Se você é apaixonado por esportivos, vai se emocionar com essa notícia. A Mazda anunciou que a versão de produção do conceito Iconic SP está programada para ser lançada em meados de 2026. Ele deve contar com sistema rotativo de tecnologia. Além disso, a montadora confirmou que seus engenheiros estão cuidando do projeto de próxima geração do esportivo compacto Miata.
Em primeiro lugar, vamos falar do Iconic SP. Seu conceito foi apresentado em meados de 2023 e chama atenção pelo desenho. A versão de produção deverá ter algo nos arredores de 4,18 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,14 m de altura. Segundo o CEO, presidente e diretor representante da marca, Masahiro Moro, o esportivo tem como intuito trazer o prazer de conduzir. Ele é um pouco maior do que o atual MX-5 e mais curto do que o clássico RX-7 FD.
É provável que ele conte com motor rotativo de rotor duplo. Este último serve como extensor de autonomia, pode carregar a bateria e trabalha em união com o motor elétrico. O conjunto híbrido deverá ter potência na casa dos 365 cv. A Mazda ainda pode oferecer o Iconic SP com motor rotativo como fonte principal de propulsão, mas mais para frente.

Novo MX-5
Se ele seguir os passos do conceito, poderá vir equipado com as portas que se abrem para cima. Em entrevista para a equipe da Motor Trend, o diretor técnico da fabricante, Ryuichi Umeshita, contou que o Iconic SP deverá ser um bom sucessor para o RX-7. Sua produção está programada para começar em algum momento de 2026. Isso se a marca não enfrente desafios inesperados. Seu nome ainda não foi decidido.
Umeshita ainda revelou que o futuro esportivo da Mazda deverá ter baixo volume de vendas, já que o intuito dele é complementar as negociações do MX-5 e não canibalizá-las. Por sua vez, o MX-5 ganhará uma nova versão. Porém, ela ainda não tem data oficial para ser revelada. Segundo o chefe de design da marca, Masashi Nakayama, a nova geração do modelo seguirá compacta e com preço acessível.

Por outro lado, o restante será reformulado. Existe a possibilidade do novo MX-5 se inspirar no conceito Iconic SP, mas seguirá sendo o irmão menor do futuro esportivo. Ele continuará com a configuração de dois lugares. Debaixo do capô, ele poderá combinar o motor 2.5 atualizado da família SkyActiv Z. O propulsor deverá ter um pouco mais de potência do que os 181 cv do MX-5 2.0 atual vendido nos Estados Unidos.
Todavia, o motor terá diversas mudanças. Todas a fim de atender as normas de emissões de poluentes. Há rumores que ele conte com câmbio manual e tração traseira. Existe também a expectativa que o novo Miata chegue com motorização eletrificada, mas nada foi confirmado até o momento.
Você gosta dos esportivos da Mazda? Sente falta dela no Brasil? Conte nos comentários


