Ao vivo
Home » Destaque » Marca chinesa da Stellantis pode salvar segmento que a Fiat abandonou

Novidades

Será a volta do Stilo?

Marca chinesa da Stellantis pode salvar segmento que a Fiat abandonou

Leapmotor apresenta o hatch médio B05 / Lafa 5 para tentar salvar o segmento que a Fiat só teve sucesso com o Tipo

3 min de leitura

Hatch médio nunca foi algo forte dentro da Fiat aqui no Brasil. Ainda que a marca tenha obtido muito sucesso com o Tipo, os relatos de incêndio minaram a fama do carro, que rapidamente minguou nas vendas. Brava, Stilo e Bravo nunca repetiram o sucesso. Mas agora a Leapmotor pode salvar o segmneto de hatches médios?

Anunciado no Salão de Shangai neste ano e agora revelado oficialmente em Munique, o Leapmotor B05 é o primeiro hatch médio da fabricante chinesa. Em alguns mercados ele será chamado de Lafa 5 e pretende brigar diretamente com Volkswagen Golf, Hyundai i30, Opel Corsa e até incomodar seu primo Peugeot 308.

Híbrido ou não?

Ainda não temos confirmação se o modelo será ou não vendido no Brasil, mas considerando seu posicionamento de mercado, até que faz sentido. Afinal, o modelo terá versão totalmente elétrica para ficar alocado um pouco acima de modelos como BYD Dolphin e GWM Ora 03. Mas o destaque é a versão REEV.

Leapmotor B05 amarelo de lado em um fundo amarelo
Leapmotor B05 [divulgação]

Tecnicamente, um carro REEV da Leapmotor não é híbrido. Isso porque ele conta com motor a combustão, mas que não movimenta as rodas. O 1.5 quatro cilindros aspirado funciona somente para gerar energia elétrica para recarregar as baterias que alimentam o motor elétrico, que é o que verdadeiramente empurra o carro.

Compartilhando diversos elementos com o Leapmotor B10, o novo B05 deve contar com o mesmo conjunto de 215 cv e 24 kgfm de torque. A autonomia será superior ao SUV, que roda 434 km com carga completa na versão totalmente elétrica. Os modelos REEV da marca chinesa da Stellantis chegam a quase 1.000 com carga completa e tanque cheio.

Leapmotor B05 amarelo de traseira
Leapmotor B05 [divulgação]

Porsche com Fiat

O foco da Leapmotor com o B05 será na China e na Europa, por isso sua vinda ao Brasil ainda é incerta. Por isso, ficam evidentes as proporções meio Volkswagen Golf, meio B10 reduzido. Mas também há um toque de Porsche no visual, especialmente na traseira. O desenho da coluna C, da lanterna conectada e até do para-choque são quase iguais aos do Macan.

A frente do hatch médio é típica Leapmotor, com faróis conectados por uma barra preta e destaque para três pontos de LED da luz diurna. Na China também foi apresentada uma versão Ultra com para-choques mais esportivos, saias laterais, aerofólio grande e LiDAR no teto. Dados de performance não foram revelados, nem imagens internas.

Você acredita que o Leapmotor B05 pode fazer sucesso em um segmento que a Fiat desistiu? Conte nos comentários.


YouTube video

0 comentário em “Marca chinesa da Stellantis pode salvar segmento que a Fiat abandonou”

  1. Junior Kajueiro

    Eu creio que na Europa a Fiat irá focar na familia Panda (Panda, Giga Panda, Fastback e Strada), 500 e nos modelos comerciais. ENTRETANTO, voces pensaram em Stilo/Brava/Bravo… mas a própria declaração do CEO é que ele tem muita vontade de trazer o PUNTO de volta a vida! Então, não seria surpresa ver o retorno do modelo com base no B05, fazendo o mesmo papel que o atual Tipo (carro médio com preço de compacto).
    Aliás, caso isso ocorra são grandes as chances do 600 dizer bybye, afinal é um produto que não consegue se destacar nem mesmo na Italia e nunca obteve o sucesso esperado.

    Mas agora falando do segmento médio, propriamente dito, eu creio que essas plataformas/tecnologias da Leapmotor servirão em breve aos modelos da Peugeot, Opel e Lancia…. definindo o futuro dos 308/Astra/Delta.

  2. Jurandir P Passos

    Seria uma ótima aposta em um mercado em crescimento (híbrido) e que não é dependente de pontos de recargas, que são escassos no Brasil, e facilitaria o deslocamento em grandes distâncias! Só restaria saber o preço, que é a base do sucesso, ou seja, a relação custo x benefício.

    • Sérgio

      Acho engraçado o brasileiro achar que é vantagem ter carro híbrido onde o combustível é um dos mais caros e de qualidade inferior no mundo. A pessoa vai ter que encher o tanque para movimentar um motor que vai gerar energia para alimentar um motor elétrico, acha que esse motor vai ser econômico mas não, ele vai ter que girar mais alto para gerar energia, isso faz que ele consuma mais combustível. É o que acontece com grandes motores utilizados para alimentar geradores de energia para hospitais, por exemplo.

    • cesar

      o hybrido com autonomia de mil km seria viável no brasil, na faixa de 150 pila vai fominar o mercado de híbridos.
      de oreferencia Suv compacto

  3. Arilton Cezar Teixeira

    O Stilo deixou saudades.. com acabamento refinado em bancos em couro, painel com cores vibrantes, grande espaço interno, excelente acabamento e bom porta malas. Ainda faria frente a muito carro da atualidade. Sem falar no Sporting e no Abarth.
    Telo panorâmico que abria até o banco traseiro. Lindo até hoje.
    Foi meu sonho por muitos anos. Não vejo hoje um carro com essas características no mercado atual!

  4. Antonino Pereira

    Vamos aguardar, bom que seja bom que seja aceito e faça sucesso.
    Apenas para informação, tenho um Fiat Brava 2000/ 2001 inteirinho tudo original, banco de tecido, em fim tudo funcionando, rodo pouco pois é meu xodó. Curto em fins de semana.
    Não tenho problema de manutenção, faço revisão constante.

  5. Marcos

    Em alguns mercados ele será chamado de Lafa 5 e pretende brigar diretamente com Volkswagen Golf, Hyundai i30, e até incomodar seus primos Opel ASTRA e Peugeot 308….

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar