A fábrica abandonada da CAOA Chery em Jacareí, interior de São Paulo, está em evidência nos últimos tempos. Depois de ser alvo dos governantes locais, agora a Lecar revelou estar interessada em ocupar a planta. Desse modo, a nova marca de carros eletrificados poderia contar com ao menos duas instalações para produção de seus veículos e que já estão com início de produção marcado.
Flávio Figueiredo Assis, CEO da montadora brasileira, entregou um documento em que expressa seu desejo de adquirir a planta desativada para complementar seu projeto industrial. Vale lembrar que a fabricante dona da futura caminhonete Campo terá uma instalação em Sooretama, Espírito Santo. E é nesta região que ficará concentrada, inicialmente, a produção da picape, do híbrido flex Lecar 459 e do modelo Tático.
Todos eles estão com previsão de início da produção marcados para agosto de 2026. A prefeitura de Jacareí e o prefeito local, Celso Florêncio, receberam o documento de Flávio. Nele, o CEO afirmava além de estar interessado na planta, se uniria com sua equipe para desenvolver um centro de pesquisa e desenvolvimento, atrairia fornecedores e geraria empregos para a região.

Quem vai levar a melhor nessa história?
Flávio ainda pontuou que esta instalação no interior de São Paulo funcionará como um ponto estratégico para sua fabricante. Por lá, ele conseguiria equilibrar a produção dos modelos eletrificados em parceria com a planta capixaba. Com este documento nas mãos do prefeito, a Lecar virou a primeira montadora a oficializar o desejo de possuir a instalação que a CAOA Chery desativou há cerca de três anos.
Naquela época, ela era responsável principalmente pela produção do SUV compacto Tiggo 3X. Na visão do executivo da Lecar, os maquinários locais abandonados pela CAOA Chery ajudariam sua empresa em acelerar a produção dos automóveis eletrificados, claro que precisariam de pequenos ajustes. Por outro lado, há outra montadora que pode entrar na jogada.

A Omoda & Jaecoo fazem parte do grupo Chery lá fora e chegaram recentemente ao Brasil. Ela também deseja iniciar o mais rápido possível sua produção nacional. Assim, espera atrair mais clientes para os SUVs Jaecoo 7 e Omoda 5. Aliás, as fabricantes vão apresentar novos modelos muito em breve. Porém, elas ainda não fizeram alguma proposta para a prefeitura em relação ao espaço industrial.
Como serão os carros da Lecar?
De olho no sucesso da Fiat Strada, a nova marca nacional terá a Campo híbrida flex. Desenho com estilo futurista, autonomia combinada de 1 mil km e terá 4,50 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. De acordo com Figueiredo, a capacidade de carga será de 900 litros ou 650 kg. Ela usará o motor 1.0 turbo flex desenvolvido pela Horse e que equipa o Renault Kardian e a nova geração do Nissan Kicks.
Mas, ele funcionará como um gerador de energia para o propulsor elétrico. Ela já está com pré-venda aberta e o preço inicial é de R$ 159.300. Já para agradar os apaixonados por SUVs, a marca promete entregar a partir de agosto do ano que vem o modelo 459. Com estilo cupê, ele terá a mesma motorização da caminhonete e alcance conjunto de 1 mil km. Ele terá 4,35 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e porta-malas de 530 litros.

O outro modelo da fabricante será o SUV off-road Tático. Ele tem visual encorpado, e que remete ao falecido Troller T4. Também será híbrido flex, só que a marca conta que ele terá baixo volume de produção e será altamente personalizável.
Está animado para ver os carros da Lecar sendo produzidos? Conte nos comentários



Fábrica com estrutura moderna às margens da rodovia mais importante do país, próximo de um dos principais entroncamentos rodoviários do Estado de São Paulo, em uma cidade que oferece incentivos fiscais generosos, certamente haveria muitos interessados, caso se avance para a desapropriação do terreno, já que a CAOA Chery não vem cumprindo com os termos do contrato de doação da área.
Porém, depois de tudo o que já aconteceu, deveriam focar em atrair empresas já consolidadas no mercado, seja montadora seja outra atividade industrial ou centro logístico. Não dá pra apostar em uma nova aventura.
Essa Lecar mais parece uma canoa furado do que uma montadora. Muito boa blá blá e nenhuma atividade.
Olha, de verdade, só aqui no Brasil, o carro é um projeto, tem ideia de começar a ser produzido apenas em 2026, e tem um monte de doido sobrando dinheiro que ja reservou o carro 😱, realmente o CEO da empresa deve ter uma lábia, para convencer as pessoas a comprarem um carro que nem existe ainda.
Oi? Como assim, só aqui no Brasil? Já ouvir falar da Tesla? Cybertruck? Você esteve congelado estes últimos anos?
Bom dia.
Com alegria, expresso minha satisfação extrema pelo sucesso da Lecar.
Como Brasileiro e capixaba que sou, sinto-me honrado por esta iniciativa tão importante da Lecar ao nosso País.
Muito sucesso Lecar.
Parabéns pela reportagem, Fellipe.
Sucesso para ti.
Todo veiculo agora virou arvore de Natal? Tiram luz de ré deixando uma munúscula mas enfiam led pra todo lado.
Vejo com bons olhos uma inciativa nacional para produção automotiva, temos que apoiar pois precisa de muita coragem para enfrentar as diversas montadoras que invadem nosso país.
Parabéns Lecar, que venha com força.
Coisa linda, espero que consigam pegar a fábrica de Jacareí, local estratégico entre Rio e SP, ansioso por esses carros, vai ser sucesso, apoio total ao carro tupiniquim!!!!
Eu acho (engraçado). Que na verdade não tem nada de engraçado, brasileiro achando melhor uma montadora estrangeira, vir colocar fábrica aqui no Brasil ao invés de dar chance pra um legítimo brasileiro, instalar uma fábrica de legítimos carros brasileiros. Porque até agora nunca tivemos uma verdadeira fábrica de carros brasileiros. Fora aquelas do passado que os próprios governantes fizeram questão de acabar com elas. Estou torcendo muito por esse brasileiro corajoso que está tentando mudar a história do Brasil. E todos que estão torcendo contra, eu quero que mordam a língua 👅 quando der tudo certo. E peguem a mochila e vão lá pra fora, pra ver o quanto o povo estrangeiro gosta do povo brasileiro. Nós nunca vamos ser como usa, Japão, países da Europa etc. Porque aqui o problema do Brasil é o próprio brasileiro. ” E tenho dito!!!”
Vendendo um conto de fadas. Não sai carro antes de 2028, se sair…
Que saudade de quando os carros eram bonitos.
Auguro sucesso à Lecar, mas lembro que antes dele tivemos o Joacar, a IBAP do Nélson e a Gurgel do João Conrado do AMaral Gurgel, mostrando que o jogo é pesado e sujo.
Falavam mal dos carros chineses hoje todo o mundo quer. É necessário dar oportunidade a esse brasileiro que está tendo coragem que muitos não tem. Aos pessimistas paciência. Eu compraria tranquilo um carro Lecar.