Ao vivo
Home » Novidades » Maserati está à beira do abismo e Stellantis pode acabar com ela

Novidades

Maserati está à beira do abismo e Stellantis pode acabar com ela

A Maserati é uma das marcas da gigante Stellantis e corre o risco de sair de cena devido aos baixos índices de lucratividade

2 min de leitura

Os fabricantes de automóveis não são ONGs (organizações não governamentais) e visam, principalmente, o lucro. Então, o que fazer com as marcas que não rendem dinheiro? A resposta é simples: descontinuá-las.

A Stellantis está tomando medidas para corrigir as margens de lucro fracas e os altos estoques no mercado norte-americano e, de acordo com o site Autoblog.com, não hesitará em eliminar marcas com baixo desempenho em seu portfólio.

Criada em 2021 a partir da fusão da ítalo-americana Fiat Chrysler e PSA, a Stellantis detém 14 marcas, incluindo Maserati, Fiat, Peugeot, Citroën, Opel, Mopar e Jeep, para citar algumas.

Maserati Levante
Produção do Maserati Levanti na Itália [Divulgação]

“Se eles não ganharem dinheiro, vamos fechá-los. Não podemos nos dar ao luxo de ter marcas que não geram lucro”, comentou o executivo.

Passa a régua na marca

A gigante Stellantis agora também considera a chinesa Leapmotor como sua 15ª marca, após concordar com uma ampla cooperação com o grupo. Aliás, alguns carros da Leapmotor já estão em testes no Brasil, conforme publicamos anteriormente.

A Stellantis não divulga números para marcas individuais, exceto a Maserati, que registrou uma perda operacional ajustada de 82 milhões de euros no primeiro semestre. Além da Maserati, a Lancia e a DS também correm o risco de serem descontinuadas.

Peugeot 208
Lancia Ypsilon [reprodução]

O caso da Stellantis não é inédito, pois a General Motors abandonou a Saturn e a Pontiac durante a crise financeira de 2008.

Ainda segundo o Autoblog.com, Carlos Tavares está sob pressão para reavivar as margens e vendas e cortar os estoques nos Estados Unidos, enquanto a Stellantis aposta no lançamento de 20 novos modelos para aumentar a lucratividade.

Quattroporte
Maserati Quattroporte Trofeo [Divulgação]

A Stellantis informou que seu lucro operacional ajustado caiu 40%, para 8,463 bilhões de euros (aproximadamente R$ 44,85 bilhões, no câmbio atual, excluindo os impostos e as taxas) até 30 de junho, abaixo dos 8,85 bilhões de euros (R$ 46,90 bilhões, em conversão direta) esperados pelos analistas em uma pesquisa da Reuters. Ficaremos de olho sobre o futuro da Maserati!

Apesar dessa iminência, qual modelo da Maserati você gosta mais? Escreva sua opinião nos comentários!



YouTube video

1 comentário em “Maserati está à beira do abismo e Stellantis pode acabar com ela”

  1. Bruno Lerman

    Quattroporte

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar