A Lecar aproveitou o Salão do Automóvel para revelar mais um novo conceito chamado de Tático, um SUV híbrido plug-in que irá utilizar a mesma motorização do Nissan Kicks e Renault Kardian. A fabricante posiciona o modelo como o jipão da marca. Vale lembrar que a empresa já anunciou o 459 e a picape Campo, mas sem início de produção.
Lecar Tático
A Lecar descreve o Tático como um SUV de postura elevada, design mais quadrado e foco em robustez. Segundo a marca, a proposta é criar um utilitário de uso misto, ou seja, com pegada urbano e trilha, com opções 4×2 e 4×4, alinhado ao segmento de SUVs médios/grande.
Assim como outros projetos da marca, o Tático usa arquitetura híbrida range extender, conhecida como REEV, semelhante ao que acontece com o Leapmotor C10.

Nesse sistema, o motor a combustão 1.0 turbo flex da Horse, o mesmo utilizado no Kicks e Kardian, não move as rodas, apenas funciona apenas como gerador para as baterias WEG de 18,4 kWh, que alimenta o motor elétrico. São 165 cv e 26,3 kgfm de torque.
Segundo a Lecar, a combinação permite 1.000 km de autonomia usando apenas 30 litros de etanol, sem necessidade de recarga externa. A marca destaca menor complexidade mecânica, manutenção mais barata e emissões reduzidas como pontos-chave da proposta.

Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar, resume o projeto como a união entre “características tradicionais de um verdadeiro jipão” com um conjunto híbrido-flex pensado para o Brasil atual.
Lecar Campo no palco
Mesmo sem imagens oficiais do Tático no evento, a marca levou ao palco a Lecar Campo, já mostrada anteriormente. A picape usa o mesmo conjunto do SUV, ou seja, motor Horse 1.0 turbo flex combinado a um sistema híbrido plug-in de 18,4 kWh, entregando 165 cv e 26,3 kgfm.

O modelo tem 4,50 m de comprimento, 1,60 m de altura, 1,82 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, reforçando a proposta da marca de criar utilitários nacionais com foco em versatilidade e autonomia estendida.
Rodrigo Rumi, vice-presidente da Lecar, afirmou que a marca terá cinco concessionárias em operação até dezembro de 2025, sem divulgar ainda as cidades. Para o ano seguinte, o plano é chegar a 150 pontos de atendimento em todo o país.

Apesar da expansão ambiciosa, a fábrica da marca em Sooretama (ES) ainda não teve as obras iniciadas. Segundo Flávio Figueiredo, a construção deve começar no primeiro trimestre de 2026, com capacidade prevista para 120 mil carros por ano. A Lecar projeta que os primeiros veículos saiam da linha de montagem em agosto de 2026.
Vocês acham que a Lecar vai dar certo? Deixe seu comentário!



