias de até 67,1 kWh. Ainda não há dados oficiais, mas a expectativa é que as especificações sejam muito próximas às do B10.

Expansão global da Leapmotor

A novidade chega em um momento em que a Leapmotor vive crescimento acelerado. Só em agosto, a marca registrou mais de 57 mil carros vendidos, recorde histórico e 88% acima do mesmo mês do ano passado. 

Leapmotor Lafa 5 teaser de divulgação na cor amarelo e fundo escuro
Leapmotor Lafa 5 [Divulgação]

Vale lembrar que a Stellantis, dona da Fiat, Jeep e Ram, detém 51% da Leapmotor International, ou seja, uma joint-venture. O objetivo é ter uma marca chinesa dentro do portfólio sem precisar investir fortunas no desenvolvimento de elétricos do zero.

No Brasil, a Leapmotor já deu seus primeiros passos com os SUVs C10 e B10, que desembarcaram recentemente no Porto de Santos (SP). Ambos serão vendidos nos próximos meses e marcam o início da operação da marca no país. 

Leapmotor inicia a importação dos SUVs C10 e B10 para o Brasil
Leapmotor C10 e B10 no Porto de Santos (SP) [Divulgação]

O hatch Lafa 5 ainda não tem previsão confirmada para chegar por aqui, mas a estratégia de oferecer produtos globais aumenta essa possibilidade no futuro.

Acredita que o Leapmotor Lafa 5 fará sucesso na Europa como carro elétrico? Colocaria na garagem um hatch médio? Deixa sua opinião nos comentários!


YouTube video

0 comentário em “Leapmotor prepara hatch elétrico para brigar com Volkswagen Golf”

  1. Eduardo Teixeira Kull

    Só digo uma coisa: TOMARA QUE VENHA AO BRASIL!

  2. Junior Kajueiro

    Ao meu ver a Leapmotor será a salvação de algumas marcas do grupo Stellantis! Principalmente Lancia e Opel/Vauxhall que são as mais perdidas do role.
    No caso da Lancia que é uma marca premium, o compartilhamento de plataformas e tecnologias irá ajudar na sua transição para marca totalmente elétrica, reduzindo custos e acelerando o processo. Um ponto muito importante é que a Leapmotor possui o sedan C01 em seu portfólio, é um veiculo médio/grande bem equipado e luxuoso com tração integral.
    Como a Alfa Romeo não pretende mais investir em sedans (o Giulia será um fastback), o caminho fica livre para que a Lancia tenha um sedan tradicional e luxuoso em sua gama, podendo até mesmo ressucitar os nomes Thema ou Aurelia.
    Dessa forma, enquanto o Giulia fastback investe no premium esportivo, o sedan Lancia investe no premium de luxo, para que ambos possam somar as vendas. Obviamente o sedan da Lancia não seria “Control C, Control V” igual ocorreu com o ultimo Thema (que era um 300c com outros logotipos), mas passaria por atualização de design profunda no interior e exterior, para se alinhar ao design e proposta da marca.

    Já no caso da Opel/Vauxhall, seria praticamente da mesma forma, porém minando em veiculos mais em conta, como o uso da plataforma do Hatch T03, Suv B10 ou até mesmo o sedan B01, já que ela é uma marca mais “local” que a Peugeot, e com as agressivas politicas de eletrificação europeia e a Alemanha assumindo papel de destaque com liderança na fabricação, iria diminuir os custos e acelerar o processo.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar