Das vezes que fui à China, o que sempre me chamou atenção é que as lojas da Huawei comercializam diversos aparelhos eletrônicos e carros de uma marca de luxo chamada Aito. Com modelos enormes e muito sofisticados, a fabricante pertencente ao grupo Seres (que desistiu do Brasil) conseguiu humilhar BMW, Audi e Porsche.
Se antigamente as marcas europeias de luxo, em especial as alemãs, eram as que dominavam as vendas premium na China, agora o jogo virou. Em 2024, de acordo com dados da Bloomberg, a Aito comercializou 151 mil carros na China. Vale lembrar que, para os chineses, carro de luxo é o que custa acima de 500 mil yuan.
Nesse mesmo segmento, a BMW foi a segunda colocada com 145 mil carros, sendo até então a líder absoluta. Em terceiro lugar temos a Mercedes-Benz com 127 mil carros, depois Land Rover com 50 mil unidades e Porsche com 48 mil unidades (mas em queda forte em relação a 2023).

Gigantescamente luxuoso
Entretanto, boa parte das vendas da Aito são de carros abaixo dessa faixa considerada de luxo. O modelo que mais sustenta o patamar superior é o SUV gigante M9. O modelo, que tem porte de BMW X7 e é bem maior que um Porsche Cayenne, tem portas que abrem sozinhas, couro em tudo quanto é canto e muita tecnologia.
A marca é focada em modelos elétricos e híbridos PHEV, com destaque especial para a tecnologia de condução semiautônoma usando LiDAR. Todo o sistema de infoentretenimento é assinado pela Huawei, que é parceira direta da Aito, tanto que vende seus carros na mesma loja dos smartphones.

Com a forte expansão chinesa, a Aito pretende começar a vender seus carros em outros países. O Brasil tem se tornado um reduto de marcas chinesas, especialmente para as que já saturaram o mercado local. Ou seja, será que poderemos ver a Aito atuando no Brasil junto da Huawei?

Você teria um carro de uma marca chinesa de alto luxo como os modelos da Aito? Conte nos comentários.