Ao vivo
Home » Novidades » Leapmotor prepara SUV elétrico de luxo acessível para 2026

Novidades

Boa pedida no Brasil?

Leapmotor prepara SUV elétrico de luxo acessível para 2026

Modelo conhecido como D16 ou D19 começará a ser vendido na China em breve e pode chegar ao mercado global como rival de SUVs grandes

4 min de leitura

A Leapmotor, fabricante chinesa que terá operação no Brasil apoiada pela Stellantis, prepara a chegada de um novo SUV de grande porte para complementar sua linha acima do C16. Ainda não está definido se o modelo se chamará D16 ou D19, mas já se sabe que será totalmente elétrico e terá porte próximo de rivais como o Volvo XC90. 

A produção do modelo em série está programada para o primeiro trimestre de 2026, com entregas previstas para o primeiro semestre do mesmo ano, de acordo com o site CarsNewsChina.

Porte de SUV premium

O novo modelo deve medir em torno de 4,90 metros de comprimento, quase o mesmo que o irmão C16, que tem 4,91 m e 1,90 m de largura. Ou seja, maior que o Jeep Commander, que mede 4,76 m, e porte semelhante ao Volvo XC90 e EX90 — esse último um rival de peso para o SUV da Leapmotor. 

Leapmotor D16 ou D19
Leapmotor D16 ou D19 [Reprodução]

De acordo com informações da mídia chinesa, o preço esperado é de 300.000 yuans (cerca de R$ 223 mil na conversão direta). O modelo faz parte da nova linha D Series, que será a mais sofisticada da Leapmotor, com valores entre 200.000 e 300.000 yuans e a promessa de oferecer produtos de super luxo a preços acessíveis.

As imagens que circulam nas redes sociais chinesas mostram um SUV de linhas limpas, sem exageros no desenho, mas com faróis finos em LED e proporções típicas de modelos elétricos. As rodas têm estilo às usadas pela Mercedes-Maybach, enquanto a traseira adota lanternas horizontais interligadas por toda a tampa do porta-malas, que lembra bastante o BYD King.

Um dos principais diferenciais tecnológicos será o uso de dois chips Qualcomm Snapdragon 8797, um dedicado ao sistema de infoentretenimento e outro para as funções de do ADAS nível 2. 

O carro já passou por testes sem camuflagem em Turpan, conhecida como a região mais quente da China, onde a marca reuniu cerca de 20 veículos em diferentes estágios de protótipo. A estreia oficial deve acontecer em outubro de 2025, durante uma conferência de tecnologia da Leapmotor.

A chegada da Leapmotor ao Brasil

Leapmotor inicia a importação dos SUVs C10 e B10 para o Brasil
Leapmotor C10 e B10 no Porto de Santos (SP) [Divulgação]

No Brasil, a Leapmotor desembarca em 2025 com o apoio da Stellantis, que hoje detém 51% da empresa em uma joint venture global. A estratégia é oferecer SUVs elétricos e híbridos de extensão de autonomia a preços competitivos, aproveitando a rede de concessionárias de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot.

O C10 será o primeiro a chegar, com porte grande (4,74 m), motor elétrico de 231 cv e autonomia de até 420 km no padrão europeu WLTP, além de uma versão REEV com gerador a combustão capaz de ampliar a autonomia para quase 1.000 km. Também está confirmado o B10, SUV médio de 4,51 m com até 218 cv e autonomia de 510 km no ciclo chinês CLTC.

Leapmotor inicia a importação dos SUVs C10 e B10 para o Brasil
Leapmotor C10 e B10 no Porto de Santos (SP) [Divulgação]

A expansão da Leapmotor no país prevê 34 concessionárias até o fim de 2025, contratação de cerca de 1.500 funcionários e suporte direto do polo industrial da Stellantis em Betim (MG). A empresa também estuda a possibilidade de produzir seus modelos em fábricas locais no futuro.

Acredita que a Leapmotor pode repetir no Brasil o impacto que a BYD teve no segmento de SUVs elétricos? Compartilhe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar