A Lecar aproveitou o Salão do Automóvel para revelar mais um novo conceito chamado de Tático, um SUV híbrido plug-in que irá utilizar a mesma motorização do Nissan Kicks e Renault Kardian. A fabricante posiciona o modelo como o jipão da marca. Vale lembrar que a empresa já anunciou o 459 e a picape Campo, mas sem início de produção.
Lecar Tático
A Lecar descreve o Tático como um SUV de postura elevada, design mais quadrado e foco em robustez. Segundo a marca, a proposta é criar um utilitário de uso misto, ou seja, com pegada urbano e trilha, com opções 4×2 e 4×4, alinhado ao segmento de SUVs médios/grande.
Assim como outros projetos da marca, o Tático usa arquitetura híbrida range extender, conhecida como REEV, semelhante ao que acontece com o Leapmotor C10.

Nesse sistema, o motor a combustão 1.0 turbo flex da Horse, o mesmo utilizado no Kicks e Kardian, não move as rodas, apenas funciona apenas como gerador para as baterias WEG de 18,4 kWh, que alimenta o motor elétrico. São 165 cv e 26,3 kgfm de torque.
Segundo a Lecar, a combinação permite 1.000 km de autonomia usando apenas 30 litros de etanol, sem necessidade de recarga externa. A marca destaca menor complexidade mecânica, manutenção mais barata e emissões reduzidas como pontos-chave da proposta.

Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar, resume o projeto como a união entre “características tradicionais de um verdadeiro jipão” com um conjunto híbrido-flex pensado para o Brasil atual.
Lecar Campo no palco
Mesmo sem imagens oficiais do Tático no evento, a marca levou ao palco a Lecar Campo, já mostrada anteriormente. A picape usa o mesmo conjunto do SUV, ou seja, motor Horse 1.0 turbo flex combinado a um sistema híbrido plug-in de 18,4 kWh, entregando 165 cv e 26,3 kgfm.

O modelo tem 4,50 m de comprimento, 1,60 m de altura, 1,82 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, reforçando a proposta da marca de criar utilitários nacionais com foco em versatilidade e autonomia estendida.
Rodrigo Rumi, vice-presidente da Lecar, afirmou que a marca terá cinco concessionárias em operação até dezembro de 2025, sem divulgar ainda as cidades. Para o ano seguinte, o plano é chegar a 150 pontos de atendimento em todo o país.

Apesar da expansão ambiciosa, a fábrica da marca em Sooretama (ES) ainda não teve as obras iniciadas. Segundo Flávio Figueiredo, a construção deve começar no primeiro trimestre de 2026, com capacidade prevista para 120 mil carros por ano. A Lecar projeta que os primeiros veículos saiam da linha de montagem em agosto de 2026.
Vocês acham que a Lecar vai dar certo? Deixe seu comentário!




Os cidadãos de Sooretama gostariam de saber da veracidade da construção dessa fabrica naquela localidade.
Há poucos indícios que pudessem apontar para esse empreendimento.
Estranho mesmo pronunciar se sem ter a fábrica em andamento ( perigo,)
Vamos ver o que vai dar porém deve-se estar atento
Praticamente impossível ler qualquer coisa aqui com tantas janelas de propagandas se abrindo o tempo todo.