A Leapmotor, fabricante chinesa que terá operação no Brasil apoiada pela Stellantis, prepara a chegada de um novo SUV de grande porte para complementar sua linha acima do C16. Ainda não está definido se o modelo se chamará D16 ou D19, mas já se sabe que será totalmente elétrico e terá porte próximo de rivais como o Volvo XC90.
A produção do modelo em série está programada para o primeiro trimestre de 2026, com entregas previstas para o primeiro semestre do mesmo ano, de acordo com o site CarsNewsChina.
Porte de SUV premium
O novo modelo deve medir em torno de 4,90 metros de comprimento, quase o mesmo que o irmão C16, que tem 4,91 m e 1,90 m de largura. Ou seja, maior que o Jeep Commander, que mede 4,76 m, e porte semelhante ao Volvo XC90 e EX90 — esse último um rival de peso para o SUV da Leapmotor.

De acordo com informações da mídia chinesa, o preço esperado é de 300.000 yuans (cerca de R$ 223 mil na conversão direta). O modelo faz parte da nova linha D Series, que será a mais sofisticada da Leapmotor, com valores entre 200.000 e 300.000 yuans e a promessa de oferecer produtos de super luxo a preços acessíveis.
As imagens que circulam nas redes sociais chinesas mostram um SUV de linhas limpas, sem exageros no desenho, mas com faróis finos em LED e proporções típicas de modelos elétricos. As rodas têm estilo às usadas pela Mercedes-Maybach, enquanto a traseira adota lanternas horizontais interligadas por toda a tampa do porta-malas, que lembra bastante o BYD King.


Um dos principais diferenciais tecnológicos será o uso de dois chips Qualcomm Snapdragon 8797, um dedicado ao sistema de infoentretenimento e outro para as funções de do ADAS nível 2.
O carro já passou por testes sem camuflagem em Turpan, conhecida como a região mais quente da China, onde a marca reuniu cerca de 20 veículos em diferentes estágios de protótipo. A estreia oficial deve acontecer em outubro de 2025, durante uma conferência de tecnologia da Leapmotor.
A chegada da Leapmotor ao Brasil

No Brasil, a Leapmotor desembarca em 2025 com o apoio da Stellantis, que hoje detém 51% da empresa em uma joint venture global. A estratégia é oferecer SUVs elétricos e híbridos de extensão de autonomia a preços competitivos, aproveitando a rede de concessionárias de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot.
O C10 será o primeiro a chegar, com porte grande (4,74 m), motor elétrico de 231 cv e autonomia de até 420 km no padrão europeu WLTP, além de uma versão REEV com gerador a combustão capaz de ampliar a autonomia para quase 1.000 km. Também está confirmado o B10, SUV médio de 4,51 m com até 218 cv e autonomia de 510 km no ciclo chinês CLTC.

A expansão da Leapmotor no país prevê 34 concessionárias até o fim de 2025, contratação de cerca de 1.500 funcionários e suporte direto do polo industrial da Stellantis em Betim (MG). A empresa também estuda a possibilidade de produzir seus modelos em fábricas locais no futuro.
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